quarta-feira, 26 de março de 2008

PROF. LUÍS DUARTE - TÉCNICO DA AP LISBOA

Ainda não foi desta que a selecção de Lisboa consegui vencer o Inter Regiões, apesar de ter sido a única equipa que terminou a 1ª fase só com vitórias com o maior número de golos marcados e menos numero de golos sofridos, a equipa do Prof. Luís Duarte acabaria por baquear na final frente ao Porto por um expressivo 4-0 adiando a conquista de um titulo que já foge desde Sesimbra em 2004 aquando da 28ª edição. O Cartão Azul foi ao encontro do Prof. Luís Duarte para saber o que faltou para este título.
CA – Boa tarde Prof. depois de uma primeira fase em grande estilo, onde se contaram por vitórias todos os jogos realizados, o que faltou á equipa Lisboeta para vencer a final frente ao Porto?
LD – Olá a todos e em especial ao Cartão Azul. Quando se perde, falta sempre muita coisa, mas penso que faltou essencialmente golos e sorte. O Porto teve mais sorte e depois do 2 a 0 aproveitou a desconcentração de Lisboa. Quando no primeiro golo, estamos em inferioridade numérica porque um nosso atleta parte o stick; quando reagimos e marcamos um golo que por estar do lado contrário, o Sr. árbitro não vê a bola dentro da baliza e a bancada do lado do golo o vê (com tantos árbitros de nome internacional, porque não dois a apitar uma final?); quando no início da segunda parte pressionamos e o melhor jogador deles naquele jogo (o guarda redes) faz defesas muito boas; quando ele não defendia, estavam os patins, sticks ou mesmo alguns nossos atletas a “parar” as bolas; quando os atletas nunca baixam os braços na luta pelo melhor, então temos que dar os parabéns ao adversário.
CA – Acabou por ter dois dos seus atletas no cinco ideal, aliás como o ano passado, e acabou o torneio em 2º lugar, melhor que o 3º do ano transacto, isto equivale a dizer que apesar de não ter conseguido a vitória, o desempenho acaba por ser positivo?
LD – O ser positivo é sempre, o IDEAL é ganhar. Ninguém de Lisboa, quer Staff, quer atletas, queria ficar em segundo e o trabalho foi realizado para ganhar. Sabíamos do excelente valor do Porto e, por isso, tentámos trabalhar ao mais alto nível para conseguir vencê-los. O ter dois atletas no cinco ideal, quer dizer que toda a equipa está de parabéns porque trabalhou para isso e aqueles foram os escolhidos.
CA – Além das selecções que conseguiram o lugar no pódio, houve mais alguma que o tivesse surpreendido pela positiva?
LD – Pela positiva penso que Aveiro, Açores e Madeira pela regularidade que apresentaram ao longo do torneio.
CA – Acha o molde em que é disputado o Inter Regiões é o melhor, ou acha que havia de existir outro modelo, de forma a torná-lo mais competitivo?
LD – Os Dirigentes devem e estão a tentar fazer algo para melhorar este excelente torneio. Penso que este molde pode desvirtuar a verdade desportiva (já o tinha afirmado o ano passado), mas as alterações, na minha modéstia opinião, passaria por realizar uma final four após a primeira fase, pois assim daria a oportunidade dos segundos classificados discutirem a final.
CA – Como viu esta edição do Inter Regiões, em relação por exemplo á do ano passado no Entroncamento?
LD – De um modo geral, excelente em todos os aspectos, quer de organização, alimentação, alojamento e comunicação social (Zé Paulo do Mundook). Penso que, em Ponte de Lima, o alojamento estava mais perto do pavilhão, e aí deu às equipas menos tempo de viagens, relativamente ao do Entroncamento. Estranha-se este ano não existir prémios ou alguma referência para o melhor marcador e equipa com o guarda-redes menos batido.

CA – Em termos de organização de um Torneio desta envergadura, acha que seria preferível realizar o mesmo em zonas mais centrais, como foi por exemplo o ano passado no Entroncamento, até por uma questão de logística/transporte das próprias equipas, ou acha que este esquema de levar o Torneio a todas as regiões do País é mais lógico e uma maneira de divulgar a nossa modalidade, que digamos tanto precisa?
LD – Penso que o Inter-Regiões deve ser realizado em todos os locais de Portugal, e deste modo o Hóquei em Patins poderia cativar mais jovens, mas também sabemos que os custos de uma organização são enormes. Por outro lado, o Inter-Regiões via F.P.P. ou Associações que organizam, deveriam realizar divulgação recorrendo às escolas primárias e comunicação social de forma a informar as crianças sobre estes eventos.
CA – Agora que acabou a 32ª edição, o Prof. já está a preparar a próxima edição, com observação de jogadores, sessões de treino, etc, ou ainda é cedo para pensar na próxima edição?
LD – Tanto este ano como no ano passado foram realizados treinos em que foram observados atletas de 94 e 95, e a Detecção de Talentos observada pelos treinadores da F.P.P.. No ano passado em Junho e Julho foram realizados 4 treinos com 56 atletas e este ano durante o curso de treinadores de nível 1 realizado em Lisboa, foram observados muitos atletas também. O trabalho foi e está a ser realizado pelo Staff da A.P.L..
CA – Para terminar resta-me agradecer a sua disponibilidade e deixar o espaço aberto para alguma mensagem que queira enviar aos amantes da modalidade e aos visitantes do Cartão Azul
LD – Agradecer ao Cartão Azul por esta iniciativa de acompanhar o Desporto Jovem e o Hóquei em Patins em geral. Penso que são os blogs e sites (por iniciativa individual ou por clubes) que mais tentam e fazem pelo Hóquei em Patins na sua divulgação via Internet. No meu ponto de vista, algumas Associações poderiam actualizar as suas páginas e a F.P.P. poderia realizar mais a divulgação via comunicação social.
Aos amantes do Hóquei, a mensagem é de esperança, trabalho, dedicação e humildade para uma modalidade que deveria ser mais respeitada e acarinhada. Somos todos responsáveis por colocar o Hóquei em Patins no top Nacional das modalidades.
Para finalizar, um FORTE ABRAÇO e desejar as maiores felicidades a todos os atletas e staff que com quem trabalhei neste Inter-Regiões.

Cortesia:
Fotos:
Mundo do Hóquei

11 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS AO BOM RESULTADO,MAS PODIA SER MELHOR

Anónimo disse...

parabens aos miudos da apl
que para mim foi sem duvida a equipa que melhor hoquei praticou no inter regioes en ponte de lima
de resto nao me quero alongar mais com comentarios, que poderao ser mal interpretados.
acho que so faltou um pouco mais de sorte, e anseedade a mais, de resto parabens aos atletas e todo o staf.
ate breve

Anónimo disse...

A falta de humildade e pensar que se ganham jogos antecipadamente, leva a amargos de boca, no fundo a entrevista do Prof. João Lapo diz tudo, a associação do Porto não menosprezou Lisboa e por isso ao jogar com as cautelas devidas e ao estudar bem o adversario(trabalho de casa), foi a chave para ganhar o torneio.

Anónimo disse...

mas quem teve falta de humildade?Lisboa?quem diz isso também diz outras coisas.falam com atletas de lisboa e perguntem se ouve falta de humildade ou não respeito pelo Porto?limpar matrial, tembém lisboa o limpou, perguntem...

Anónimo disse...

falta de humildade, por parte dos atletas, nao creio, por parte da comitiva, tamben nao acho.
agora uma coisa e certa, assistiu-se a um esterismo por parte de alguns pais de atletas so porque os filhos nao jogavam, isso e verdade.
foi uma vergonha, ver a entrada do pavilhao, quando terminavam os jogos de lisboa, os ditos papas a contestar tudo, so porque os? meninos nao jogavam.
a imagem que foi passada para o esterior, nao foi boa.
e para os atletas tambem nao, porque as instruçoes das pessoas da apl, eram umas e dos papas eram outras.
bem; mas isto so para dizer que ainda bem que nao sao os pais que fazem as equipas.
porque a certas pessoas que nao sabem qual o seu lugar, como estao abituadas a controlar tudo e nao foi como queriam.
por isso a que deitar abaixo.
ha que saber estar

Anónimo disse...

Concordo. Falam falam falam mas se lhes pedir a opinião são os primeiros a recolher a cabeça. Também já me disseram que à saída era um falatório e até miúdos e pais ouviam falar mal deles porque jogavam e outros a chorar porque não jogavam e os pais a dizer que a selecção era uma treta.

Anónimo disse...

tambem concordo com os dois comentarios acima descritos, pois a muito boa gente que apesar de andar nisto a anos, nao percebe nada de hoquei,e julga que bom e aquele que marca golos,mas bons sao aqueles que trabalham o campo todo jogao e fazem jogar, e tambem marcao,e nos momentos que sao presisos estao la para levar a equipa para a frente.
nao fazendo birrinhas.

Anónimo disse...

em 1º lugar quero dar os parabens aos atletas e restante staf da apl.
pela boa campanha que realisaram.
mas ao ler estes comentarios nao posso deixar de dar a minha opiniao.
ate porque eu proprio assisti a entrada do pavilhao em ponte de lima, quando conversava com gente da selecçao do minho, a uma grande vergonha, quando uma mae que segundo me informaram era mae de um atleta da selecçao de lisboa
a dizer mal das pessoas da selecçao
e de alguns colegas do proprio filho, tudo isto alto e bom son para quem quis houvir, ficando alguns pais indignados com a situaçao,mas ignoraram para bem dos miudos.
com pais destes nao a atleta que va a lado nenhum.
e como e possivel o ser humano descer tao baixo
e para refletir, a maneira que queremos conduzir os nossos filhos
e nao e monespresando os outros que o nosso e melhor, mas sim mostrando que e melhor
embora as vezes nao seja possivel

Anónimo disse...

pois isto a medida que os miudos vao crescendo, o cerco vai apertando,e os que vao ficando para ras vao tentando, com a ajuda de certas pessoas, com jogos menos limpos, para nao valorizar o trabalho dos outros.
mas felismente que ha gente atenta a tudo isto, e que nao se deixa influenciar por terceiros.
cada macaco no seu galho

Anónimo disse...

Fica aqui também uma ideia que foi constantemente falada em Ponte de Lima.

Sr. Prof. Luis Duarte, levou os melhores atletas de Lisboa ao Inter Regiões?

Na opinião de alguns e foram muitos, até de outras Selecções, esta não era a melhor Selecção de Lisboa.
Por exemplo, eu que sou de Barcelos,lembro-me perfeitamente de um miudo do Paço de Arcos que vi o ano passado no Torneio do Bom Sucesso e que foi unanimemente considerado o melhor jogador e melhor marcador, e já vi que este ano está nos melhores marcadores nacionais, porque não foi seleccionado, está aleijado?
Não vi na Selecção de Lisboa jogadores tão superiores assim.
Não se portou bem a Selecção nem os Pais dos atletas de Lisboa, mas daí de baixo não se espera outra coisa.
Obrigado Prof. Luis Duarte por facilitar a vida à APP.

Anónimo disse...

Quem esteve no Inter-Regiões em Ponte de Lima e viu o jogo da final entre o Porto e Lisboa e não reconhece que a selecção do Porto foi a melhor em todos os aspectos do jogo não tem capacidade para ser treinador. Basta referir que a selecção do Porto chegou a estar a jogar com 3 jogadores de 1º ano. Reconhecer que os outros em determinados momentos são melhores é uma virtude.