quinta-feira, 25 de outubro de 2007

ESPAÇO ABERTO

A propósito da entrada do Equador no Campeonato Mundial sub 20 no Chile queé uma excelente notícia já muita gente que diz e com razão que vai havercabazadas e isto acontece porque os dirigentes internacionais não fazemprojectos de formação nos Países e até pesquisa de novos Países para aprática da modalidade, como isto anda muito abandonado, alguns paísesmantêm-se a custo e outros voluntariamente aderem à modalidade sem qualquerapoio . Porque isto é assim, se não se fizer um trabalho de marketing e depromoção do Hóquei em Patins ele fica esquecido (apesar de ser dos melhoresdesportos do Mundo ) porque existem solicitações de todo o tipo emodalidades a promoverem-se a anos luz da nossa . Desta forma só à umcaminho e tenho defendido isto noutros fóruns , que é o de o Hóquei emPatins criar Associações e Federações sozinho , separa-se das outrasmodalidades da patinagem ( até porque não têm nada a ver uma com as outras ), porque senão morre . Vê-se o exemplo da FIRS que não liga patavina àmodalidade e por outro lado , já vemos alguns exemplos da tendência para oHóquei em Patins ser independente , vejamos os casos na Argentina , Chile ,México e até aí na Suíça . Deste modo o Hóquei séria melhor gerido comprojectos concretos, como por exemplo o Olímpico. Para terminar queria poroutro tema à discussão, porque não universalizar o nome do Hóquei em Patinsnum só nome para a modaliade , nos EUA é Hardball Hockey , nos PaísesFrancófonos é Rink Hockey , na Alemanha é Rollhockey , em Portugal é Hóqueiem Patins , na Itália é Hóquei Pista, em Espanha é Hoquei sobre Patines, etcetc porque não um só nome para todo o Mundo .Agradeço o favor de publicação no vosso blog , pondo à discussão 3 temas que resumo:
* Marketing , promoção , pesquisa , angariação e formação em novos Países e consolidação dos existentes que mais precisarem de apoio.
* Criação de Associações e Federações apenas para o Hóquei em Patins .
* Uniformização a nível Mundial do nome da modalidade

Cumprimentos
Rinito Cavaco Rita

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas Tardes,
Com todo o respeito não vejo necessidade alguma de o Hoquei em Patins se distanciar das restantes espcecialidades e não vejo como ganharia no futuro com tal separação. Acho-a até meio estranha. Era como se, de um momento para o outro, o pessoal do altetismo viesse a querer separar os Saltos dos Lançamentos e das Corridas, porque sabemos que o altetismo nscional ganha mais com as corridas, então vamos esquecer os saltos e mesmo os lançamentos... não há fundamento para tal. Por outro lado, quem muito separa tudo perde e nada colhe.
Quanto ao nome...porquê mudar? è um novo jogo? Bem seria melhor se tivesse adiantado algum, porque realmente não consigo encontrar nenhum para a subtituição, até porque me parece que este é o seu nome.
Abraço
FM

nelson disse...

Boa Tarde,

Foi com alguma surpresa que vi essa noticia no site oficial do campeonato mundial.
Estou já a tentar saber mais pormenores sobre esta participação (?) do Equador no campeonato, para publicar em www.mundook.net.

Pelo que me informaram, o Equador irá participar, com a ajuda da Federação Espanhola. No entanto, e apesar de a federação equatoriana querer aproveitar esta oportunidade, duvido muito que arrisquem agora a ser humilhados (as despesas são por conta da organização, mas não se brinca com as cores de um país...).

Mesmo antes da divulgação desta informação no site oficial, estava previsto, para 2008, a organização de um torneio nacional de hóquei em patins tradicional, no defeso da época de in-line.

Em resumo, e sem muitos detalhes disponiveis, acho que a Federação Equatoriana está a trabalhar no hóquei tradicional... a Espanha e o Chile só estão a ajudar, como podem.

E oxalá o Equador participe, pois num Mundial com 16 equipas, acho que o Equador ficaria incluido no nosso grupo... lol

Abraços

Nelson Alves
www.mundook.net

nelson disse...

Aqui fica o link para o tal artigo sobre o Equador. Aguardei apenas a confirmação do apoio (ou não) da Espanha ao Equador.

http://www.mundook.net/noticias/internacional/internacional346.htm

Abraços

Nelson Alves
www.mundook.net