sábado, 16 de junho de 2012

PAPARUCO - O COMENTADOR

SOPA DA PEDRA, TELEVISÃO E BILHETES


Almeirim para além da Capital da Sopa da Pedra é hoje também a Capital do Hóquei em Patins e seja em território nacional, ou pelas Comunidades Portuguesas espalhadas pelo estrangeiro, Almeirim vai estar na boca de toda a gente. HC “Os Tigres” que subiu esta época à I Divisão recebe o SL Benfica que caso vença a equipa azul e branca do Ribatejo sagra-se campeão nacional e quebra um jejum de 14 anos, e é aí que entra a famosa Sopa da Pedra, seja ela para os adeptos e simpatizantes encarnados festejarem, seja ela para afogar as mágoas em caso de não verem o seu clube fazer a festa no Ribatejo, e aí certamente dirão que a Sopa da Pedra de Almeirim é bastante indigesta.


No início da época a FPP anunciou em todos os meios de comunicação social nacional que iriam ser transmitidos 34 jogos do Campeonato Nacional da I Divisão, e lá foram dando aos sábados ás 15:05 horas, ora dava o FC Porto, ora dava o SL Benfica e para variar por vezes dava o SL Benfica e outras o FC Porto, mas de um momento para o outro como de um golpe de magia se tratasse, deixou de dar ora o FC Porto, ora o SL Benfica e como os outros já não davam assim continuaram, e assim jogos importantes como o do passado sábado que poderia ter decidido o Nacional versão 2011/2012 não deu, aliás já há algumas semanas que nada dava, e hoje no jogo que pode tirar o Benfica da letargia de 14 anos e que é indiscutivelmente o jogo mais importante da jornada, volta a não dar. É claro que os jogos ora do FC Porto, ora do SL Benfica foram dando ora no Porto Canal, ora na Benfica TV, mas isso obriga os amantes da modalidade a terem TV por cabo e a ZON (Porto Canal) e a MEO (Benfica TV), e assim sendo não se compreende como a FPP deixa a modalidade sofrer mais este revês e não se percebe porque razão a RTP (o tal canal de utilidade publica) não transmite a modalidade, pagamentos em falta????? Compromissos assumidos e não cumpridos????? Enfim o que for, a única certeza é que a modalidade sai a perder mais uma vez, e não se vê ninguém, repito ninguém a fazer nada para resolver esta situação, apetece citar um conhecido humorista nacional e dizer «eles falam falam, mas não os vejo a fazer nada».


Por fim a loucura da corrida aos bilhetes para o jogo de hoje, para um Pavilhão Alfredo Bento Calado que têm como lotação máxima 1143 espectadores sentados, repito sentados. Numa volta pelos jornais locais e da região (on-line) podíamos ler «Já não há bilhetes para os Tigres x Benfica». Mas claros que a situação não é tão linear, então só ao Benfica foram dispensados 1000 bilhetes (há quem diga 1100), logo aí lotação quase esgotada, e agora pergunto eu, e os sócios e aqueles não sócios, habitantes de Almeirim que durante os outros jogos estiveram sempre presentes, pois o Alfredo Bento Calado esteve sempre bem composto, não têm bilhetes???? Parece que sim vai haver cerca de 400 para sócios, mas assim passam a ser 1500 pessoas, e já excede a lotação e aí já estamos a falar da segurança. Segundo parece a ideia era retirar as cadeiras e assim a lotação aumentava, mas esta solução foi negada pela Câmara, depois sempre haveria a hipótese de jogar noutro Pavilhão como no Entroncamento por exemplo que leva 3000 espectadores sentados, mas aí estava a ir contra a terra que acolhe o clube e contra a Câmara que mensalmente atribui um subsidio, e seria igualmente grave como a falta de bilhetes para os “habitues” durante a presente temporada, e a cereja no topo do bolo é a indicação «Não é aconselhável que quem vai assistir ao jogo leve crianças para o pavilhão.», então!!!!!! O que é que eu vou dizer ao meu filho que é Bambi, ou Escolar, ou Infantil que até joga hóquei e têm nalguns daqueles jogadores os seus ídolos e a sua fonte de inspiração para a prática do modalidade, digo o quê???? «Oh puto hoje não dá para ires ver o jogo, pois há muita gente e como estamos todos de pé tinha de estar contigo ás cavalitas para conseguires ver» e ele contrapõe «Oh pai mas o ano passado contra o Turquel o Pavilhão encheu e havia muita gente e tu levaste-me».
Que me perdoem os adeptos de ambos os clubes, mas talvez fruto da minha profissão, eu acho que a segurança é a base de todas as coisas assim como a disciplina e se o Pavilhão leva 1143 espectadores, vendem-se 1143 bilhetes, porque depois há sempre pessoas com cartão de livre-trânsito que vão aumentar um pouco esse numero mas sem por em causa a segurança, e vendem-se os bilhetes ás pessoas que aplaudiram, incentivaram, sofreram com as derrotas e rejubilaram com as vitórias e os que sobejassem esses sim podiam ser dispensados ao clube visitante, que não conseguisse arranjar o “papelinho mágico” sempre se poderia utilizar aquele chavão muito em voga entre os mais novos «temos pena».

1 comentário:

nelson disse...

Tudo o que dizes tens razão. Desde a falta de transmissão televisiva, a essa situação da lotação.

Agora, aconselhar as crianças a não irem ao jogo... eu acho que era melhor aconselhar as pessoas a deixarem de pensar que o hóquei em patins é um desporto "a sério", bem gerido e tal... enfim!