domingo, 20 de junho de 2010

ANGOLA CANDIDATA-SE AO MUNDIAL

Angola candidata-se a organizar mundial de 2011

Luanda - A Federação Angolana de Patinagem (FAP) apresentou a sua candidatura junto ao Comité Internacional de Rink Hókey (CIRH) e à Federação Internacional de Roller Skate (FIRS) para organizar a 40ª edição campeonato do mundo da modalidade em sénior masculinos, devendo concorrer com a Argentina, soube hoje a Angop de fonte federativa. O vice-presidente da FAP, Pedro Azevedo, informou que depois de ter sido retirada a organização a Moçambique (por alegada falta de condições), a instituição angolana avançou a intenção, uma vez que existe um forte apoio por parte do Ministério da Juventude e Desportos.
"A ideia de Angola é realizar a prova para que ela não saia de África, porque a Argentina também está na corrida", disse, adiantando que, caso seja dada a organização ao país, as províncias de Luanda e Benguela são as que deverão albergar a prova por reunirem melhores condições para o efeito.
Apontou a realização com êxito do primeiro campeonato do mundo de clubes na capital do país, em 2006, como sendo um dos factores que o leva a escolher Luanda, enquanto sobre Benguela referiu existir condições hoteleiras e de infra-estruturas desportivas.
O Comité Internacional de Rink Hokey vai se pronunciar ainda este mês.
Terça-feira feira última o Comité Internacional de Hóquei em Patins, através do seu presidente, Harro Strucksberg, explicou que o cancelamento da realização da prova em Moçambique deve-se à falta de cumprimento do contrato entre este comité, a federação de Moçambique e o Governo moçambicano, rubricado em Julho de 2009, em Vigo, na Espanha", aquando da realização do último mundial.
Segundo o órgão internacional, não há garantia oficial do Governo moçambicano sobre a reabilitação do pavilhão para acolher a prova, nem resposta em relação aos prazos.
Angola esteve perto de acolher o campeonato do mundo de hóquei em patins pela primeira vez em 1974, evento que iria marcar a inauguração do pavilhão da Cidadela Desportiva, que, no entanto, não se realizou devido à situação de instabilidade antes da Independência Nacional.

In Agência Noticiosa "ANGOP"

Sem comentários: