terça-feira, 26 de outubro de 2010

JOGO DE GRANDE INTENSIDADE DÁ EMPATE


Mais um sábado de hóquei no Albano Mateus, com as bancadas bem compostas, incluindo quem de Odivelas viajou até à Terra dos Fenómenos para apoiar a sua equipa, e o mínimo que podemos dizer, é que o jogo que opôs o União FE e o GC Odivelas fez jus ao nome da terra.
A equipa de Cajé, líder da prova contando por vitórias os jogos disputados, entrou a jogar numa toada que dava a entender que a vitória com maior ou menor dificuldade acabaria por sorrir, mas tudo não passou de pura ilusão pois a equipa de Odivelas defendia de forma muito sólida com o seu guarda-redes a destacar-se pela positiva, e partia para o contra-ataque sempre com bastante objectividade e alto aproveitamento, onde André Costa era uma seta apontada à baliza de Tiago Velez, que esteve em dia menos bom, e somando tudo isto o GC Odivelas chegava ao intervalo a vencer por 5-1.


Para quem estava no Pavilhão, veio à ideia um jogo no inicio de 2008, quando o União para a 2ª divisão, recebeu o Vasco da Gama Sines, (pode ser lido aqui) e entrou com a mesma atitude tendo perdido o jogo e a oportunidade de se distanciar da equipa adversária na tabela classificativa.
O inicio da 2ª parte foi avassalador por parte da equipa do União, que num misto de raça, entrega, dignificando o emblema, reduziu para 3-5, para ver novamente o Odivelas a adiantar-se no marcador para 3-6, mas quando se pensou que o sexto golo da equipa forasteira tinha acabado com a reacção da equipa da casa, os jogadores “arreganharam” os dentes e novamente com uma raça e entrega digna de registo conseguem a “cambalhota” no marcador e colocam o Albano Mateus em delírio, era o sétimo golo da equipa alvi-negra e o 7-6, espelhava e de que maneira a reacção da equipa e premiava a excelente exibição, que era tão só o oposto da realizada na 1ª parte. Nota também bastante positiva para o público que nunca se cansou de puxar pela equipa, que chegou a cantar em uníssono “União, União, União” durante varios períodos do jogo.


Antes da reviravolta no marcador, o guarda-redes do GC Odivelas, após a marcação de um livre directo, bateu com a cabeça violentamente no chão, tendo sido levado para observação no Hospital, não sem antes ter sido assistido no ringue pelos massagistas das equipas, e por Bruno Carvalho, que sendo enfermeiro não se poupou a esforços para que nada de grave acontecesse.
Os últimos minutos foram dramáticos e de grande intensidade, com o GC Odivelas a chegar novamente ao empate, e a equipa da casa a jogar em “power-play”, inclusive contra apenas dois jogadores de campo e sem conseguir marcar e passar de novo para a liderança do marcador. A 48 segundos do final a equipa do União atinge a 10ª falta, e no Pavilhão pairou o “estigma” da derrota, mas Pedro Gomes chamado a marcar não consegue bater Márito, que entretanto tinha entrada a substituir Velez que tinha visto cartão azul.
O jogo chegou ao fim com 7-7 no placard e os primeiros pontos perdidos pelo União, que viu o FCO Hospital que venceu na Lourinhã, isolar-se na liderança da tabela classificativa.


Momentos significativos do jogo (tempo aproximado):
1ª parte
0700 – Após remate de Marco Bento, a bola transpõe a linha de golo e sai, Teófilo Casimiro, na posição onde se encontrava não vislumbrou o lance, não o validando.
1000 – 0-1 André Costa
1400 – 1-1 Marco Bento
1900 – 1-2 André Costa
2000 – Penalty, falha Zé Miguel (guarda redes GC Odivelas faz novo penalty)
2005 – Penalty, falha Marco Bento
1900 – 1-3 Pedro Gomes (penalty)
2200 – 1-4 André Costa
2320 – Livre directo UFE, falha Zé Miguel
2455 – 1-5 André Costa


2ª parte
0030 – 2-5 Pedro Brazete
0130 – 3-5 Pedro Brazete
0330 – 3-6 Pedro Gomes (penalty)
0500 – 4-6 Pedro Brazete
0800 – Livre directo UFE (10ª falta GCO) falha Pedro Brazete
1100 – Livre directo GCO falha Ricardo Nunes
1400 – Penalty, falha Bruno Carvalho (guarda redes GC Odivelas faz novo penalty)
1400 – 5-6 Zé Miguel
1500 – 6-6 Zé Miguel
1700 – Livre directo UFE, falha Zé Miguel
Na sequência do lance Paulo Nunes tem de receber assistência e ser evacuado para o hospital
1650 – Livre directo UFE (15ª falta GCO), falha Marco Bento
1650 – 7-6 Pedro Brazete, na recarga ao livre directo falhado
2100 – Livre directo GCO, falha Paulo Gomes
2200 – 7-7 André Costa
2300 – Livre directo UFE, falha Zé Miguel
2410 – Livre directo GCO (10ª falta UFE), falha Paulo Gomes


As equipas alinharam com:

União FE: Tiago Velez; Zé Miguel, João Mendes, Pedro Brazete e Marco Bento. Jogaram ainda: Márito, PP e Bruno Carvalho. Não jogaram: Hugo Saboga e Navalho

GC Odivelas: Paulo Nunes, Ricardo Nunes, André Costa, Pedro Gomes e João Montez. Jogaram ainda: Ângelo Almeida, Nuno Morais, João Rocha. Não jogaram: Bruno Brito e Rui Choringas


Factores positivos: A reacção da equipa do União à desvantagem, com uma 2ª parte excelente. Para o publico que nunca se cansou de puxar pela equipa alvi-negra. Para Bruno Carvalho que assistiu o seu camarada que se encontrava em dificuldades, contribuindo para que a situação não tivesse contornos graves. Para André Costa (66) do Odivelas, um jogador excelente e que levou o pânico à defesa Unioinsta, e para Paulo Nunes (GR – 13), que enquanto jogou efectuou uma exibição de gala.


Factores negativos: Para ambas as equipas, ao não concretizarem penalties e livres directos que dispuseram. Para a tentativa de drible no meio campo, quando não se tem jogadores atrás, e que resultou em dois golos para o GC Odivelas. E para o não aproveitamento das situações de “power-play” por parte das equipas em geral, mas em particular do União que chegou a estar a jogar contra 2 jogadores de campo, e que requer mais trabalhos de casa para que a situação não se repita na equipa
Para terminar a actuação do árbitro Teófilo Casimiro, com uma exibição um pouco abaixo daquilo que nos habituou, e oscilou um pouco, com alguns lances que levaram as equipas a protestar a sua decisão, no entanto penso que não teve influência directa no resultado, podendo a equipa que viajou de Odivelas ter mais razões de queixa.

Fotos: Barros Simões

12 comentários:

Anónimo disse...

LOGO AO INICIO AQUANDO DO PENALTY OSCILOU QUANDO DEVIA TER MOSTRADO O CARTÃO AZUL AO GUARDA REDES DO ODIVELAS, AO FIM DO JOGO NÃO OSCILOU EM MOSTRAR O CARTAO AZUL AO GURDA REDES DO UNIÃO ...SÃO PEQUENOS GRANDES PROMENORES QUE PODEM MUDAR MUITO O RUMO DO JOGO.VERDADE OU NÃO!?

Anónimo disse...

O srº viu mesmo o jogo? Mas viu mesmo? Onde é que o União teve a jogar contra 2? Sonhou concerteza.

Anónimo disse...

A EQUIPA DO ODIVELAS TEM UM BOM ATAQUE (MUITO À CUSTA DO Nº66) MAS TIRANDO O GUARDA-REDES A DEFESA É UM PASSADOR....EM TODOS OS JOGOS HÀ AUTO-GOLOS, COMO É POSSIVEL?!

Anónimo disse...

nao deves e saber ver hoquei para te baseares apenas nisso??coitados dos jogadores do odivelas com uma arbitragem assim nunca iriam vencer.por isso e que o hoquei nao anda para a frente.

Anónimo disse...

Quando é que so estiveram 2 jogadores em campo, eu não vi.

Anónimo disse...

O GR do Odivelas só acertou no stick, e daí a não amostragem do azul...
Como podem falar em promenores desses quando existeuma agressão do brazete mesmo em frente ao arbitro a acabar o jogo... dois golos mal validados (a bola nem entra) um livre directo que ainda ninguem sabe q falta o arbitro viu no lance da lesão do gr do odivelas... Enfim se existe alguem que tem razao do arbitro é e como diz o Sr Gavancho e bem o Odivelas....

Cartão Azul disse...

Para os anónimos das 11:19 e das 15:16

Estive presente e vi bem o jogo, e sabem de uma coisa mais cego é o que não quer ver do que o que realmente não vê. Fica um extracto da crónica publicada no site do Odivelas

«...Apesar de estar só com dois jogadores em campo o Odivelas ainda poderia ter chegado a vantagem a 48 segundos do fim quando Pedro Gomes na conversão de um livre directo a penalizar a 10ª falta dos locais (como é que uma equipa que está a correr atrás do resultado durante mais de 15 minutos apenas faz uma falta? »

Pode ler na totalidade em:
http://www.wix.com/gcohoquei/gcohoquei/cronicas

Não venham é tentar defender quem tinha por obrigação trabalhar para que estas superioridades resultassem em golos

Tenho uma boa noite se for o caso e claro uma passagem por um técnico de visão dava jeito

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

sr.das 18.30 O GR do Odivelas só acertou no stick, e daí a não amostragem do azul...
Como podem falar em promenores desses.
AGORA PERMITA-ME QUE LHE PERGUNTE O QUE FOI QUE O GUARDA REDES DA UNIÃO FEZ PARA LEVAR AZUL?

Anónimo disse...

Sr. Gavancho

Só escrevo aqui, para lhe dar os meus parabéns pelo seu trabalho na divulgação da modalidade e do seu clube, apesar de existirem alguém que o Sr. deve conhecer que tentam denegrir o seu trabalho e a si, pois não pode escrever nada sobre o Entroncamento e aparece logo alguém a chamar-lhe mentiroso, ou que não viu, ou que inventou, etc, é preciso muita perseverança para continuar, acredite que se fosse comigo pura e simplesmente não publicava nada desse clube.
Para finalizar gostei imenso da crónica do Pai Natal, apesar de não conhecer a realidade, está fabuloso.

Cumprimentos
Luís Ribeiro da Silva

Anónimo disse...

SR 27 de Outubro de 2010 23:20

o velez rasteirou o jogador quando este estava dentro da area após passar por tras da baliza....

Vamos deixar de ver so o que queremos e tentar ser isentos... O entrocamento tem uma belissima equipa, e são sem duvida candidatos a subir, mas no passado sabado foram ajudados para chegar ao empate...
Bastava uma arbitragem isenta para o Odivelas ganhar o jogo...

Sr Gavancho continue com o trabalho que tem realizado porque pessoas como eu sempre o defenderam.... Mesmo sendo Unionista tenho a certeza que considera que a haver um vencedor teria que ser o Odivelas...

Anónimo disse...

quando as equipas do ribatejo perdem e o arbitro e d ribatejo culpa do arbitro,as equipas do ribatejo perdem e o arbitro nao e do ribatejo culpa do arbitro, as equipas do ribatejo empatam e o arbitro e do ribatejo, culpa do arbitro as equipas do ribatejo empatam e o arbitro nao e do ribatejo,culpa do arbitro, final. em que ficamos quem nao presta ou por ouyrs palavras nao sera melhor cobrar entradas mais caras a assistentes que nao percebem patavina disto.

Anónimo disse...

o velez rasteirou o jogador quando este estava dentro da area após passar por tras da baliza....

Vamos deixar de ver so o que queremos e tentar ser isentos...

O CARO AMIGO NÃO QUERENDO SER CHATO DEIXE QUE LHE DIGA QUE O TIAGO PELA PRIMEIRA VEZ ESTÁ SENTIR NA PELE AS NOVAS REGRAS E QUE EU SAIBA O GUARDA REDES AINDA PODE JOGAR A BOLA COM O SETIQUE FORA DA AREA OU Ñ? AGORA QUE O GUARDA REDES ESTEJA NO CHAO E JOGUE A BOLA E SEJA FALTA , N VEJO O PROBLEMA! AGORA QUE O GUARDA REDES TENTE CORTAR A BOLA E QUE OS JOGADORES SE APROVEITEM DESSA SITUAÇÃO É OUTRA HISTORIA DEIXANDO-SE O ARBITRO NA CANTIGA QUANDO LHE CONVEM , E MAIS LHE DIGO QUE SO COMECEI A VER ESTA SITUAÇÃO COM FREQUENCIA APOS OS JOGOS DA NOSSA SELEÇÃO. MAS SE INSISTE EM LANCE FALTOSO O DO TIAGO O DO GUARDA REDES DO ODIVELAS ENTRANDO COM O SETIQUE DE CIMA PARA BAIXO DE COTELO PONDO A INTEGRIDADE FISICA DO JOGADOR DO UNIÃO EM CAUSA É PASSIVEL DE CARTAO AZUL ? OU ENTÃO PEÇO AJUDA PARA QUE CONSIGA SABER POR QUE RAZÃO MARCOU O SR ARBITRO PENALTY NOVAMENTE?