segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SAÍU A FAV(A)INHA AO FISICA


E à 4.ª jornada os Leões de Tomar estrearam-se a vencer no regresso à primeira divisão. Com o Pavilhão quase cheio, os sócios e simpatizantes do SC Tomar esperavam que fosse desta que o enguiço fosse quebrado, e os pupilos de Nuno Lopes fizeram a vontade ao público presente, vencendo de forma justa a formação de Torres Vedras por 3-1.
Surpreendentemente Nuno Lopes deixou no banco o seu goleador mor, Gonçalo Favinha, apostando em Lomba e Esteves para surpreender o ultimo reduto do Física. Com um jogo aberto e onde as oportunidades surgiam com facilidade nas duas balizas o resultado teimava em manter-se nulo. A equipa forasteira, sob o comando de Vítor Fortunato, e recheada de atletas de reconhecido valor foi sempre mais perigosa, mas Fábio Guerra, fazendo jus ao nome, não dava quaisquer veleidades ao avançados Torrienses.
Com 15 minutos de jogo, o técnico leonino faz as primeiras alterações, com Ivo Silva e Gonçalo Favinha a saltarem do banco para tentarem contrariar o melhor jogo colectivo dos visitantes. E foi a partir daí que o jogo leonino cresceu, com  Favinha a ser um autêntico quebra cabeças para a defensiva do Física. Depois de ameaçar, ao enviar uma bola ao poste, Favinha inaugura o marcador aos 21´, ao desviar de forma subtil uma sticada de Gonçalo Santos. Estava posta a justiça no resultado, que até ao intervalo não se alterou.
O Fisica veio do descanso disposta a inverter o rumo dos acontecimentos, e quando aos 6´ de jogo empatou a partida, ficou no ar a ideia de o SC Tomar não aguentar a pressão Torriense.


Puro engano, porque 5 minutos depois, Favinha no seu estilo irrequieto consegue surpreender o guardião forasteiro, pondo novamente os leões na frente do marcador, para gáudio do publico presente, na esmagadora maioria afecta ao Clube da casa. 
O jogo entrou então numa fase de parada e resposta, e aí Fábio Guerra deu show, ao defender tudo o que lhe aparecia pela frente. O público, também ele quis entrar na festa, puxando sempre pelos leões, numa fase em que tudo podia ainda acontecer no jogo.
Com a equipa leonina a apostar no contra ataque, fruto de uma pressão cada vez mais forte por parte da equipa forasteira, Ivo Silva numa das suas arrancadas sofre falta dentro da area e Gonçalo Santos não perdoa, fazendo o 3-1, faltavam 8 minutos para o final do encontro.
Foi então tempo de defender o resultado com a equipa leonina a dar uma lição de humildade e muita raça, e pois claro, quando tudo falhava estava lá Fábio Guerra para resolver.
Faltavam 4 minutos para o final da partida quando é assinalado um livre directo contra o SC Tomar. Houve alguma expectativa para ver o que acontecia mas Fábio, disse presente e gorou a hipótese de Alan Fernandes o desfeitear e com isso sentenciando praticamente aí o resultado final.
Até ao final do jogo a formação do Física com nada a perder assume deliberadamente o ataque, com o Sporting a fazer do contra ataque a sua arma de eleição. Mas o deslumbramento dos avançados leoninos na hora da verdade, em situações de supremacia  mais não fizeram do que criar "frison" nas bancadas do Pavilhão.


Terminava assim e da melhor forma o encontro com a vitória a sorrir ao pupilos de Nuno Lopes que mostraram ao publico presente que poderão contar com eles para este campeonato nacional.

SC Tomar: Fábio Guerra (gr), Gonçalo Santos ( C ) (1), Nuno Domingues, João Lomba, Esteves; Ivo Silva, Gonçalo Favinha (2), Rui Alves, Orlando Fernandes e Márcio Ornelas (gr)

Crónica: António Sirgado
Fotos: Barros Simões

4 comentários:

Anónimo disse...

Chamem agora velho ao Manel!!! Ok,houve uma certa dose de felicidade neste jogo,mas faz parte do jogo!
Favinha no banco? qual o problema? Uma equipa são 10 a 12 jogadores. Não se pode pensar que é ele mais 4.Respeito por todos é muito bonito.

Anónimo disse...

Não alimente-mos polémicas!Aproveitem para dar os parabéns a quem lutou e demonstrou um grande caracter dentro de campo, não é qualquer equipa que sem vitórias consegue manter esta atitude!
Aproveito também para dar os parabens aquele que de longe tem sido o elemento chave do Sporting Tomar, refiro-me como é claro a uma parede chamada Fábio! De longe um dos melhores GR que por aqui passaram nos ultimos anos! Grande Fábio...mereces sem duvida ser o ultimo a abandonar o ringue para receberes os devidos aplausos pelas monstruosas exibições que tens realizado! Parabéns

Um leão atento

Anónimo disse...

Grande Fábio, grande exibição. A crónica relata o que se passou, apenas no segundo golo do tomar, Favinha desvia mais um remate de Gonçalo Santos, igual ao primeiro golo.

Anónimo disse...

bem, acho que nao deveria ser permitido, mas o SCT joga com uma parede na baliza, agora asserio, mas este rapaz ta em todas, com respeito por todos o fabio ja desdea a epoca passada que é dos jogadores mais acarinhados por todos, pelo jogador q é, mas também pela pessoa, humilde... n ha palvras mereçes dar o salto fabio