quarta-feira, 24 de outubro de 2007

HÓQUEI EM PATINS - DÉCADA 70

Continuando a minha navegação pelo oceano cibernético encontrei no site "Centenário do Sporting" esta noticia que traz boas recordações a quem gosta de hóquei em geral e aos Sportinguistas em particular.
DREAM TEAM
Equipa de sonho, com Rendeiro, Livramento, Ramalhete,
Chana e Sobrinho, dominou o hóquei na década de 70
O Sporting dominou o hóquei em patins Português durante quatro anos, da época 1974/75 a 1977/78.
Durante esses quatro anos de ouro, o clube de Alvalade conquistou quatro títulos nacionais, duas Taças de Portugal e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Na base destes êxitos esteve uma equipa que constituiu, na altura, um autentico “dream team” do hóquei em patins.
Nomes como António Ramalhete, Júlio Rendeiro, sobrinho, Chana e Livramento espalharam pelos ringues nacionais e europeus uma verdadeira classe hoquista, tanto ao serviço do Sporting como da Selecção Nacional.
De todos os títulos conquistados por este “ cinco “ maravilha, a vitória na 11ª edição da taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1977 – a primeira de uma equipa Portuguesa – constitui o ponto mais alto para conjunto de jogadores do Mundo, manteve-se, mais tarde, no topo da modalidade, agora como treinador.
CURIOSIDADE
Torcato Ferreira comandou o "Dream Team"
e foi considerado o melhor treinador do Mundo
No comando do “dream team “ do hóquei em patins Português estava um treinador então considerado como o melhor do Mundo: Torcato Ferreira.
Nascido em Lisboa, no dia 24 de Janeiro de 1922, Torcato Ferreira começou a impor-se no Benfica.
Quando da sua passagem para o Sporting, o técnico construiu aquela que seria a 1ª equipa portuguesa a vencer uma Taça dos Clubes Campeões.
Para além de exercer a sua actividade em clubes, Torcato Ferreira, como seleccionador nacional, venceu três Europeus, um Mundial e uma Taça das Nações.

8 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente a equipa que vi jogar o mais bonito hoquei de sempre!

João Pedro Vaz

Anónimo disse...

Obrigado por me fazer recordar esta fase dourada do hóquei Leonino, pena que a ultima incursão a nível senior tenha acabado da forma que acabou, mas penso que melhores tempos virão.
Um abraço e continue com estas curiosidades o pessoal agradece

Anónimo disse...

Jogavam o jogo pelo jogo, davam espectaculo e havia golos, muitos golos, nada a var com o hoquei tactico de agora onde por incrivel que para ça acabam jogos 0-0. Outros tempos, aliás bons velhos tempos.

Anónimo disse...

Sempre a mudar as regras!
Quanto mais mudam, pior fica!
Vejam o Futebol, nunca muda as regras.
Uma pessoa que desconheça as regras do hóquei, quando vai ver um jogo não percebe nada daquilo, o que num ano é falta, no seguinte, já não o é!

Anónimo disse...

Grande equipa, grandes executantes, e sem duvida uns dos melhores periodos do hóquei português.

Anónimo disse...

E eu que joguei contra todos eles.
Belos tempos...

Um gajo que não percebe nada disto

Anónimo disse...

neste blog há muita censura... nunca pensei.
Manel

Anónimo disse...

Joao Pedro Vaz, também eu. E passei grandes momentos a seguir esta equipa, onde tinha colegas dos tempos de Estudante da Salesiana. Nunca é por demais recordá-los. Gilberto Dias Borges