quarta-feira, 2 de junho de 2010

HÓQUEI EM OLIVEIRA DO HOSPITAL

O Hóquei em Patins em Oliveira do Hospital e a formação de jogadores

Embora possa parecer incrível o hóquei em patins é uma modalidade que, desde há muitos anos tem forte implantação em Oliveira do Hospital.
É fruto da enorme carolice de uns quantos praticantes que, mesmo com enormes dificuldades, nunca deixaram morrer o seu carinho pelo hóquei e que hoje se devem sentir recompensados pelos feitos dos jovens atletas que brilham a grande altura no panorama desportivo nacional.
No sábado passado a convite de alguns directores do clube que conhecem a minha intervenção no desporto nacional, e o apoio que sempre manifestei a todas as modalidades do concelho enquanto Presidente do Município Oliveirense, estive no Pavilhão Municipal onde se disputava o encontro entre os juvenis do modesto FC de Oliveira do Hospital e os juvenis do poderoso FC do Porto a contar para o Nacional da categoria.
Em presença, portanto, duas realidades bem diferentes, tanto em meios económicos como em campo de recrutamento de jogadores e mesmo de técnicos, num pavilhão praticamente cheio de um publico entusiasta e conhecedor da modalidade.
Começou melhor a equipa do Norte, obtendo dois golos de rajada aos quais os oliveirenses responderam de imediato com belas jogadas mas sem conseguirem qualquer golo até ao intervalo.
Após o descanso o jogo "virou" e os jovens oliveirenses, sempre a jogar de forma consistente e grande velocidade, recuperaram e venceram a partida com inteiro mérito perante o delírio dos seus adeptos.
Até há uns anos era muito difícil manter uma equipa de seniores nos clubes do interior do país pois os seus melhores atletas partiam para o litoral em busca de melhores condições de vida ou para frequentar as universidades. Hoje as possibilidades são bem diferentes, nomeadamente em Oliveira do Hospital onde o Ensino Superior é uma realidade e poderá ser uma boa ajuda para a "fixação" dos jovens até ao final dos seus estudos.
Daí entendo, cada vez mais, que a grande via de desenvolvimento dos clubes e suas modalidades deverá assentar na formação de jogadores enquadrados por técnicos de grande qualidade que vivem no concelho e não são aproveitados, a somar aos técnicos locais, com provas dadas ,como é o caso do excelente António Marques.
Se isso for possível, e penso que até será relativamente fácil, o desporto oliveirense dará enorme passo em direcção a um futuro que poderá ser exemplar para o país.

Carlos Portugal in Correia da Beira_Serra
Foto: Clube União Micaelense

3 comentários:

Carlos Clemente disse...

Quero aqui deixar a este clube os meus votos sinceros para que alcancem os objectivos traçados, mas também desejar a esta equipa de Juvenis(que eu bem conheço) que com a sua humildade possam conquistar o ceptro de Campeões, mas se tal não acontecer, tem de se reconhecer que eles já são Campeões.

Bem Haja Para Vós

Anónimo disse...

Quero aqui deixar os parabéns à equipa de Juvenis do F.C.Oliveira do Hospital, pelo excelente trabalho que vem fazendo, mesmo sendo um clube dito " do interior ". Quero dar os parabéns também ao seu treinador ( António Marques ) pelo esforço e dedicação a toda a formação do seu clube, pois, os frutos estão agora a colhe-los e penso que o futuro também está garantido, pelo o que vi da sua equipa de benjamins.

Um abraço,

Nunão - A.C.R.Santa Cita

Anónimo disse...

Parabéns ao clube amigo do União Entroncamento.
Grande trabalho o do Mister Tó Marques e de pessoas como a Dona Sofia.
Estamos quase a caminho,é com grande prazer que estaremos presente no Torneio de Oliveira Hospital.
Os amigos do UFE