terça-feira, 29 de abril de 2014

NO SETIQUE DE BEKAS E NOS CÂNTICOS DOS ULTRAS

O Alfredo Bento Calado recebeu no passado sábado o jogo do titulo da II Divisão Sul (as ultimas 3 jornadas se encarregarão de dizer se foi ou não), com as bancadas cheias de adeptos de ambos os conjuntos, emoção a "rodos", incerteza até ao final e depois o setique de Pedro "Bekas" Delgado e os cânticos do Ultras Almeirim a empurrarem os Tigres para a vitória de 8-7 frente ao HC Sintra que nunca desistiu de sair do Ribatejo na liderança e que assim sendo "embelezou" e "engrandeceu" a vitória dos azuis e brancos da Capital da Sopa da Pedra.

Foto obtida da transmissão do Almeirinense TV

Sem duvida alguma as duas melhores equipas da zona sul do escalão secundário, e só duas grandes equipas recheadas de excelentes executantes e com adeptos dignos desse nome poderiam proporcionar o que se assistiu no sábado em Almeirim. Na partida que decidia muito desta época, mas que não decidiu tudo ainda, os Tigres entraram a faz "jus" ao nome e logo aos dois minutos poderiam ter inaugurado a partida, mas Bekas desperdiçou uma grande penalidade. Quem não desperdiçou foi Paulo Dias que volvidos dois minutos finalizou uma jogada individual. Saía o Sintra na frente, mas ainda os seus adeptos festejavam já Bekas empatava a partida e nos 5 minutos seguintes marcou por mais duas vezes colocando a sua equipa a vencer por 3-1 consumando a reviravolta no marcador. João Beja no mesmo minuto não imitou o adversário e se Bekas tinha marcado na conversão de um livre directo fruto de cartão azul a Vasco Batista, João Beja desperdiçou o livre directo correspondente ao azul a Caleta. Já nos ultimos 10 minutos foi Nélson Choricas que reduziu para 3-2, para no minuto seguinte Caleta fazer o 4-2. João Beja redimiu-se do falhanço anterior e no mesmo minuto faz o 4-3. Mas Bekas em noite sim voltou a aproveitar um livre directo desta feita a 10ª falta da equipa de Sintra e aumentou para 5-3. Antes do apito para o merecido descanso o HC Sintra poderia ter chegado ao empate mas Diogo Carrilho falhou o livre directo do azul exibido a Rui Gamboa.

Intervalo: HC "Os Tigres" 5  -  HC Sintra 3

A etapa complementar inicia-se com o golo do Sintra decorridos estavam 20 segundos, e os Tigres além de verem o adversário encurtar a distância ainda viram o seu jogador/treinador Rui Gamboa, ver azul por entrar inadvertidamente em rinque e de seguida o vermelho, situação que a equipa da Capital das Queijadas não desperdiçou e a jogar em power-play aproveita para empatar a partida através de Fábio Quintino. Algo desconcentrados os Tigres nesse mesmo minuto atingem a 10ª falta e Fábio Quintino ao 5º minuto poderia ter feito hattrick e dar a volta ao marcador, mas não foi capaz de bater o guarda-redes adversário. Num jogo de louco seria Janeka a marcar e a colocar de novo os Tigres na frente, 6-5 ainda com 17 minutos para se jogar. Aos 10' o Sintra atinge a 15ª falta e Bekas na marcação do livre directo faz o 7-5. A equipa forasteira viria a reduzir volvidos 3 minutos por Mauro Teixeira de livre directo em mais um azul mostrado desta feita a Bekas e João Beja algo perdulário desperdiça aos 19' outro livre directo, que correspondia à 15ª falta da equipa da casa que poderia dar o empate. Não marcou Beja, marcou no minuito seguinte Vasco Batista na recarga a um livre directo motivado pela exibição de cartão azul a Janeka. Com 5 minutos para se jogar, emoção ao rubro, e sem unhas para roerem os adeptos de ambos os conjuntos e as respectivas claques iam cantando e quiçá pedindo "ao Senhor" o golo "milagroso", golo esse que viria a ser apontado por Bekas a dois minutos do final e que desfez o empate colorindo o marcador com 8-7, resultado que se manteve até final apesar de Janeka e Caleta terem desperdiçado no tempo que restava dois livres directos correspondentes a um azul a João Beja e à 20ª falta do HC Sintra.

Final: HC "Os Tigres" 8  -  HC Sintra 7

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Vitória que se aceita da equipa da Capital da Sopa da Pedra, como se aceitaria a vitória da equipa da Capital da Queijada e se tal fosse permitido este é daqueles jogos onde deveriam ter ganho as duas equipas, mas como assim não pode ser ganhou o Hóquei em Patins. Com formas diferentes de estarem em pista com jogadores diferentes e se uma equipa vive mais da coesão e do conjunto e outra das individualidades, o que é inquestionável e como foi dito anteriormente é que são de longe as melhores equipas desta zona sul.

Quanto à dupla de arbitragem composta por Teófilo Casimiro (Ribatejo) e Nuno Sousa (Leiria) e perante tudo o que foi levantado em seu redor durante a semana souberam segurar o jogo, com o mesmo critério para ambos os lados, com protestos de ambos os conjuntos como é normal, num jogo entre duas excelentes equipas e com a intensidade que o mesmo teve, e provando a quem "não quer ver" que existem bons árbitros no Ribatejo e Leiria, e não apenas aqueles que são os "habitues" nos grandes eventos e que geralmente derivam do Minho, Porto e Lisboa com uma ou outra "intervenção" de Aveiro.

Se já foi referido a excelente moldura humana que encheu o Alfredo Bento Calado, nunca é demais referir as claques e se de Sintra veio muito publico e a claque apoiar o seu emblema, em Almeirim para além dos adeptos existe um "6º jogador" chamado Ultras Almeirim que mais uma vez foram determinantes na forma como transmitiram a sua energia "em forma de canticos" para dentro de rinque e que os jogadores souberam aproveitar para vencer a partida. Pode ver aqui um video da força dos "Ultras Almeirim".

HC Tigres: Francisco Veludo (gr), André "Kéké" Martins, Rui Gamboa, Hugo "Caleta" Lourenço (1), Pedro "Bekas" Delgado (6); 
Suplentes: Nuno Antunes (gr), Alexandre "Alex" Andrade, João “Janeka” Silva, João "JoFi" Filipe e Diogo Quina
Treinador: Rui Gamboa

HC Sintra: Rui Carvalho (gr), João Beja (1), Paulo Dias (1), Vasco Batista (1), Diogo Carrilho (1); 
Suplentes: João Coelho (gr), Diogo Dias, Fábio Quintino (1), Mauro Teixeira (1) e Nelson Chourincas (1) 
Treinador: Rui Vieira

De realçar o regresso a Almeirim e ao Alfredo Bento Calado de João Beja, Diogo Dias e João Coelho que há duas épocas atrás representaram o clube de Almeirim. Pode ver aqui alguns dos momentos da partida e as declarações de Rui Gamboa num trabalho da Almeirinense TV

Sem comentários: