domingo, 12 de setembro de 2010

PAPARUCO O COMENTADOR

 "Num jogo de treino não havia necessidade"

 A nova época aproxima-se e as crónicas do “Paparuco” também, e nada melhor do que aproveitar um sábado de manhã para abrir o apetite para um “Bacalhau com batatas a murro” e ir ver um jogo de preparação de seniores. Dirigi-me calmo e tranquilo ao Pavilhão Albano Mateus, não sem antes ter bebido uma “minizita” mais o meu filho da escola Uriel Mota Correia e termos discutido os pormenores para o Almoço Comemorativo das Bodas de Prata do CFT/CRO 85. Mas divagações à parte lá cheguei ao Albano Mateus, já com uns minutos de jogo e os Tigres a vencer por 1-0. Depois de cumprimentar os amigos e conhecidos, apesar de um ou outro não terem “tossido nem mugido”, mas compreende-se pois Deus quando andou por cá não distribuiu a educação a toda a gente. Assentei arraiais ao pé do amigo Fernando Vieira e lá fui vendo o jogo e fazendo a minha análise, que reflecte aquilo que eu vi e claro a minha opinião.
Vi uma equipa que viajou de Almeirim cheia de excelentes valores individuais, mas ainda a sair um bocado “atabalhoada” para o ataque, e a “claudicar” um pouco no conjunto mas a pressionar a todo o comprimento do ringue e com o Jorge Godinho no banco a saber gerir tão valioso plantel, que apesar das mexidas não se ia notando diferenças.
Do lado da União FE começo por destacar os guarda-redes, Márito que jogou a 1ª parte e demonstrou todo o seu valor, Velez que iniciou a 2ª parte e disse “presente” com um punhado de boas defesas, nem parecendo que esteve tanto tempo inactivo, e o “puto" Rodrigo Saboga a efectuar uma série de defesas apertadas e a dizer ao técnico que pode contar com ele. E pronto, de resto vi uma equipa a jogar cada um para si, sem entrosamento, mas claro os treinos começaram há pouco tempo e concerteza que esse aspecto irá ser melhorado, pois o plantel à disposição do Prof. Carlos Filipe tem qualidade e experiência, e quando acertar agulhas certamente que teremos um hóquei bonito, de conjunto e com objectivos bem delineados. Podemos em termos comparativos dizer que a bola no stick dos homens de Almeirim vai rodando de uns para os outros tentando criar desequilíbrios e vantagem em frente à área adversário, ao passo que no União ainda se joga muito sozinho ou cada um para si, pois tínhamos jogadores que de “revienga” em “revienga”, de “chiquelina” em “chiquelina” lá iam tentando levar a água ao seu moinho, esquecendo por vezes que o hóquei é um jogo colectivo. Apesar de ser compreensível numa altura destas do campeonato pois cada atleta quer demonstrar que tem valor para o cinco inicial, está na altura, agora que se inicia a 2ª semana de treinos de começar a ganhar automatismos e confiança, pois o valor está lá, e agora é só juntá-lo e por o União a jogar bonito como na época passada.
Num jogo de treino apitado por um jovem, os jogadores de ambas as equipas não facilitaram o seu trabalho, pressionando-o em certas decisões por ele tomadas como se o jogo se tratasse de uma final. Podemos também dar nota negativa, mais uma vez a um atleta dos Tigres (e não é perseguição, mas cada vez que o vejo actuar, tem atitudes que não se coadunam com o desporto que pratica., e sendo ele um jogador de eleição com uma técnica acima da média, não se deveria perder um quezílias e em actos de indisciplina) e se da 1ª vez ao agredir um atleta do União depois de uma sobre ele e que o árbitro não assinalou esteve mal, da 2ª vez foi um atleta do União a estar mal ao agredi-lo, mas ele não se fez rogado e depois de se levantar do chão vai de cabeçada no jogador do União que não se ficou, levando à intervenção de jogadores de ambas as equipas e de pessoal do banco que prontamente saltou para o ringue.
Tirando estas desavenças, que acho que tem de ser vistas e revistas, pois um acto irreflectido deste género pode deitar tudo a perder quando os jogos forem a contar para o campeonato, acabou por ser um bom jogo com duas equipas em situações diametralmente opostas até pelo facto da posição que ocupam actualmente no panorama hoquista nacional.

1 comentário:

De frente para a pista disse...

Bom dia

Permita-me que coloque aqui uma questão, para tentar perceber as novas tacticas do hóquei.

- Uma equipa quando está em superioridade numérica, tem de deixar um jogadoe«r a defender para no ataque jogarem 3x3 ?

Pois foi o que eu vi fazer à equipa do Entroncamento quando o Patricio levou cartão azul.

Obrigado, desejo boa sorte a todos os clubes ribatejanos