quarta-feira, 12 de setembro de 2012

AP RIBATEJO REAGE EM COMUNICADO E FAZ "PROVA DE VIDA"

Face aos últimos desenvolvimentos ocorridos na AP Ribatejo, entre eles a situação de recusa dos árbitros de comparecerem aos jogos por falta de pagamento dos serviços prestados, situação que já se arrasta desde meados do ano civil, o pedido antecipado de eleições para a APR por parte da actual direcção, o chumbo das contas por parte dos Clubes nas diversas Assembleias que o Presidente da Assembleia Geral tem efectuado, tem levado ao adiamento de soluções e a algum impasse.

A reunião efectuada durante o mês de Agosto pela maioria dos Clubes da AP Ribatejo para debaterem problemas e trocarem ideias, levou a uma reacção da Direcção da AP Ribatejo, que emitiu um comunicado a repudiar a atitude dos Clubes presentes na referida reunião efectuada no Entroncamento e a esclarecer alguns pontos.

Deixamos aqui na integra o comunicado que a Direcção da AP Ribatejo enviou aos seus filiados e FPP.

"Exmos Senhores,

Antes de mais os nossos melhores cumprimentos.

A direcção da APR reunida a 30 de Agosto de 2012, vem pela presente informar a V. Exas. do seguinte:

Como é do conhecimento de todos os clubes, a sede da APR, conforme informação prestada em 9/7/2012, encerra todos os anos no mês de Agosto para férias da administrativa. Sendo que, para situações pontuais e urgentes os diversos elementos da direcção da APR têm os telefones disponíveis, encontrando-se os números de telefone na Página da APR.

Mais informamos que a Direção da APR, não tem indicação que algum Clube tenha tentado contatar algum Director através dos telefones disponíveis na página da APR.

Para surpresa da Direcção da APR, alguns clubes, não sendo mencionado no documento enviado a esta Direcção, quais e quem procedeu à convocatória, para uma reunião no passado dia a 25/8/2012, na sede do UFE no Entroncamento. Lamentamos tal situação, nomeadamente e atendendo a que, era do conhecimento dos clubes que a sede da APR se encontrava encerrada. Pergunta-se porquê esta iniciativa em período de férias, não só dos serviços mas também da maioria dos diretores e responsáveis pelos clubes??

No documento enviado a esta Direcção onde relata os assuntos tratados na dita reunião, é referido um pedido de demissão de um elemento da direcção, neste caso com as funções de Vogal. Quanto a tal, somos a informar que até ao momento a Direcção da APR, não tem conhecimento de qualquer tomada de posição de demissão.

Mais informamos sim, que a Direcção solicitou no passado mês de Abril ao Senhor Presidente da Assembleia Geral, eleições Gerais para o dia 25 de Maio de 2012. O Senhor presidente acedeu ao pedido marcando as referidas eleições para 15 de Junho de 2012.

Nesta Assembleia Geral, estiveram presentes os clubes, a saber, UFE, Tomar e Santa Cita. E, que para surpresa da Direção da APR, não foi presente qualquer lista.

No entanto, o Senhor Presidente do UFE face ao impasse, solicitou à mesa 15 (quinze) dias para apresentar uma lista, que referiu já andava a preparar. Sendo que até ao presente não fez qualquer entrega da mesma…

Talvez a situação, atrás referida, da demissão de um Vogal desta Direcção esteja relacionada com a intenção desta Direcção de solicitar eleições.

Assim, continuamos a aguardar a apresentação duma lista para os corpos sociais da APR e, atendendo a que esta Direcção se mantêm em funções apenas e só como se comprometeu perante a Assembleia Geral para garantir os serviços até à tomada de posse de novos corpos sociais, por forma a que a APR não entre num vazio e sobretudo na defesa dos clubes seus filiados que nos merecem todo o respeito. Daí não termos mudado a nossa postura quanto à dedicação e gestão normal dos serviços e obrigatoriedades, enviando através de correio electrónico ou por telefone informações sobre todas as práticas necessárias ao bom funcionamento e cumprimento dos clubes quanto às normas e datas a seguir pelos Clubes em tempo devido, conforme sempre o fizemos e nos comprometemos a continuar a fazer.

Não foi nem nunca será de tomar qualquer posição contrária aos interesses dos clubes, antes pelo contrário, tendo esta Direcção tomado atitudes no sentido de facilitar processos, nomeadamente, em termos financeiros, compreendendo a situação económica e financeira que os clubes atravessam face às dificuldades financeiras. Daí deixarmos ao critério de quem dirige os clubes a compreensão das posições que a Direcção da APR tem tido até ao momento.

Quanto ao expediente da secretaria estamos convictos que tudo se fez para que os serviços atempadamente fornecessem toda a informação disponível aos clubes, bem como respondendo a todas as dúvidas que os mesmos nos solicitam para esclarecimento e posterior resolução.

Relativamente à postura de alguns Clubes que no referido documento equacionaram a participação em Campeonatos de HP por outras Associações baseadas no vazio de informação por parte da Direcção da APR, informamos o seguinte:

No Comunicado enviado aos Clubes, no ìnicio de Julho, para além da indicação do periodo de férias, das condições para a filiação dos Clubes, resultados das competições anteriores, também indicámos as formas e valores para a inscrição dos atletas, taxas de arbitragem e o planeamento da próxima época. Relativamente ao Planeamento da próxima época, que referem como vazio da nossa parte, foi idêntico aos anos anteriores, indicando que seriam realizados os Campeonatos Regionais em conjunto com outra(s) Associação (ões), para garantir o número mínimo de equipas para possibilitar aos nossos filiados as condições necessárias ao possivel acesso aos Campeonatos Nacionais. Neste sentido, conforme habitual, e já do vosso conhecimento, marcámos reunião com a Associação de Patinagem de Leiria para efectuar os respectivos sorteios e atribuir responsabilidades pela realização de cada prova a cada uma das Associações envolvidas. Conforme informação já enviada para os nossas filiados a referida reunião está marcada para o próximo dia 8 de Setembro na Sede da APLeiria.

Recordamos que os Clubes deverão indicar atempadamente as equipas que pretendem inscrever nos referidos Campeonatos Regionais, agradecendo também a presença dos Directores na reunião, preferencialmente munidos das informações relativas ao horário pretendido para a realização dos jogos na qualidade de equipas visitadas, por forma a facilitar a elaboração dos calendários.

Alertamos igualmente para a necessidade de uma leitura atenta ao comunicado nº33/2012 da FPP, do passado dia 23 de Agosto, que delibera sobre a forma de operacionalizar a participação nos campeonatos Regionais: " Agrupamento dos Clubes da Associação de Patinagem de Leiria com os Clubes da Associação de Patinagem do Ribatejo".

Esperamos que não existam dúvidas sobre a forma organizacional dos campeonatos 2012/2013: em moldes idênticos aos anos anteriores.

Para terminar, não queremos deixar de referir que esta Direcção tem valores por liquidar aos árbitros relativos a uma parte da época passada mas, é nossa intenção proceder a esta regularização brevemente. Daí, estarmos a agendar para dentro de dias uma data para reunir com o CA e esclarecer ou eventualmente proceder à regularização dos referidos pagamentos e garantir que os jogos do próximo Campeonato sejam novamente arbitrados.

Contamos ter esclarecido todas as dúvidas levantadas pelo aludido documento (que pensamos sem fundamento, nem com que intenção foi elaborado) sobre a postura desta Direcção, e mostramo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Se mais, somos com estima e consideração,

A Direcção da APR"

Titulo: Cartão Azul

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