segunda-feira, 6 de junho de 2011

A-16 LIGA ALMEIRIM À PRIMEIRA DIVISÃO


Nem o Almeirinense mais desatento, e aleado do desporto local deixava de ficar surpreendido e quiçá apreensivo como o movimento em redor do Pavilhão Alfredo Bento Calado, e se juntarmos a isso o facto de ser sábado e dia de reflexão eleitoral antes das legislativas de ontem, o mesmo de certeza que questionaria a primeira pessoa a passar que em caso de estar informado, lhe diria «Não é comicio de nenhum partido, que hoje não pode haver propaganda, é o hóquei e os Tigres se ganharem sobem à 1ª Divisão».


E realmente foi assim com as bancadas cheias e vibrantes e com várias figuras ligadas ao hóquei presentes como por exemplo o Presidente do Conselho de Arbitragem da FPP, Sr. Agostinho Silva, figuras da vida politica portuguesa como o deputado do BE José Gusmão, transmissão directa da Plurisports, rádios e jornais locais/regionais presentes, a única falta registada foi mesmo alguém da Associação de Patinagem do Ribatejo, o que só por si demonstra que a APR está completamente aleada do hóquei e nem no dia em que um dos seus associados estava em óptimas condições para subir de divisão se fez representar, mas segundo parece havia Patinagem Artística em Coruche e o Staff Associativo tinha que concentrar esforços nesse evento, enfim...!!!


Mas quanto ao que realmente interessa e é o jogo em si, as equipas alinharam com:

HC "Os Tigres": André Azevedo (gr), Bruno Ribeiro, Bruno Januário, David Abreu e Carlos Trindade
Banco: Alberto Carmo (gr), João Silva (c), Rui Cova, Leandro Santos e Ricardo Silva
Treinador: Jorge Godinho

UDC Nafarros: Daniel Silva (gr), Rodrigo Vicente, Mário Gomes (c), Pedro Albino e Pedro Lourenço
Banco: Jorge Filipe (gr), José Conceição, Rui Dinis e Marco Vieira
Treinador: Carlos Pantana

Árbitros:Paulo Romão (Lisboa) e Carlos Fagulha (Ribatejo)


Num jogo onde as equipas por motivos diametralmente opostos necessitavam da vitória, ou seja uma para os Tigres significava a subida à 1ª Divisão e a hipótese de disputar o apuramento para o Campeão Nacional da 2ª Divisão frente ao vencedor da zona Norte CI Sagres, para o Nafarros aliada a uma derrota do Parede FC (que veio a acontecer) significava a manutenção na 2ª Divisão Nacional.


A 1ª parte resume-se basicamente aos dez golos dos Tigres, perante um adversário algo descrente das suas capacidades e com a nítida sensação de já estarem derrotados antes do apito inicial, e com 1' decorrido já David Abreu dispunha de flagrante oportunidade. Aos 23' 20'' a bola entra na baliza defendida por Daniel Silva, mas Paulo Romão, talvez tapado pelo guarda redes forasteiro deixa de ver a bola e aponta golpe duplo. Demorou apenas 10'' para que a festa tivesse inicio, David Abreu fazia o 1-0 e o Pavilhão ia ao rubro. Seria Bruno Januário a marcar com 20' 34'' e 16' 46'' para jogar e por definitivamente o Pavilhão em delírio e confirmar a subida das equipa azul e branca.


No entanto durante este período, André Azevedo fez 3 ou 4 intervenções de elevado grau de dificuldade e disse mais uma vez presente, aliás ele que na minha opinião foi um dos pilares, ou mesmo o pilar chave para a subida da equipa de Jorge Godinho. Com 15' 38'' para jogar e numa jogada de transição defesa-ataque e após um passe longo Carlos Trindade à boca da baliza desvia para o 4-0. Bruno Januário novamente a bisar (13' 03'' e 12' 17'') e fazia o 6-0 sendo este ultimo golo bastante consentido pelo guarda redes do Nafarros que não foi lesto a afastar a bola da sua área, aliás de salientar que apesar de várias intervenções de qualidade Daniel Silva foi mal batido em grande parte dos 10 golos que sofreu na 1ª parte.


João Silva capitão azul e branco fazia o 7-0 á entrada do 20º minuto de jogo. Rodrigo Vicente um dos jogadores mais inconformados do Nafarros vê o cartão azul, provavelmente por palavras dirigidas a Paulo Romão, mas como o jogo se encontrava parado, não houve lugar a livre directo, mas a equipa de Almeirim ficava em power-play, que viria a ser aproveitado por Ricardo Silva para fazer o 8-0. Não chegaria ao fim a 1ª parte sem que João Silva e  Leandro Santos marcassem e fixassem o marcador.

Intervalo: HC "Os Tigres" 10  -  UDC Nafarros 0


A 2ª parte trás várias alterações, a começar pela troca de guarda redes por parte de Carlos Pantana, e agora Jorge Filipe tinha a missão de travar os intentos da equipa da Capital da Sopa da Pedra. Por seu turno e já com o jogo ganho a equipa de Almeirim entrou mais calmo, menos pressionante e à espera que o cronometro "despejasse" os 25 minutos que lhe havia sido colocados, e assim foi com normalidade que a equipa do Nafarros equilibrou a partida e incomodou mais algumas vezes André Azevedo, que ia dizendo presente e não deixava o adversário colocar o "patim em ramo verde".


David Abreu com 4' decorridos fazia o 11-0 e o mesmo David Abreu desta feita com 18' 30'' para jogar não marcaria, mas sim via cartão azul, e o Nafarros por intermédio de José Conceição tinha uma excelente oportunidade de marcar o golo de honra, mas André Azevedo não esteve pelos ajustes e perante um adversário displicente que arrancou com a bola da marca do livre directo, não teve dificuldade em desvia-la para a tabela lateral.


Jorge Godinho que entretanto já tinha rodado toda a equipa, faltava apenas Alberto Carmo, troca os guarda redes, e na altura do "hand-over" junta à tabela André Azevedo incentiva o jovem guardião e transmite-lhe segurança, e Alberto respondeu com um punhado de boas defesas, cometendo apenas um erro, que mais à frente falaremos.


O minuto 18 da partida resultou em mais dois golos o primeiro por Leandro Santos e o segundo por João Silva, 13-0 faltavam cerca de 7 minutos para o final. Novamente Leandro Santos em excelente jogada de entendimento marcava e 14-0 já era um resultado bastante penoso para a equipa do concelho de Sintra. Com 3' 37'' para jogar João Silva comete falta dentro da área e Pedro Lourenço chamado a marcar permite a defesa de Alberto, que depois fica a "fazer festas" à bola e o jogador do Nafarros aproveita para empurrar para o fundo da baliza (14-1), foi este o único erro de Alberto, mas que se compreende pela inexperiência do guardião e tão bem pelo facto de já estar em descompressão pelo facto do conforto que o resultado dava.


Os últimos 40'' do jogo, já com todo o pavilhão a olhar para o cronometro e a fazer contagem decrescente foi aproveitado por Rui Cova (que procurou incessantemente o golo, mas que os guarda redes do Nafarros, os postes e a trave foram adiando) para fazer o 15-1 e Ricardo Silva em mais uma jogada de entendimento fazia o resultado final 16-1, faltavam 28'' para o final, o resto do tempo foi controlar a bola e olhar para o cronometro.


Terminava o jogo, invasão de campo, festa, abraços, jogadores e treinador em ombros, lágrimas tudo o que uma festa tem direito, afinal no dia 04 de Junho de 2011, tinha-se acabado de escrever a letras douradas uma página da história do HC "Os Tigres", e essa mesma página pode vir a ser reescrita novamente em letras de ouro no dia 18 de Junho se os Tigres se sagrarem Campeões Nacionais da 2ª Divisão.


Final: HC "Os Tigres" 16  -  UDC Nafarros 1  (Faltas - 5:3)


Sinal mais sem duvida alguma para a excelente moldura humana que praticamente encheu o Pavilhão, e para a claque "Ultras Almeirim" incansáveis durante todo o jogo, com cânticos, incentivos, enfim um espectáculo dentro de outro, e bem podem ser apelidados de 6º jogador e terem a sua quota parte neste sucesso azul e branco. Para o excelente e exemplar comportamento do publico


Sinal menos e sob pena de me tornar repetitivo, para a ausência de qualquer representante da AP Ribatejo, que na minha opinião é uma falha grave e que merecia da parte da Direcção da APR um comunicado a explicar tal ausência, ou mesmo um pedido de desculpas à Direcção do HC "Os Tigres".


A dupla de arbitragem chefiada por Paulo Romão, arbitro Internacional de Lisboa e Carlos Fagulha esteve bem, num jogo fácil de dirigir, onde os jogadores não causaram qualquer tipo de problema, ou situação embaraçosa.

Para finalizar a crónica duas palavras, a primeira para Jorge Godinho, que na época passada pegou na equipa e a levou à 2ª divisão e este ano sendo considerando um "outsider" pois perante CD Paço de Arcos, HC Turquel, AD Oeiras como principais favoritos, conseguiu ganhar a zona SUl e agora está a 100 minutos de se sagrar Campeão Nacional da 2ª Divisão. Amado por uns, odiado por outros, Jorge Godinho deixa assim a sua marca e o seu nome registado nas páginas da história do HC "Os Tigres". Em 2º para a Direcção do HC "Os Tigres" na pessoa do Sr. Carlos Taborda que conseguiu dar ao treinador e jogadores as condições necessárias para que os objectivos fossem atingidos, e soube defender os atletas, "blindar" o balneário e sobretudo a Instituição que preside, ainda uma palavras para todos os outros Directores, Seccionnistas e Colaboradores que ao longo da época foram dando a sua ajuda, dizendo presente e são co-responsáveis por este êxito.

Fotos: Barros Simões

8 comentários:

Anónimo disse...

Francisco, gostava que disponibiliza-se o cartaz (como uma noticia) do torneio do te hóquei da UF Entroncamento. Pois clico no cartaz e abre-me o facebook e diz que tenho de iniciar sessão e nao tenho facebook.
Obrigado.

Anónimo disse...

Parabéns Gordo


PV 22

Cartão Azul disse...

Para o anónimo das 14:02

Já pode clicar na foto que será reencaminhado para o site hóquei em patins.com.

A noticia será disponibilizada no Cartão Azul em principio quarta-feira

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Parabéns Mangas pelo teu profissionalismo e dedicação, tu mais que ninguem mereces este prémio....

Anónimo disse...

Sem ti dificilmente o Tigres subia á 2, quanto mais há 1.

Artur Pereira disse...

Parabens aos Tigres de Almeirim pela subida de Divisão, exito que só foi possivel devido à qualidade e profissionalismo do seu pequeno grande treinador, de quem as gentes de Almeirim vão ficar gratos para sempre. Já não tens de mostrar nada a ninguem, já que neste 2 anos demonstraste a tua qualidade como treinador, por isso os convites naturalmente iram aparecer, se saires de Almeirim sais de cabeça levantada. Foste um grande jogador e já és um grande treinador, foi um prazer jogar contigo. Um Grande abraço e muitas felicidades JOrge.

Anónimo disse...

Vem para tomar mangas..por favor!!!!

Anónimo disse...

"Serás sempre um dos nossos"
GODINHO 9

Ass. Justo