quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CHEGÁMOS AOS QUARTOS

Terminou ontem a primeira fase do Mundial "Angola 2013" e já são conhecidas as equipas que seguem para os quartos-de-final e as que vão disputar os lugares que levam à descida ao Mundial B.


Olhando para as oito selecções apuradas para os 1/4 de final e perante o que era expectável, apenas Angola não conseguiu atingir esse patamar, juntando-se assim aos EUA que na mesma condição, ou seja de país organizador (2005 - San José, Califórnia) que não conseguiu atingir os 1/4 de final, todos os outros são "clientes habituais" destas andanças, com mais ou menos participações e neste "rol" destaque para Moçambique que depois do excelente 4º lugar alcançado na Argentina em 2011, volta a estar entre os melhores.

Mas olhando para os grupos um a um e começando pelo Grupo A, Espanha e Brasil foram os dois primeiros num grupo onde se esperava que a Suiça pudesse ter uma palavra a dizer e juntamente com o Brasil lutar pelo 2º lugar, mas os Canarinhos sob a batuta de Cacau foram mais fortes e venceram por 4-2 os Helvéticos e ainda deram "água pela barba" a "nuestros hermanos".

No Grupo B a Argentina venceu todos os jogos e conquistou o 1º lugar, deixando a 2ª posição à mercê de França e Alemanha que no ultimo jogo disputavam um lugar nos 1/4 de final com a equipa Gaulesa a vencer por 1-0, deixando a equipa de Angela Merkel a lutar para se manter no Mundial A.

Foto: Catarina Maria

No Grupo C e quando todos apostavam em Portugal e Angola para seguirem em frente, eis que da América do Sul chegou o Chile, uma equipa a defender muito bem, com um excelente guarda-redes e mortífera nos lances de bola parada a intrometer-se nas contas e a deixar o país organizador de fora. Portugal fez o que lhe competia e venceu os três jogos acabando por ser a equipa mais concretizadora nesta 1ª fase.

No Grupo D Itália era a favorita e confirmou ao vencer todos os jogos e juntamente com a Espanha conseguir ser a equipa menos batida consentido apenas 4 golos. Moçambique era apontado como a outra equipa favorita ao apuramento e com José Querido ao leme conseguiu atingir essa posição, apesar da dificuldade que teve em levar de vencida a equipa dos Estados Unidos.

Amanhã começa a nova fase desta Mundial, o primeiro realizado em África e que prova como a modalidade está viva e não foi por acaso que ontem na Arena de Luanda presenciaram o Angola vs Portugal cerca de 11 mil espectadores. Se os jogos de hóquei primassem por utilizar a ciência exacta e seguissem as estatísticas e os favoritos fossem isso mesmo, podíamos avançar que as meias-finais seriam jogadas entre Espanha vs Itália e Portugal vs Argentina, mas como o hóquei assim como qualquer desporto de equipa é tudo menos exacto e "prognósticos só no final do jogo" vamos ver quem são os vencedores do Espanha vs França - Argentina vs Brasil - Portugal vs Moçambique e Itália vs Chile.

Na minha opinião e pelo que observei nesta primeira fase Espanha e Portugal estão com patim e meio nas meias-finais assim consigam manter o que demonstraram frente ao Brasil e Angola respectivamente. A Argentina apesar de partir como favorita frente ao Brasil vai ter de provar "na quadra" que é superior à Canarinha, quanto à Itália terá de apelar a toda a qualidade dos seus atletas para poder levar de vencida o Chile que como disse anteriormente defende muito bem, tem um contra ataque venenoso e só sai pela certa e é mortífero nas bolas paradas.

Sem comentários: