quinta-feira, 24 de abril de 2014

PORQUE A SORTE NEM SEMPRE PROTEGE OS AUDAZES

Os oitavos de final da Taça de Portugal, trouxeram emoção a rodos, tomba-gigantes, sofrimento, unhas roídas até ao sabugo e a Festa da Taça de Valença a Lisboa.

Foto: Bruno Cunha

Começando pelo Minho o Valença HC "deu água pela barba" ao campeão nacional e chegou a estar a vencer por 2-0, tendo os azuis e brancos empatado antes do intervalo. No 2º tempo a equipa da casa voltou a colocar-se a vencer por 4-2, obrigando o FC Porto a "vestir o fato de macaco" para chegar ao empate a 2 minutos do final. No prolongamento e a 16 segundos do fim dos primeiros 5 minutos Caio fez o 4-5 colocando o Porto após um longo sofrimento nos quartos de final.

Em Lordelo do Ouro o histórico CI Sagres estava "quase, quase" a fazer a Festa da Taça e e eliminar o HC Turquel que como é sabido aspira à final-four até pelo facto da mesma se realizar na Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins. Paulo Passos colocou os "Brutos-dos-queixos" na frente do marcador, mas a equipa da casa deu a volta ao marcador e chegou ao intervalo a vencer por 2-1. Na 2ª parte o CI Sagres aumentou para 3-1, para de seguida o HC Turquel "puxar dos galões" e colocar-se a vencer por 3-4. Foi "sol de pouca dura" e os da casa embalados pelo seu publico deram de novo a volta ao marcador e a quatro minutos do final venciam por 5-4. Já no ultimo minuto e na conversão do livre directo correspondente à 10ª falta, Vasco Luís empata a partida 5-5 e leva a decisão para o prolongamento, onde Tiago Rafael aos 4 minutos da 1ª parte do tempo extra faz 5-6 e sela a vitória "suada, "difícil" da sua equipa.

Na freguesia de Gulpilhares no concelho de Gaia a equipa da casa recebeu o HA Cambra e foi incapaz de contrariar o favoritismo da equipa forasteira e acabou derrotada por 5-8, num jogo onde chegou estar a perder por 1-7, tendo depois recuperado para 3-7, no entanto o HA Cambra chegou ao 38, para finalmente os da casa marcarem por mais duas vezes e estabelecer o 5-8 final.

Em São João da Madeira, a Sanjoanense depois de ter "arrumado" o Paço de Arcos recebeu o Famalicense e "viu-se da cor dos gatos" para seguir em prova. Sempre a correr atrás do prejuízo (0-1, 1-1, 1-2, 1-3, 2-3, 3-3) foi necessário recorrer ao prolongamento    para se conhecer o vencedor com Chico Barreira nos segundos finais da 1ª parte a fazer o 4-3 e a carimbar o passaporte da AD Sanjoanense rumo à próxima eliminatória.

Foto: António Anacleto

Na Vila Presépio jogo grande entre o 3º e o 4º classificado da II Sul com a equipa de Diogo Ganchas a levar a melhor sobre a de Carlos "Capi" Pires. Começou melhor a equipa do Oeiras mas antes do intervalo o S Alenquer B marcou por duas vezes saindo para o descanso na liderança. Logo no primeiro minuto da etapa complementar de novo a equipa da Linha a chegar ao empate, para depois o Alenquer embalar para o 4-2. Com 9 minutos ainda para se jogar já não houve lugar a mais golos, apenas a cartões azuis e ao desperdício de lances de bola parada fosse desses mesmos azuis, fosse das faltas de equipa. Alenquer segue para os quartos de final na esperança de receber um grande na Vila Presépio.

Nos jogos que colocaram frente-a-frente equipas da I Divisão e começando pelo Sporting vs HC Braga, a equipa da Cidade dos Arcebispos foi mais forte e vence por 3-6 seguindo assim em prova. O HC Braga chegou ao intervalo a vencer por 0-3. No 2º tempo a equipa de Nuno Lopes ainda reduziu para 2-3, mas o Bracarenses apostados em rumar ao Minho com o passaporte carimbado para a próxima eliminatória não "tremeram" com a aproximação Leonina e aumentaram para 2-5. Reduziu de novo o Sporting para 3-5, mas Piolho fechou a contagem ao apontar o 3-6 na recarga a uma grande penalidade.

No jogo grande dos oitavos de final o SL Benfica recebeu a UD Oliveirense e venceu por um resultado pouco usual nesta modalidade, 1-0 foi o resultado final com o golo encarnado a chegar já no ultimo minuto por intermédio de João Rodrigues. Jogo equilibrado e onde a Oliveirense teve no setique de Gonçalo Alves uma oportunidade soberana de marcar aos 9 minutos da 2ª parte, mas o internacional português não aproveitou o livre directo correspondente à 10ª falta do SL Benfica.

Por fim o jogo em Paços de Ferreira onde a J. Pacense foi o "tomba-gigantes" e venceu o SC Tomar, num jogo em que pode ler a crónica aqui.

Sem comentários: