domingo, 30 de outubro de 2011

TERMINAR COM O CORAÇÃO NAS MÃOS

Um pavilhão algo despido esperava a equipa de Santa Cita neste seu regresso à 2ª Divisão. Teófilo Casimiro do Ribatejo e Luís Correia de Leiria foram os árbitros da partida, tendo como auxiliar Ana Pereira do Ribatejo.


Luís Miguel Cunha apresentou João Martins (gr), João Filipe, David Vieira, Tiago Barreiro e Nuno Nobre como 5 inicial, tendo ao seu dispor no banco Renato Godinho (gr), Zig, Rui Alves, Tiago Pereira e Rui Oliveira (c).

Começou melhor a equipa do CACO a trocar bem a bola e a empurrar a equipa da casa para junto da sua área. Numa das primeiras jogadas de ataque do Santa Cita, Tiago Barreiro é derrubado na área e o arbitro assinala grande penalidade, que Nuno Nobre desperdiça estavam decorridos cerca de 5 minutos de jogo. A equipa de Campo de Ourique continua com sinal mais e com 17'31'' para jogar numa jogada de envolvência remata ao poste da baliza de João Martins, demoraria apenas mais 3 minutos para o marcador funcionar numa jogada em que David Vieira pressionado perdeu a bola e o capitão visitante aproveitou para na "cara" do guarda-redes fazer o golo.

Luís Miguel Cunha troca Tiago Barreiro por Rui Alves e João Filipe por Tiago Pereira e a equipa ficou mais "solta" e mais acutilante, deixando mais espaço para a terrível meia distância de Nuno Nobre, que viria a dar resultado com dois golos de seticadas de longe com 10'15''para jogar (1-1), 09'42'' (2-1). Bastaram mais 40'' para na melhor jogada da primeira parte Tiago Pereira emendar à boca da baliza depois de passe de Nuno Nobre. Até ao final da 1ª parte mais um lance ou outro de "frison" junto de ambas as balizas, mas sem resultado práticos.

Intervalo: ACR Santa Cita 3 - CACO 1  (Faltas: 5-5) 

A 2ª parte revelou um jogo mais aberto, com ambas as equipas a procurar o golo, e com a equipa da casa a revelar-se mais perdulária que o opositor, os minutos iam passando e o marcador teimava em não se alterar. Com 13'40'' o jogador nº 4 do CACO um dos mais inconformados, setica descaído para a esquerda com a bola a bater no ângulo e a dar a sensação de golo, golo esse que viria a aparecer por intermédio do capitão com 12'22'' para jogar. Com 3-2 no placard e com a equipa da casa a falhar as oportunidades que criava, pairava no ar a ideia que mais lance menos lance o empate chegaria. Com cerca de 10' para jogar Nuno Nobre vê cartão azul e na marcação do respectivo livre directo o jogador de Campo de Ourique permite a defesa de João Martins, mas a jogar em power-play o CACO viria a conseguir o empate numa jogada de contra ataque, 3-3 com 08'43'' para jogar, e com ambas as equipas à beira da 10ª falta.

Seria o Santa Cita a atingir primeiro a 10ª falta com 3'21'' para jogar, mas o jogador forasteiro chamado á marcação do livre directo não consegue levar a melhor sobre João Martins, que já ia com um punhado de boas defesas mantendo o empate. O tempo esgotava-se e o publico adepto da equipa da casa iam disfarçando o nervosismo, criticando a actuação da dupla de arbitragem sempre que esta apontava faltas contra a sua equipa. Num lance de puro contra ataque Rui Alves a seticar nas "orelhas" da bola junto ao poste direito da baliza adversária e a fazer o 4-3 estávamos a entrar no ultimo minuto. O jogo não chegaria ao final sem que o CACO atingisse a 10ª falta, mas Rui Alves foi incapaz de vencer a oposição do guarda-redes e foi o "canto do cisne", pois passados cerca de 30'' o jogo chegava ao fim com a vitória do Santa Cita e os 3 primeiros pontos.


Final: ACR Santa Cita 4 - CACO 3  (Faltas: 10-11)

A vitória acaba por assentar bem ao Santa Cita, fruto do maior numero de oportunidades que criou, no entanto pelo que jogou a equipa do CACO, com boas trocas de bola, jogadores de bom recorte técnico e pressão a toda a largura do rinque, o empate não teria escandalizado ninguém que se deslocou ao Pavilhão na tarde de sábado.

Sinal mais: João Martins foi o "garante" da vitória da equipa da casa, a que se junta Nobre, que apesar de "abusar" das seticadas de longe, vai conseguindo marcar em algumas tentativas, e ontem teve o condão de em duas delas quase seguidas virar o marcador a seu favor. Para a equipa do CACO que apesar das duas derrotas mostrou ser um equipa bem orientada e composta por bons executantes, e irá certamente fazer um bom campeonato.

Sinal menos: Tiago Barreiro algo apático e desenquadrado do sistema da equipa, o que motivou enquanto esteve em rinque a fase menos boa da equipa da casa, no enquanto terá sido uma tarde/noite menos boa, pois tem qualidade para fazer muito melhor.

A dupla de arbitragem esteve em bom plano, com decisões acertadas, e a acompanhar de perto os lances, a contestação que foi alvo no final da partida por parte dos adeptos da casa, com o foi dito anteriormente fica a dever-se ao nervosismo que os invadia.

Para finalizar, referência à claque 6º elemento, algo desfalcada nesta época e a abusar do bombo, em detrimento dos cânticos que apresentavam na passada época.

Fotos de telemóvel: Francisco Gavancho

10 comentários:

Anónimo disse...

A claque 6º elemento tem que abusar do bombo para apoiar os seus queridos atletas, devido a isso mesmo que refere, somos poucos e desfalcados, por isso, por vezes não temos garganta para cantar!!! O que conta é a intenção e o apoio que damos. Esperemos que os nossos atletas compreendam isso!!!
O Sexto Elemento

Anónimo disse...

O Tiago? Fez um bom jogo! Fartou-se de jogar! Mas viu o mesmo jogo que eu?

Anónimo disse...

Não percebi o sinal menos. Até observei o Paulo Lopes no final do jogo a felicitar o Tiago. E os seus colegas igualmente! Mas são opiniões.

Cartão Azul disse...

Caros anónimos das 09:21 e 09:30

Esta é a minha opinião, e o que eu observei e compilei do jogo, não quero dizer que esteja correcto, mas foi a ideia com que fiquei, inclusive durante a partida comentei com as pessoas que estavam ao pé de mim a ver o jogo.

Como referi considero o Tiago um bom executante e uma mais-valia para a equipa, mas para mim no sábado esteve uns furos abaixo daquilo que já o vi fazer, daí a referência.

É a minha opinião e merece ser respeitada, como eu respeito as vossas.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Falta referir as 7 ou 8 bolas ao poste da baliza do santa cita... Ocasioes de golo houve bastantes...para os 2 lados. Os arbitros são a bosta do custume, e sao eles que estragam o jogo e que fazem com que os jogadores cada vez tenham menos vontade de jogar, pois se ainda houvesse critério mas nem isso há, é como lhes apetece, quem decide os jogos equilibrados são os arbitros e o resto sao historias. E com isto não estou a dizer que uma equipa foi mais ou menos projudicada, eles erram pos 2 lados, as vezes mais para uns que para outros, o que nao acho que foi o caso só para ficar claro.

Anónimo disse...

Ele esteve uns furos abaixo! Daí ser o sinal menos. Algo errado aí está. E a claque 6ªelemento. Não percebi essa. Mas percebo essas dores de cotovelo.

Anónimo disse...

Só para que conste, esteve tão atento ao jogo, mas quem fez o ultimo golo do Santa Cita foi o Tiago Pereira e não o Rui Alves.

Cartão Azul disse...

Para o anónimo das 15:41

Diga-me em que parte do pavilhão costuma ver o jogo, que eu na próxima vez levo-lhe uns óculos, e se quiser que sejam de marca posso levar-lhe uns de Penafiel. O Tiago Pereira marcou um golo mas foi o terceiro ainda na primeira parte, já agora vai diz que quem marcou os dois primeiros foi o João Filipe Silva de seticada de longe, não????

Realmente é pena, mas alguns de vocês não merecem que um tipo perca tempo e gaste dinheiro em combustível e ingressos para divulgar o vosso clube e a fazer crónicas, enfim por aqui vou andando até que me dê na real gana e tem bom remédio para a próxima vez faça você a crónica, divulgue num espaço que bem entender,e assim já pode por os marcadores que mais gostar, os melhores jogadores em campo, e blá, blá, blá.

Enfim haja paciência...!!!

Anónimo disse...

Divulgações desTas não são necessárias... E já agora se acha que o 6.º Elemento abusou do bombo p a próxima vez em vez de ficar sentadinho a ver o jogo junte se a nós e " empreste nos " a sua garganta e a sua voz.... Talvez assim usemos menos o bombo e você prove que tem garganta....e não se esqueça: FAZEMOS O QUE NOS É POSSÍVEL... TOMARA MUITOS CLUBES TEREM UM GRUPO DE PESSOAS, QUE MM SENDO POUCOS, NÃO CRUZAM OS BRAÇOS E CONTINUAM A LUTAR E AO LADO DOS NOSSOS ATLETAS E DIRIGENTES...

Cartão Azul disse...

Caros Elementos da “Claque 6º Elemento”

A referência que fiz à Claque, não foi no sentido depreciativo, apenas constatei um facto, porque como digo na mesma, na época passada (e foi referido mais do que uma vez nas crónicas que fiz), vocês enchiam o Pavilhão com cânticos de incentivo e passavam os 50 minutos a pelos vossos queridos atletas (como dizem).

No passado sábado achei que não estiveram como eu vos conheci, cheios de energia e a transmitir essa energia para dentro do rinque, e daí a referência, sempre na vertente de crítica construtiva.

Quanto a forma como a interpretaram e já vi que foi da forma diametralmente oposta aquela que eu idealizei, tem todo o direito à indignação, mas podem fazê-la construtivamente e não da forma como a tem feito até aqui, escondidos no anonimato, o que até pode levar a crer que não são os elementos da Claque os autores dos mesmos.

Quanto à divulgação como disse num comentário anterior vou continuar a fazê-la, agrade ou não agrade, a única coisa que posso afirmar e que escrevo o que vejo e o que se passa no jogo, não olhando a nomes de atletas, treinadores ou árbitros, a única coisa que me rege na escrita é a educação e o respeito pelos intervenientes e se tiver, como disse anteriormente de dizer que o jogador A ou B jogou mal digo, nem que seja o atleta mais querido dos adeptos e aos seus olhos jogue sempre bem.

Quanto à minha voz vou utilizando como até aqui para os comentários na Torres Novas Fm, na Cidade de Tomar e por vezes na Plurisports, porque para gritar por algum clube, gritarei sempre pelo meu UNIÃO, coisa que nunca escondi de ninguém, mas entretanto e sentadinho como diz na bancada, já festejei muitos golos do Santa Cita, tendo inclusive sido criticado por alguns adeptos locais pelo facto de o ter feito.

Enfim para terminar, aproveito para recalcar a ideia que por aqui andarei até me dar na real gana, ciente que não posso agradar a Gregos e a Troianos, no entanto não será por minha parte que o Hóquei Ribatejano deixará de será divulgado

Resto de um bom dia e votos de um bom fim-de-semana

PS: E aproveito para finalizar para informar os anónimos que enviaram comentários a ameaçar-me que na próxima vez que fosse a Santa Cita, levava pelo "focinho" que continuarei a ir as vezes que me apetecer e que se tivesse medo, tinha comprado um cão.

Atenciosamente
Francisco Gavancho