terça-feira, 13 de março de 2012

SISMARIA VENCE NA LOURINHÃ E MANTÊM LIDERANÇA

Pavilhão José António dos Santos com pouco público de início mas que com o decorrer do tempo foi aumentando ligeiramente para assistir à partida que encerrava a 14ª jornada do Nacional da 3ª Divisão – Zona Centro.
 

Frente-a-frente o conjunto da casa e 4º da classificação geral, o HÓQUEI CLUBE DA LOURINHÃ, 27 pontos (9 vitórias, zero empates e 4 derrotas) e o líder da tabela e proveniente da cidade do Lis, o ATLÉTICO CLUBE DA SISMARIA que, com os seus 33 pontos fruto de 11 vitórias, zero empates e apenas 2 derrotas e mais 3 pontos que o 2º classificado, vinha disposto a não perder esta preciosa vantagem na caminhada para a 2ª Divisão, tanto mais que em partida antecipada e realizada na passada 4ª feira dia 7 e a contar para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal já tinha “despachado” por uns concludente seis a quatro, o HÓQUEI CLUBE DA MEALHADA, agremiação da 2ª Divisão – Zona Norte, ganhando com esta vitória forte moralização para encarar esta jornada com a vontade de levar os 3 pontos para Leiria.

Com um início bastante cauteloso por parte dos dois conjuntos, foi a turma da casa que aos 7 minutos, mas sem grande perigo, se aproximou da baliza à guarda de Marco Guerra e sendo nestes instantes iniciais a equipa que com remates de meia distância, ia tentando surpreender o guarda-redes. A partida disputava-se com algum cariz de parada e resposta até que a treze minutos e quarenta e cinco do intervalo, Rafael Silva desfere forte remate para uma excelente defesa do nº 99, Rui Gomes de seu nome e guarda-redes da turma oestina. Volvidos 2 minutos, eis que surge o primeiro golo da noite. Autor? Pois claro! Rafael Silva que após inicio da jogada no stick de Marco Guerra entregando o esférico a Orlando Fernandes, este, com a sua experiência, serviu o nº 4 dos visitantes que com novo e potente remate, leva a bola a anichar-se na baliza de Rui Gomes. Estava dado o mote para se assistir a um bom jogo de hóquei em patins. A 4,44 do intervalo é a vez de Marco Ferreira levar perigo à baliza de outro Marco, este Guerra de apelido e que estava disposto a não perder esta “guerra” no ringue, efectuando também uma boa defesa e com esta jogada chegar-se ao final dos primeiros 25 minutos.
 

Na segunda metade e sem que o Prof. Francisco Mendes tivesse alterado a sua equipa, com 4 minutos jogados é novamente a vez de Marco Ferreira colocar à prova o seu homónimo Guerra. Este, com pormenor de bom “keeper” realiza excelente defesa. A primeira alteração na turma da cidade do Lis surge a 21,19 do final com a troca de Orlando Fernandes por Simão Clemente. O treinador dos “azuis” quer refrescar a equipa fazendo descansar o nº 76 e eis que a 19,20 e após circulação da bola por todos os elementos da equipa leiriense, numa boa combinação entre Márcio Aldeagas e Rafael Silva, o nº 4 desfere remate colocado mas o guarda-redes da equipa da casa opõe-se com excelente defesa. A 17,09 é a vez de Miguel Mateus testar Marco Guerra, estando este bastante atento. No contra-ataque a equipa forasteira eleva para dois a zero. Marcador, pois claro, Rafael Silva. A 11,07 novo entendimento entre Márcio Aldeagas e Rafael Silva aparecendo isolados à frente do guarda-redes da “casa”. O nº 4 leiriense faz o mais difícil, isto é, falha o golo quase certo, permitindo a Rui Gomes brilhar com nova e excelente defesa. Na “batalha” das faltas, e porque existia um equilíbrio constante entre as duas equipas, a 9,56 do final a turma da Lourinhã fica em vantagem após a 10ª falta dos visitantes. Chamado à marcação Michel Pereira, este não se inibe e reduz para 1-2 dando novo alento à partida e aumenta a emoção. Contudo, e fruto da grande coesão existente entre todos os sectores da turma Sismariense, os pupilos do Prof. Francisco Mendes com a “garra” de verdadeiros campeões, não vacilam e procuram dilatar o marcador para que não sejam surpreendidos. Resultado, Orlando Fernandes eleva para três a um quando faltavam jogar 7,30 minutos.
A 6,51 do final é a vez de Rafael Silva e Companhia serem “brindados” com a 10ª falta do adversário. Na conversão, Márcio Aldeagas “puxa dos galões” e faz o quarto golo dos azuis. A partir desta altura e como que percebendo que a partida estava resolvida, os jogadores de Paulo Valentim baixaram os braços e apenas se limitaram a deixar correr o tempo. Estava encontrado o vencedor e os três pontos viajaram para Leiria, deixando tudo na mesma em termos de tabela classificativa.

Boa arbitragem de Paulo Ferrão.

Marcadores: 0 – 1 por Rafael Silva, 0 – 2 por Rafael Silva, 1 – 2 por Michel Pereira, 1 – 3 por Orlando Fernandes, 1 – 4 por Márcio Aldeagas.

Faltas na 1ª parte: H.C. LOURINHÃ – 3      / A.C. SISMARIA – 5
Faltas na 2ª parte: H.C. LOURINHÃ – 7      / A.C. SISMARIA – 7
Total de faltas:        H.C. LOURINHÃ – 10      / A.C. SISMARIA – 12

Próxima jornada (15ª) AF ARAZEDE vs AC SISMARIA, sábado dia 24 de Março de 2012 às 19,00 horas em Arazede, Montemor-o-Velho.

Crónica/Foto: Fernando Timóteo

Sem comentários: