sábado, 10 de março de 2012

"SÃO DIFICULDADES SENHOR, SÃO DIFICULDADES"

"São dificuldades Senhor, são dificuldades" poderia ser assim transformada a célebre frase da Rainha Santa Isabel (são rosas Senhor, são rosas) para seu marido o Rei D. Dinis, e transportá-la para hoje dia 10 de Março em relação aos jogos das equipas Ribatejanas.


Na I Divisão e na cidade dos Arcebispos o HC Braga recebe o HC "Os Tigres", separados na tabela classificativa por 3 pontos com vantagem para a equipa Minhota. A equipa de Nelson Lourenço vêm de uma vitória difícil em Paço de Arcos (1-2), ao passo que a equipa Bracarense foi derrotada no Dragão Caixa por 9-4. Será mais um jogo dificil para a equipa de Almeirim perante um adversário recheado de bons valores como é o caso do guardião Guilherme Silva, dos jovens Hélder Nunes e Rafa, ou do experiente Fellini, no entanto os valores da equipa azul e branca ao seu nível tem uma palavra a dizer na luta pelos pontos. Recorde-se que na 1ª volta a equipa dos Tigres venceu por 5-2. No entanto e para finalizar esta análise, e sendo esta a minha opinião e só minha, não me deixa de causar imensa estranheza que o jogo seja dirigido pela dupla Paulo Rainha (Minho) e Joaquim Pinto (Porto) auxiliados por José Pereira (Porto) e passo a explicar, numa altura em que as equipas a lutar pela manutenção são da AP Minho (J. Viana - Riba d'Ave e mesmo HC Braga) e da AP Porto (CI Sagres, ACR Gulpilhares) a que se juntam HC Tigres e CD Paço de Arcos esta nomeação transporta-me para a pretérita época e para os jogos do SC Tomar na 2ª volta, onde pouco a pouco o foram "apitando" para os lugares de descida jogasse fora ou no Jácome Ratton. Sem nunca querer por em questão a honestidade e profissionalismo da dupla de arbitragem (pois acho que para os próprios também não é de bom tom estas nomeações) continuo a achar que havia de haver mais rigor nos critérios das nomeações a bem da transparência da modalidade e da arbitragem.


Na II Divisão Sul, jogo grande em Tomar com a equipa de Nuno Lopes (3º classificado) a receber o líder Sporting CP, numa partida que será dirigida pela dupla Alentejana Paulo Moncóvio e António Fialho. Numa jornada em que o HC Turquel (2º) se desloca a Oeiras para defrontar o 5º classificado, uma vitória no Jácome Ratton poderá significar para SC Tomar ou Sporting obtenção de pontos em dois rinques. A equipa de Nabantina vêm de um empate sofrido em Sintra ao passo que a formação de Quim Zé venceu tranquilamente o UDC Nafarros por 11-3. Com um conjunto onde a juventude e a experiência andam de maõs dadas a equipa Leonina terá pela frente um SC Tomar com muita experiência, e assim sendo num jogo que deverá ser cauteloso de parte a parte qualquer erro pode ser "a morte do artista". Na 1ª volta o Sporting CP venceu por 5-0.


A ACR Santa Cita por seu turno desloca-se até Sesimbra para defrontar os pupilos de Artur Pereira actuais 7º classificados. Depois da vitória no passado sábado em casa frente ao Oeiras a equipa de Luís Miguel Cunha tem mais um obstáculo difícil pela frente na luta pelos 3 pontos e na fuga aos lugares de despromoção. Perante uma equipa onde desfilam Ginga, Mário Conceição, Leandro Santos entre outros só um Santa Cita à imagem da 2ª parte frente ao Oeiras poderá bater-se de igual para igual e lutar pelo jogo até final. Na 1ª volta e depois de estar a vencer por 2-0 a perder por 4-6 empatar 6-6 a 56'' do final a equipa de Santa Cita viria a perder por 6-7, hoje espera-se um desfecho diferente num jogo que pode ter a mesma intensidade e incerteza do da 1ª volta. Paulo Afonso (Coimbra) e António Peça (Leiria) serão os árbitros da partida.


Na III Divisão Centro, o União tem hoje em Vialonga o grande teste da época até ao momento, pois sabe de antemão que uma vitória o mantêm na corrida aos dois primeiros lugares ao passo que um empate ou uma derrota podem significar o adeus prematuro a essas posições. Depois da vitória tranquila no passado sábado em casa frente à jovem equipa do FCO Hospital, a equipa de Miguel Jerónimo tem hoje pela frente uma equipa com excelentes jogadores como é o caso de Bruno Monteiro, Fábio Guerra e João Graça, no entanto que tem uma baixa de vulto para esta partida João Patrício que se encontra a cumprir o ultimo de dois jogos com que foi castigado, Rui Madaleno é outro dos ausentes igualmente por castigo. Na 1ª volta a equipa da Vialonga venceu no Albano Mateus por 2-4 e é o actual 5º classificado e na jornada passada empatou em Alcobaça frente ao 2º classificado por 6-6. Espera-se um União que coloque em rinque toda a sua experiência e qualidade e que possa sair a sorrir da Capital da Cerveja. O jogo terá como arbitro António Machado de Coimbra.

Fotos: Barros Simões, Luís Castelo e Pedro Lima

Sem comentários: