domingo, 1 de junho de 2014

VALONGO FAZ HISTÓRIA NO INFERNO DE "SAN SIRO"

A AD Valongo sagrou-se campeão nacional da I Divisão ao derrotar no seu pavilhão também conhecido como "San Siro" o FC Porto por 5-3 e inscrevendo pela primeira  vez o seu nome na lista de campeões nacionais desta modalidade e relegando o FC Porto para o ultimo lugar do pódio.

Foto: O Observador

Com o Municipal de Valongo "cheio que nem um ovo" e com os adeptos Valonguenses que estavam em clara maioria a puxar pela sua equipa, o jogo começou equilibrado com as equipas com a lição estudada, e se à equipa de Paulo Pereira, apenas a vitória interessava, à de Tó Neves só mesmo a derrota seria madrasta. A primeira grande oportunidade da partida depois de alguns lances de "frisson" onde Ângelo Girão e Edo Bosch dizerem presente pertenceu a Rafa que desperdiçou o livre directo motivado pelo azul a Pedro Moreira. A jogar em power-play Nuno Araújo fez o 1-0 para a sua equipa estavam decorridos 6 minutos de jogo. Não se intimidou o FC Porto com o golo adversário e Caio numa seticada de meia distancia e na marcação de uma grande penalidade dá a cambalhota no marcador. Com cinco minutos para o intervalo e em desvantagem foi a vez da equipa do Valongo ir em busca do golo que viria a surgir já no ultimo minuto através de Rafa.

No 2º tempo e com o resultado de 2-2 a favorecer os azuis e brancos seria de novo a equipa da casa a marcar através de Rafa. Dois minutos volvidos Caio faz hattrick e empata de novo a partida ainda com cerca de 14 minutos para se jogar. Aos 18 minutos nova explosão de alegria no San Siro com Telmo Pinto a fazer o 4-2. Entrou-se então na fase mais emotiva do jogo, mas a mais "feia" vamos assim chamar-lhe com o coração a mandar mais que a cabeça e a surgirem os lances de bola parada, ora por azuis ora por faltas de equipa, mas sempre sem resultado pratico. Com o cronometro "implacável" a andar rumo ao final da partida e o Porto na busca do golo que daria o titulo, o Valongo ia controlando a bola, tentando ao máximo esgotar o tempo de posse da mesma, e Ângelo Girão "um monstro" na baliza ia negando o golo ao adversário e aos poucos "cimentando" uma vitória. Já não havia "unhas para roer" nem "comprimidos para pôr debaixo da língua" na hostes Valonguenses, e alguns (muitos) adeptos viravam às costas ao rinque olhando para o alto "como se a pedir algo divino". Tó Neves já no ultimo minuto e depois de Caio ter visto azul, tira Edo Bosch e coloca um jogador de pista, mas a estrelinha de campeão brilhava nas luvas e caneleiras de Girão e no setique de Rafa e sobre San Siro e numa perca de bola a meio rinque Rafa "arranca" isolado para a baliza "vazia" e marca o 5-3 a 13 segundos do final e carimba o primeiro titulo Valonguense.

Final: AD Valongo 5  -  FC Porto 3


Vitória justa de quem mais a procurou e sabia que apenas a vitória interessava, vitória da regularidade num campeonato em que muitos teimam em dizer que não merecia este vencedor, pois três equipas chegaram ao fim com o mesmo numero de pontos, mas à luz do RGHP num campeonato a três contam os pontos feitos entre si, e para quem tem duvidas o Valongo fez 7, o Benfica 6 e o Porto 4, portanto mais que justo o titulo de campeão nacional 2013/2014 tenha gravado o nome AD Valongo.

Sem comentários: