quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

I DIVISÃO - O BALANÇO...!!!

Termina hoje o balanço das equipas Ribatejanas nos respectivos Nacionais e vamos analisar a carreira do HC "Os Tigres" na I Divisão com 9 jornadas decorridas.


A equipa da Capital da Sopa da Pedra faz esta época a estreia absoluta na Divisão maior do Hóquei Patinado Português, ostentando o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão. Da equipa que se sagrou campeã apenas ficaram André Azevedo (gr) e Carlos Trindade. Jorge Godinho que orientou a equipa da III até à I Divisão foi substituído por Nelson Lourenço (ex-HC Turquel), Bruno Ribeiro e David Abreu, por motivos profissionais, Alberto Carmo (gr) por motivos pessoais, Carlos Tomaz  (gr) por motivos académicos, Leandro Santos (GD Sesimbra), João Patrício (GD Vialonga), Ricardo Silva (Vasco da Gama HC), Ivo (RHC Géneve), Rui Cova (Porto Santo SAD), João Silva (Parede FC) e Bruno Januário (SC Tomar) deixaram também os azuis e brancos de Almeirim, para os seus lugares foram contratados Gonçalo Favinha (ex-SC Tomar), Diogo Lã e Carlitos (ambos ex-GDS Cascais), Luís Querido (ex-Porto Santo SAD) João Silva (ex-Sporting CP), João Coelho, João Beja e Pedro Vaz (ex-SL Benfica) e Diogo Dias (ex-CD Paço de Arcos) estes cinco últimos ainda juniores. De salientar que Alberto Carmo, Bruno Ribeiro e Rui Cova ainda iniciaram a época com a equipa.


Os Tigres fizeram o jogo de estreia em casa frente ao Candelária SC e arrancaram um empate que acabou por ser um resultado positivo. As derrota fora frente ao FC Porto e em casa frente ao OC Barcelos aceitam-se se na primeira o opositor é apenas e só o campeão nacional, na segunda o OC Barcelos pelo que vez durante a partida foi um justo vencedor. As vitórias caseiras frente ao HC Braga e AD Valongo e fora frente ao Porto Santo SAD são vitórias normais para quem se quer manter entre os grandes. Agora vem na minha opinião os pontos perdidos, derrota em Riba d'Ave, e Espinho (uma boa equipa e que ficará normalmente a meio da tabela, a equipa dos Tigres não pode estar a perder 2-0, dar a volta ao resultado 2-3 e nos últimos 5 minutos deixar a equipa adversária ganhar o jogo) e o empate caseiro frente ao CD Paço de Arcos, uma equipa que os Tigres haviam vencido a época passada em casa e fora, portanto e segundo as minhas contas 8 pontos perdidos a juntar aos 11 que a equipa azul e branca de Almeirim tem de momento, a colocaria num confortável e não menos surpreendente 5º lugar. A próxima jornada (07-01-2012) será no Alfredo Bento Calado frente ao CI Sagres, um jogo para a equipa de Nelson Lourenço entrar com o patim direito em 2012, mas que exige elevados níveis de concentração sob pena de acontecer outro "Riba d'Ave episode".


Esta equipa de Almeirim tendo Nelson Lourenço como timoneiro, é um misto de experiência (Carlitos, Favinha, Lã, Trindade) com a juventude (Querido, Beja, Vaz e Silva) com André Azevedo (um guarda redes de excelência) e João Coelho (uma promessa das balizas portuguesas) com defensores do ultimo reduto, no entanto este binómio terá que ser gerido com muito rigor, disciplina e inteligência, para não haver quebras de rendimento do conjunto, ou desequilíbrios que podem levar a jogos como o de Riba d'Ave, ou a minutos de desconcentração como os últimos cinco em Espinho, no entanto esta equipa dos Tigres como se costuma dizer na gíria Naval (tem tudo e mais um par de botas) para se manter na I Divisão e realizar um campeonato tranquilo e sem sobressaltos.


Olhando para as restantes equipas e começando pelo cimo da tabela, FC Porto lidera com 27 pontos, mais dois que SL Benfica, que os deixou na 1ª jornada na Cidade dos Arcebispos ao empatar com o HC Braga, e são indiscutivelmente os dois candidatos à vitória final. AE Física, para mim a grande surpresa da prova até ao momento, Candelária SC e UD Oliveirense, que já no decorrer do campeonato despedir José Querido e é na minha opinião a grande desilusão da prova decorridas que estão nove jornadas serão naturalmente candidatos ao pódio.


CD Paço de Arcos, AA Espinho, OC Barcelos, AD Valongo, ACR Gulpilhares, HC "Os Tigres" e HC Braga serão em principio equipas com maior ou menor tranquilidade poderão garantir a manutenção. Riba d'Ave, AJ Viana, CI Sagres e Porto Santo SAD actualmente na zona de despromoção são os maiores candidatos à descida, no entanto isso requer muita atenção das equipas anteriormente mencionadas, para jogarem sempre com elevados níveis de concentração sob pena de acontecer episódios como o de Riba d'Ave (não é verdade Tigres?) e obrigá-los a estarem sempre atentos aos "espelhos retrovisores" sob pena de serem ultrapassados serem darem por isso. Neste momento a diferença pontual da zona de despromoção para a zona "safa" é de 4 pontos no caso do Riba d'Ave para o HC Braga ultimo da zona de manutenção, no entanto AJ Viana já está a 6 pontos e o CI Sagres a 7, mas se a tudo isto juntarmos a quase certa desistência do Porto Santo SAD, as equipas que venceram os Insulares verão ser-lhes retirados os 3 pontos correspondentes à vitória e assim a tabela classificativa ficaria 15º CI Sagres (3), 14º Riba d'Ave (3), AJ Viana (4) estes na zona de despromoção e depois 12º HC Braga (7), 11º HC "Tigres" (8) e 10º ACR Gulpilhares (9). Esta desistência do Porto Santo ao nível do topo da classificação, apesar de não mexer na ordem aproximaria CD Paço de Arcos, AA Espinho e OC Barcelos todos com 13 pontos da 5ª posição Oliveirense que ficaria com 15, 4º Candelária SC (18), 3º AE Física D (19), 2º SL Benfica (22) e 1º FC Porto (24).


Termina assim o balanço das I, II e III Divisões desejando o Cartão Azul a todas as equipas em geral e às Ribatejanas em particular que alcancem em 2012 os objectivos a que se propuseram e nos presenteiem com bons espectáculos de hóquei e que os mesmos sejam um hino à modalidade.

Fotos: Manuel Aberto, HC Tigres, Ultras Almeirim, THP

Sem comentários: