terça-feira, 21 de setembro de 2010

1º SIMPÓSIO HÓQUEI EM PATINS - 3º PAINEL

Agostinho Silva
Novas regras geraram debate excelente!
Uma semana depois de termos assistido à reciclagem de árbitros, em Vila Nova de Gaia, é com agrado que verificámos que os ajustes às novas regras do hóquei em patins parecem ter sido bem aceites por todos, apesar das óbvias dúvidas.

Fernando Graça
Fernando Graça (membro do Comité Técnico Europeu das Novas Regras) e Agostinho Silva (presidente do Comité de Arbitragem da Federação de Patinagem de Portugal) prestaram os esclarecimentos e fizeram um balanço de um ano de implementação do novo regulamento.
A formação por parte dos árbitros ao longo da temporada, bem como as dificuldades iniciais na aplicação do novo regulamento, foram alguns dos assuntos focados.
Na opinião geral de todos os agentes da modalidade, as novas regras melhoraram em muito o hóquei em patins.
A discussão em redor destes temas foi bastante animada, já que se gerou uma saudável discussão em torno dos ajustes às novas regras.

Paulo Rodrigues - FPP
Paralelamente ao Simpósio de Hóquei em Patins organizado pelo HC Turquel, surgiram várias novidades e ideias, por parte de vários participantes.
A novidade que mais surpreendeu, pela positiva, foi o anúncio, por parte de Paulo Rodrigues, vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal para o Hóquei em Patins, foi de que, a partir de 2011/12, o organismo federativo iria obrigar os clubes da 1ª Divisão filmarem os próprios jogos e disponibilizarem os vídeos até às Quartas-Feiras a seguir à realização das partidas à FPP.
O objectivo é dar a todos os agentes da modalidade mais material para que se possa estudar a modalidade.

Ajudar a melhorar arbitragem
A novidade surgiu aquando da discussão sobre as dificuldades dos árbitros: a falta de treinos, aliada à falta de material audiovisual para que os árbitros corrijam os próprios erros e/ ou aprendam com os colegas, estão a prejudicar a evolução dos juízes.
Se os vídeos dos jogos estivessem disponíveis para todos, os árbitros e os treinadores teriam material para estudar, fazendo com que a modalidade evoluísse! 

Fonte/Texto: Site "Mundo do Hóquei"
Fotos: Site "HC Turquel"

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer se o site www plurisports.com tem a haver com a federação? Este fim de semana transmitiram 7 jogos em directo entre os quais Porto, Viana e Barcelos. Fiquei de barriguinha cheia.Espero que seja para continuar.