quinta-feira, 15 de março de 2012

"QUO VADIS" AP RIBATEJO...!!!

Está em debate um "Anteprojecto de Reestruturação Administrativa Territorial e de Governação da Patinagem" e para que o mesmo tenha "pernas para andar" ou neste caso particular "patins para patinar"  as Associações reuniram-se no inicio do mês na sede da FPP. De salientar que nesta reunião Ribatejo, Madeira e Algarve não estiveram presentes. A AP Porto que de inicio se desmarcou do Anteprojecto também não se fez representar.

Numa altura em que o hóquei precisa de um abanão, sob pena de época para época se ir assistindo ao abandono da modalidade por parte de alguns clubes, a AP Ribatejo uma das mais antigas do panorama nacional continua a primar pelo total ou quase "deixa andar" da modalidade na área da sua jurisdição. E quando se fala em juntar Associações, e quem sabe extinguir algumas, os representantes Ribatejanos pura e simplesmente não comparecem nessas reuniões deixando os destinos dos seus sócios em mão alheias.

Nesta fase em que se disputam os Nacionais dos escalões jovens, e que as Associações aproveitam para organizar Torneios Regionais, ou inter-regionais para manter os jovens atletas em actividade, constatamos por exemplo que o HC Santarém prescindiu de participar nos Torneios organizados pela AP Ribatejo e juntou-se à AP Lisboa. Numa altura em que nos Pavilhões Ribatejanos cada vez se fala mais de uma possível passagem do HC "Os Tigres", HC Santarém e GC "Os Corujas" para a AP Lisboa, deixando União FE, ACR Santa Cita, SC Tomar e J. Ouriense na AP Ribatejo ou serem "absorvidos" por outra Associação, e há quem diga mesma que a AP Ribatejo poderá inclusive juntar-se à AP Leiria, AP Coimbra e AP Aveiro, com todos os custos financeiros inerentes a essa junção, numa altura em que o país atravessa uma grave crise financeira e onde cada vez são menos os apoios das autarquias e das empresas, a AP Ribatejo continua impávida e serena a deixar o barco navegar ao sabor da maré, maré essa com correntes que podem arrastar a embarcação para as rochas e consequente naufrágio.

E esse "marasmo" hoquista da AP Ribatejo é tanto que basta uma passagem pelo site da mesma para repararmos que apenas a Patinagem Artística tem "tempo de antena" no referido espaço e posso dar o seguinte exemplo, o Torneio Inter-Associações "Carnaval 2012" foi realizado no dia 21-02-2012, podemos encontrar no site da APR o cartaz do referido Torneio, mas passado quase um mês ainda não foi publicado os resultados do mesmo, ficando o visitante mais curioso sem saber (a não ser que consulte outros espaços) quem foi o vencedor do respectivo Torneio. No entanto e se olharmos para o mesmo site e para a noticia do Campeonato Distrital de Figuras Obrigatórias 2012 em Patinagem Artística realizado no dia 26-02-2012, podemos verificar quem venceu em Individuais e Colectivos. Duas modalidades, dois pesos duas medidas, e se ambas são de grande importância para a AP Ribatejo, ambas deveriam pelos responsáveis Associativos ter o mesmo tratamento, o que parece não acontecer pelo Ribatejo.

E voltando atrás no meu raciocínio e como foi dito, numa altura em que as Associações de Patinagem procuram forma de manter a modalidade dentro de parâmetros desportivo/financeiros equilibrados e viáveis a AP Ribatejo que por coincidência tem sede na Cidade Ferroviária perdeu o comboio ou então vai de Regional, enquanto todas as outras vão de Inter-cidades, é caso para dizer "Quo Vadis AP Ribatejo".

Foto: Blog "Leonel em ação"

Sem comentários: