segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SC TOMAR PAROU AO SINAL ROXO

O regresso da equipa do SC Tomar ao Jácome Ratton após a passagem pelo Municipal trouxe um derby Regional que colocou frente-a-frente a equipa de Nuno Lopes e a do Prof. João Simões, o HC Turquel, num jogo com nove golos e incerteza até ao apito final.
 
Foto: Barros Simões

A equipa da Catedral do Hóquei entrou na partida mais acutilante e tentar procurar espaços no ultimo reduto Leonino e chegar à vantagem o mais cedo possível. O SC Tomar ia contrariando essa situação, procurando em rápidas transições apanhar descompensada a defesa contrária. Mas seria o HC Turquel a chegar à vantagem no minuto sete, com Daniel Matias a concluir com sucesso uma jogada de contra-ataque. Nesse mesmo minuto e numa seticada de longe Tiago Rafael aumenta a contenda para 0-2. O SC Tomar a perder por duas bolas de diferença, não acusou o resultado e começou a superiorizar-se ao adversário, criando jogadas de "frisson" junto à baliza de Tuga e seria João Lomba a fazer o 1-2 concluindo um passe adocicado de Favinha. Até ao intervalo e apesar de o marcador não sofrer mais alterações os verde e brancos estiveram mais próximo do golo.

Intervalo: SC Tomar 1 - HC Turquel 2

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Os primeiros cinco minutos da etapa complementar foram de "loucos" com Esteves a empatar num lance concluído à boca da baliza. O HC Turquel quase não deixou o adversário fazer a festa do golo e segundos volvidos Vasco Luís coloca de novo "Os Brutos dos Queixos" a vencer por 3-2. Antes da conclusão deste 5 minutos Luís Silva na marcação do livre directo correspondente ao azul mostrado a Vasco Luís setica forte mas Tuga defende e mantêm a sua equipa na frente. O SC Tomar não aproveitou a situação de power-play e o jogo continuou emotivo com oportunidades para ambas as equipas, mas Fábio e Tuga iam chegando para as encomendas. Com 13 minutos decorridos Ivo Silva aproveita uma bola que ressaltou na tabela e empata de novo a contenda. Mais uma vez a correr atrás do prejuízo e a conseguir "agarrar" o adversário, pensou-se que era agora que o SC Tomar com o apoio do seu publico dava a volta ao marcador, mas isso não viria a acontecer e Vasco Luís à entrada dos últimos dez minutos aproveita uma defesa incompleta de Fábio e faz o 3-4. Como já havia feito anteriormente o SC Tomar foi novamente atrás do prejuízo, mas a 10ª falta de equipa leva Vasco Luís para a marca de livre directo e o dianteiro do Turquel faz o 3-5. Rude golpe para a equipa Leonina que sofre o golo e vê Nuno Lopes levar o azul das mãos de Vítor Roxo. À entrada dos últimos cinco minutos foi a vez do HC Turquel atingir a 10ª falta, Hernâni Diniz salta do banco, e com classe bate Tuga na conversão do livre directo. Até final o Turquel foi "escondendo a bola" do adversário, e o Tomar sempre que tinha a mesma atacava a baliza adversária, mas sem conseguir empatar de novo a partida, acabando por "morrer na praia".

Final: SC Tomar 4 - HC Turquel 5

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Vitória que se aceita do HC Turquel que conseguiu sempre passar para a frente do marcador, assim que o SC Tomar chegava ao empate, e também pela forma como segurou a bola nos últimos minutos, limitando ao máximo as hipóteses de ataque do adversário. O SC Tomar acaba por perder pelo menos um ponto em casa, num jogo onde fez tudo o que estava ao seu alcance para isso, mas onde voltou a desperdiçar uma oportunidade de bola parada que poderia ter dado outro colorido ao marcador na altura e outro rumo à partida.

A dupla de arbitragem constituída por Luís Peixoto (Lisboa) e Vítor Roxo (Leiria) que substituiu à ultima da hora Miguel Guilherme que não pode estar presente por motivos de doença (segundo informação que conseguimos apurar) teve em dois ritmos, se Luís Peixoto fez uma actuação boa técnica e disciplinarmente, Vítor Roxo teve uma actuação cirúrgica (vamos chamar-lhe assim) assinalando faltas ao HC Turquel a meio-rinque quebrando assim o ataque Leonino e quando surgiu a oportunidade de deixar o seu cunho, não a desperdiçou, estamos a falar do lance da 10ª falta do SC Tomar, pois existe um lance a papel químico com Luís Silva na área do Turquel na jogada anterior que não é assinalada e depois assinala-se na área do SC Tomar, e foi por isso que Nuno Lopes reclamou e viu o cartão azul. Lance também que ficou na retina dos presentes foi a falta assinalada contra o SC Tomar por Vítor Roxo, que depois o chefe de equipa Luís Peixoto acabou por corrigir e marcar ao contrário, pois assim tinha sido.

Foto: Barros Simões

SC Tomar: Fábio Guerra (gr) Nuno Domingues, Gonçalo Favinha, João Lomba (1), Ivo Silva (c) (1);
Suplentes: Daniel Leal (gr), Luís Silva, Dário Santo, Hernâni Diniz (1), David “Esteves” Gonçalves (1)
Treinador: Nuno Lopes

HC Turquel: Marco “Tuga” Barros (gr), Tiago Rafael (1), Daniel Matias (2), Pedro Vaz, Vasco Luís (2);
Suplentes: Samuel Santos (gr), Fábio Alexandre, Paulo Passos, Alexandre Duarte, André Luís (c)
Treinador: Professor João Simões

Sem comentários: