terça-feira, 27 de março de 2012

TERMINOU A 1ª VOLTA DOS NACIONAIS JOVENS

Chegou ao fim a 1ª volta dos Nacionais Jovens e SC Tomar em Juvenis e HC "Os Tigres" em Juniores perfilam-se como sérios candidatos à passagem à 2ª fase que depois decidirá quem segue para as respectivas final-four.


Começando pelos Infantis na Série B a J. Ouriense "bateu o pé" ao líder ACR Gulpilhares e o resultado 8-10 favorável à equipa da freguesia de Gaia, prova que os jovens Ourienses venderam cara a derrota. A jogar perante o seu publico a equipa de Ourém acabou por ser incapaz de levar de vencida um adversário mais maduro e sobretudo com mais "jogos nas pernas" e os golos de Rodrigo Silva (4), José Pereira (2) João Domingues e Leonardo Plácido não foram suficientes para pontuar. De salientar que neste jogo o líder Gulpilhares sofreu tantos golos como os que havia sofrida nas outras 4 jornadas. Com esta derrota a equipa Ouriense mantêm a 5ª posição com 4 pontos e na próxima jornada recebem no Municipal de Ourém o HA Cambra actual 3º classificado com 9 pontos. Na 1ª volta a equipa de Vale de Cambra venceu por 5-3.
Na Série C o SC Tomar foi incapaz de sair vitorioso da deslocação à Vila Presépio e a derrota por 3-1 frente ao S Alenquer B fez a equipa Leonina cair para a 3ª posição por troca com o adversário mas com o mesmo numero de pontos (9). A equipa verde e branca acabou por beneficiar do empate caseiro (2-2) do líder HC Turquel frente ao vizinho BIR e com uma 2ª volta onde recebe no Jácome Ratton o HC Turquel, o S Alenquer B tem em aberto todas as possibilidades de conseguir o apuramento para a 2ª fase. Na próxima jornada a equipa Leonina recebe a AE Física D, recorde-se que na 1ª volta os jovens Leões venceram em Torres Vedras por 5-7.


Em Iniciados Série C, o SC Tomar conseguiu à 5ª jornada a sua 1ª vitória ao vencerem no seu reduto o CRC "Os Águias" por 7-3 entregando a lanterna vermelha aos jovens da freguesia da Memória. A equipa Leonina pode ter tido aqui neste jogo o "click" para uma 2ª volta mais proveitosa a nível de pontos e ambicionar a outro lugar na tabela classificativa. Na próxima jornada os verde e brancos de Tomar deslocam-se até casa do líder o HC Sintra que na 1ª volta venceu no Jácome Ratton por 1-4.
Por seu turno a ACR Santa Cita somou mais um ponto ao seu pecúlio ao conseguir um empate (3-3) em Turquel. A equipa de Santa Cita consegue assim dois resultados positivos antes do inicio da 2ª volta e ocupa a 4ª posição com 4 pontos. Na próxima jornada os jovens Santacitenses deslocam-se até à zona Oeste mais propriamente até Torres Vedras para defrontarem a AE Física D que na 1ª volta venceu no Ribatejo por 4-6.


Em Juvenis e na Série C o SC Tomar continua de vento em popa e fez o pleno na 1ª volta, 5 jogos, 5 vitórias, 15 pontos e o apuramento quase garantido e se for levado em conta que nesta série se encontra o bi-campeão Nacional, Sporting CP mais valor há que dar os jovens Nabantinos. Nesta jornada a equipa de Pedro Lopes não teve dificuldades e na freguesia da Memória, goleou o lanterna vermelha CRC "Os Águias" por 1-9 e somou mais 3 pontos. Numa 2ª volta onde recebe no seu reduto o GD Vialonga, HC Turquel e CRC "Os Águias" a equipa Leonina tem tudo para atingir o 1º objectivo que passa pelo apuramento para a 2ª fase, e aí terá igualmente uma palavra a dizer rumo á final-four. Na próxima jornada a equipa verde e branca recebe o GD Vialonga, equipa que venceu na 1ª volta por 4-6. O outro lugar da série será discutido entre HC Turquel e Sporting CP, partindo a equipa Turquelense na frente em virtude da vitória no recinto dos Leões de Lisboa.


Por fim em Juniores e na Série B o SC Tomar vendeu cara a derrota frente ao FC Porto e o resultado de 5-4 favorável aos Dragões prova a dificuldade dos azuis e brancos para levar de vencida a bem escalonada equipa de Nuno Lopes. Com um empate 2-2 ao intervalo a equipa Leonina chegou estar a vencer na 2ª parte por 2-3 e 3-4 mas a equipa do FC Porto logrou chegar ao 4-4 para a 40'' do fim Telmo Pinto fazer o 5-4 final. Pelo SC Tomar marcaram Pedro Martins, David Costa, Hernâni Diniz e Pedro Vitorino. Com esta derrota a equipa Leonina mantêm a 3ª posição com 7 pontos, e apesar dos 5 pontos que a separam da ACR Gulpilhares 2º classificado, e olhando para as exibições realizadas e para o calendário da 2ª volta onde recebem CI Sagres, ACR Gulpilhares e FC Porto, jogando fora com a Académica e GD Fânzares a equipa Leonina tem continua na corrida para o apuramento. Na próxima jornada os verde e brancos de Tomar deslocam-se até à Cidade dos Estudantes para defrontar a AA Coimbra actual 4º classificado com 6 pontos, na 1ª volta o SC Tomar venceu por 8-4.
Na Série C o HC "Os Tigres" voltaram a vencer desta feita o FC Alverca por 5-8 com 2-3 ao intervalo. Com golos de João Beja (4), Pedro Vaz (2), Bruno Silva e Carlos "Pica" Fonseca a equipa dos Tigres que na 2º parte viu a equipa da casa a dar luta e a não deixar o resultado chegar a mais de dois golos de diferença até aos 5-7, acabaria por conseguir o 8º golo e selar uma vitória difícil e assim manter a 2ª posição com 9 pontos, os mesmos que o líder HC Sintra. Na próxima jornada a equipa de Almeirim desloca-se até Turquel para defrontar o Campeão Regional e actual 5º classificado com 3 pontos, na 1ª volta a equipa dos Tigres golearam por 7-1. Com uma 2ª volta com jogos difíceis para além do de Turquel, há as deslocações a Sintra e Alenquer, no entanto a equipa de Nelson Lourenço parte a par do HC Sintra para esta ultima etapa da 1ª fase na frente para o apuramento.

Fotos: Carlos Clemente, Luís Soares e Pedro Vaz

Sem comentários: