sábado, 26 de junho de 2010

VITÓRIA HISTÓRICA DO CDPA

No fim de semana de 5 e 6 de Junho a equipa de Escolares do CDPA venceram e Barcelona o XXIX Torneio L’Enxaneta de Hóquei Patins,
Este torneio Internacional dedicado aos escalões de formação onde se podem encontrar nos diversos escalões as equipas de acabam de sagra campeões da de Espanha e da Catalunha, tinha no seu palmarés apenas vitorias de equipas Espanholas no torneio apesar de ter já quase trinta anos este torneio.
Os nossos Escolares defrontaram as equipas de Club Patim Masquefa com vitoria por 10-0 na segunda jornada defrontaram o GEIG e venceram por 3-2 depois de estarem a perder por 2-1 a 4 minutos do final, vencendo o troféu de melhor remontada, na 3 jornada nova vitoria por 2-1 sobre o Club Patin Sant Ramom B e no ultimo jogo e com a obrigatoriedade de vencer pois tinha menor diferença de golos perante o Club Patin Sant Ramon A, uma vitoria clara por 7-3, alem deste troféu vitoria para a Inês GR e para o Guilherme Amorim Avançado, no torneio de Livres directos.
Alem das brilhantes conquistas efectuadas a troca de culturas e a amizade que se criou entre os miúdos que viveram quatro dias em casa dos Atletas do Club Patim Sant Ramon B, tornaram este Torneio inesquecível para todos.

No decorrer da amizade entre dois pais (jogadores de equipas de veteranos de Portugal e Espanha, respectivamente), que surgiu o convite de participarmos num torneio de Hóquei Patins em Vilafranca del Penèdes. Este Torneio teve a sua 29ª edição e é organizado pelo Club Patín de Sant Ramon (clube de
hóquei que pertence a um colégio católico). E, realizou-se de 04 a 6 de Junho de 2010. É considerado um Torneio de referência na Catalunha, onde além de equipas catalãs participam equipas de outras regiões de Espanha e, convidam sempre uma equipa estrangeira (portuguesa, francesa, italiana).
O nosso encontro ficou marcado para as 7H00 da manhã no aeroporto de Lisboa do dia 04 de Junho, para efectuar o check in.
O grupo era constituído por 13 jogadores e 24 familiares, num total de 37 pessoas. Chegados a Barcelona, tínhamos à espera um autocarro que nos levou a visitar os pontos mais importantes da cidade, bem como, o estádio do F C Barcelona e o famoso Plau Blograna Ao final do dia, rumámos ao nosso destino – Vilafranca del Penédes. E, assim, começou esta inesquecível aventura para os nossos 12 meninos e 1 menina (nascidos em 1999 e 2000).
As crianças foram entregues a famílias de acolhimento (pais das crianças da equipa B de Sant Ramon), que foram os seus pais durante os 3 dias seguintes. Cada criança ficou em casa, dum menino da equipa da casa, com uma nova família, nova língua e novos costumes.
O escalão em que jogaram era constituído por 4 equipas. Durante o torneio a nossa equipa venceu os três primeiros jogos, indo disputar o título com a equipa A de Sant Ramon. Foi com emoção que vimos as suas famílias de acolhimento e respectivos “hermanos” sentados a nosso lado a torcer pela nossa equipa e a gritar emocionadamente:
Foi com redobrada emoção que ao recebermos a tão cobiçada taça, os nossos amigos vieram para o campo tirar fotografias com os seus “niños” portugueses e os seus “papas”. Foi grande o feito dos nossos meninos Grandes, que trouxeram para casa uma taça que nunca tinha saído da Catalunha.
Além disso, ganharam no seu escalão, a taça, para: Melhor Guarda-Redes – Inês Caldeira – a nossa PRINCESA, mostrou que num mundo de
meninos, também há lugar para as meninas; Melhor Marcador – Guilherme Amorim – com calma e destreza tudo é possível;
Equipa com menos golos sofridos – não interessa só marcar muitos golos, também é importante não sofrê-los. Mas, o facto da nossa equipa ter ganho o Torneio não foi o mais importante. Houve outras coisas, igualmente senão mais importantes:
• Dar a conhecer a nossa Vila e a sua tradição em Hoquéi em Patins (a cada família de acolhimento foi oferecido um stick da Pastelaria Oceânia, com a história do mesmo);
O incansável esforço dos pais, que desenvolveram diversas acções para angariar fundos para a viagem (venda de rifas e bolos);
• A união entre os pais e atletas: desenvolveu-se e consolidou-se novas amizades;
• A força de vencer supera muitos obstáculos e quanto é grandioso pertencer a uma instituição chamada CDPA.
Esta viagem foi sobretudo, uma aventura para todos nós e uma experiência de vida que nunca mais iremos esquecer, sobretudo os nossos “PEQUENOS CAMPEÕES”.

Crónica e Fotos: José Ramos

Sem comentários: