domingo, 21 de setembro de 2014

UNIÃO ENTRA COM PATIM DIREITO E VENCE CANDIDATO

O Albano Mateus foi palco de mais um derby Ribatejano que colocou frente a frente o União FE e o SC Tomar em jogo a contar para a 1ª jornada da II Sul e foi com as bancadas cheias de adeptos dos dois emblemas que a equipa de Pedro Nobre bateu a de Nuno Domingues, considerada por muitos como um dos fortes candidatos à subida.

Foto: Barros Simões

O jogo que foi dirigido pela dupla Ribatejana António Gameiro e Rui Taborda iniciou-se em velocidade e em velocidade se manteve com as equipas à procura do golo, sendo nos primeiros minutos a equipa da casa a ter as melhores oportunidades. Com cinco minutos decorridos a primeira situação disciplinar do jogo com Daniel Leal e Rui Alves a "embrulharem-se" após uma jogada de perigo junto à baliza Leonina, com António Gameiro a mostrar cartão azul aos dois atletas.

Foto: Barros Simões

Com a entrada de dois atletas para substituir os que viram a cartolina azul o jogo recomeçou na mesma toada, aberto e com as oportunidades a surgirem ora numa baliza, ora noutra e seria a equipa da Cidade do Nabão a inaugurar o marcador através de David Costa que soube aproveitar um ressalto para bater pela primeira vez Orlando Pereira, jogava-se os últimos cinco minutos da etapa inicial. Volvidos dois minutos e num contra-ataque exemplar o mesmo David Costa finaliza a passe de Filipe Almeida. Na seticada de saída Rui Alves numa "calhoada" de meia distância reduz para a margem mínima, resultado que apesar das oportunidades até ao merecido descanso não se viria a alterar.

Intervalo: União FE 1  -  SC Tomar 2  (Faltas: 5 - 7)

Foto: Barros Simões

A etapa complementar traz mais do mesmo, velocidade, emoção e oportunidades para ambas as equipas, com as mesmas a tentarem o mais cedo possível resolver a "contenda" a seu favor, e seria o SC Tomar a ter uma oportunidade de ouro com cinco minutos decorridos, mas Hernâni Diniz desperdiça uma grande penalidade, e como quem não marca acaba por sofrer, foi o que veio a acontecer com Pica numa jogada individual e já em queda a seticar para o fundo da baliza do SC Tomar restabelecendo o empate.

Foto: Barros Simões

No minuto seguinte e numa grande penalidade cometida por Filipe Almeida que viu o respectivo cartão azul, David Vieira chamada à conversão permite em primeira instância a defesa a Daniel Leal, mas na recarga faz o golo e coloca a sua equipa na frente do marcador, 3-2 com 18' 25'' para se jogar. Foi preciso esperar apenas 14'' para o União dispor de uma oportunidade soberana para se "afastar" no marcador, mas Rui Alves desperdiça o livre directo correspondente à 10ª falta da equipa visitante. Com a emoção a rodos no Pavilhão e a velocidade sempre em altas o SC Tomar têm no setique de Ivo Silva a oportunidade de empatar mas o capitão Nabantino não consegue bater Orlando na marcação do livre directo da 10ª falta Unionista. Já nos últimos 10 minutos de jogo seria Nuno Nobre em jogada individual a fazer o 4-2 e a levar ao delírio os muitos adeptos Unionistas que se encontravam nas bancadas e atrás da baliza do SC Tomar.

Foto: Barros Simões

Muito mais trabalho esperava a equipa de Manel Domingues até final para tentar não sair do Entroncamento vergado a uma derrota e aí veio ao cimo os nervos dos seus pupilos que resultaram na mostragem de cartões azuis (Hernâni -06'41'' / David Costa - 04'34'' / João Lomba - 02'21'' e Filipe Almeida - 00'52'') o que motivou que a equipa do União jogasse praticamente os últimos seis minutos em power-play aproveitando para gerir a posse de bola e "atacar só pela certa". A cerca de 4 minutos do final o SC Tomar tem hipóteses de reduzir mas Luís Silva não aproveita o livre directo da 15ª falta da equipa da casa. Até ao apito final o "placard" não se alterou e o União conseguiu os primeiros três pontos da temporada, e logo frente a um dos favoritos.

Final: União FE 4  -  SC Tomar 2  (Faltas: 15 - 14)

Foto: Barros Simões

Num jogo equilibrado e jogado em velocidade o União acaba por justificar a vitória pela forma como conseguiu anular os pontos fortes do adversário e pela forma como defendeu e soube atacar, mostrando-se uma equipa coesa e equilibrada e onde as substituições não quebraram o ritmo. Por seu turno o SC Tomar apostou na velocidade e na constante mudança da mesma e nas seticadas de meia distância para conseguir bater um inspirado Orlando Pereira, tendo depois revelado uma face que não coaduna com o prestigio do clube e qualidade dos seus atletas, que foi o discutir por tudo e deixar que os nervos conseguissem anular a qualidade colectiva e individual da equipa que acabou por desperdiçar algumas oportunidades que num jogo normal teriam sido concretizadas.

Foto: Barros Simões

Quanto à dupla de arbitragem Ribatejana chefiada por António Gameiro, coadjuvado por Rui Taborda, acabou por cometer vários erros, alguns de "palmatória" tendo os dois emblemas como alvo, ficando uns "furos abaixo" do que já vimos esta dupla realizar.

União FE (4): Orlando Pereira (gr), David "Rosca" Vieira (1), João "Mendx" Mendes, Rui Alves (1) e Nuno Nobre (1)
Suplentes: Ricardo "Káká" Correia (gr), Carlos "Pica" Fonseca (1), Tiago Pereira, Bruno Pereira (c) e André Vieira
Treinador: Pedro Nobre

SC Tomar (2): Daniel Leal (gr), Ivo Silva (c), Luís Silva, João Lomba e Hernâni Diniz
Suplentes: Marco Gaspar (gr), Filipe Almeida, David Costa (2) e André Silva
Treinador: Nuno "Manel" Domingues

Sem comentários: