terça-feira, 8 de abril de 2014

TER O PÁSSARO NA MÃO E DEIXÁ-LO VOAR

A ACR Santa Cita recebeu no passado sábado no seu Pavilhão a equipa do Marítimo SC que viajou desde a freguesia de São Pedro, Calheta na Ilha de São Miguel e apesar de ter estado três vezes em vantagem por dois golos, nos últimos seis minutos deixou a equipa Açoriana dar a volta ao marcador e a cinco jornadas do final do Nacional a equipa de Luís Miguel Cunha está virtualmente na III Divisão após três épocas na II Divisão.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Começou melhor a equipa da casa a dominar e a empurrar a equipa Insular para a sua zona defensiva e não foi de estranhar que antes dos primeiros cinco minutos Tiago Pereira inaugurasse o marcador com uma seticada colocada. A equipa de Júlio Soares algo “amorfa” teve a oportunidade de empatar mas Carlos Guimarães desperdiçou a grande penalidade volvidos dois minutos. Com o Santa Cita a trocar bem a bola e a não permitir veleidades ao adversário seria Pedro Almeida a desviar uma seticada de Tiago Pereira e a fazer o 2-0 faltavam 13’ 42’’ para o intervalo. À entrada dos últimos dez minutos e numa perda de bola da equipa da casa a meia pista Bruno Botelho avança isolado e na cara de João Martins reduz para 2-1. Com o resultado separado pela margem mínima e com ambas as equipas à procura do golo, seria de novo um erro da equipa do Santa Cita a proporcionar a Bruno Botelho o empate num lance quase a “papel químico” do primeiro. Com menos de dois minutos para se jogar nesta primeira parte o resultado não viria a sofrer alterações.

Intervalo: ACR Santa Cita 2 – Marítimo SC 2 (Faltas: 6 – 4)

A etapa complementar começa praticamente com o golo do Santa Cita numa seticada cruzada de fora da área da autoria do inevitável Nuno Nobre. De novo na frente do marcador e a impor velocidade a equipa da casa chega ao 4-2 numa jogada individual de inevitável Nuno que mais uma vez fez jus à sua temível seticada, estavam decorridos dez minutos de jogo. A vencer por dois golos o Santa Cita viu a equipa do Marítimo reduzir para 4-3 por Júlio Soares após passe de Carlos Guimarães. À entrada dos últimos dez minutos a equipa Insular atinge a 10ª falta e Nobre chamado à marcação do livre directo não consegue bater Simão Loureiro. Novamente com o resultado separado por um golo e com ambos os conjuntos a tentarem marcar, seria o Santa Cita a ter nova oportunidade soberana para marcar, mas Miguel Boavida desperdiçou o livre directo correspondente ao cartão azul exibido ao técnico Açoriano. Não marcou Zé Miguel, marcou Pedro Almeida numa emenda á boca da baliza fazendo o 5-3. Com 06’ 20’’ para se jogar e dois golos de vantagem a equipa da casa “patinava” para mais uma vitória, mas foi puro engano, pois à entrada dos últimos cinco minutos o capitão Maritimista fez o 5-4. Volvidos dois minutos e após uma confusão na área Júlio Soares empata a partida. Nos últimos dois minutos “volte-face” no marcador com Carlos Guimarães e Bruno Botelho a marcarem e a fazerem o 5-7, resultado que fechou a partida.

Fim: ACR Santa Cita 5 – Marítimo SC 7 (Faltas: 8 – 12)

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Num jogo onde teve por três vezes o “pássaro na mão” a equipa de Santa Cita que foi orientada por Rui Nunes em virtude de Miguel Cunha se encontrar doente foi igualmente perdulária nos lances de bola parada, permitindo ao Marítimo que sempre acreditou que podia ser do Ribatejo com a vitória conquistasse os três pontos, numa demonstração de raça, crer e sobretudo espirito de equipa e que com esta vitória confirmou a manutenção na II Divisão, numa época onde era apontada como um dos fortes candidatos a descer.

A equipa de arbitragem Ribatejana constituída por António Gameiro e Rui Taborda fez uma exibição positiva apesar de alguns altos e baixos, mas sem qualquer interferência no resultado final.

ACR Santa Cita (5): João Martins (gr), Pedro Almeida (2), Rui Oliveira ©, Tiago Pereira (1) e Tiago Barreiro
Suplentes: Rodrigo Saboga (gr), Nuno Nobre (2), Miguel Boavida, Eliseu “Zig” Raimundo e Cardoso.
Treinador: Rui Nunes

Marítimo SC (7): Ricardo Correia (gr), José Júlio Soares (2), Carlos Guimarães © (2), Bruno Botelho (3) e Tiago Botelho
Suplentes: Simão Loureiro (gr), Pedro Soares, Tiago Leite e Marco Resendes
Treinador: José Júlio Soares

Sem comentários: