sábado, 8 de setembro de 2012

50º EUROPEU ARRANCA AMANHÃ EM PAREDES

É já este domingo, 9 de Setembro, que arranca em Paredes, no Pavilhão Municipal Rota dos Móveis, a 50ª edição do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, competição que estenderá por sete dias e um total de 21 jogos, até ao próximo sábado, 15 de Setembro.

Desde o último título europeu conquistado pela Selecção Nacional em 1998 que Portugal não recebia a organização de um Campeonato da Europa de Hóquei em Patins. Apesar de a Espanha ser actualmente a grande dominadora desta competição, tendo conquistado as últimas seis edições do Campeonato da Europa, Portugal continua a ser a Selecção mais vitoriosa desta competição, que venceu já por 20 vezes, metade dos quais em casa.

Queremos vencer diante do nosso público e terminar este longo jejum de 14 anos. A Espanha é a actual hexacampeã e é sempre uma forte adversária. Mas temos um grupo muito forte e extremamente motivado que tudo vai fazer para festejar este título em casa”, garantiu Rui Neto após o último treino da Selecção Nacional.

Além do país anfitrião e da actual detentora do título europeu, marcam igualmente presença neste Campeonato as selecções de Itália, França, Suíça, Alemanha e Inglaterra. A competição abre este domingo, 9 de Setembro, às 15:30, com o jogo entre a Espanha e a Alemanha, prosseguindo depois, a partir das 17:15, com a partida entre as selecções da Inglaterra e Itália.


Antes do jogo inaugural de Portugal frente à sua congénere suíça, às 22h30, em jogo transmitido em directo pela RTP1, de resto, tal como todas as partidas que envolvem a Selecção Nacional, terá lugar a Cerimónia oficial de abertura deste 50º Europeu de Hóquei em Patins, com um espectáculo que terá início cerca das 21:15 e se prolongará por quase 1 hora.

Aproveitando a celebração das bodas de ouro do Europeu de Hóquei em Patins, o espectáculo revisitará alguns dos momentos altos desta competição e lançará a exposição internacional Art on Chairs que se realizará em Paredes entre os dias 14 a 18 de Novembro próximo.

A cerimónia de abertura envolve um total de 72 profissionais, incluindo 15 acrobatas e 24 patinadores coordenados pelo antigo Campeão do Mundo de Patinagem Artística, Hugo Chapouto. Em acção vai estar igualmente o quarteto Campeão da Europa de Patinagem em 2012.

Mais informações no portal oficial da Federação de Patinagem de Portugal (www.fpp.pt) e na página do 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins (www.europeuhoquei-paredes2012.com).

Informação: Diogo Santos, Gabinete de Imprensa da FPP

Sem comentários: