quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

FPP CELEBRA 92º ANIVERSÁRIO

A Federação de Patinagem de Portugal comemora hoje o seu 92º aniversário. Uma das Federações Nacionais que mais títulos deu a este país à beira-mar plantado inicia assim o ano de 2014 com a responsabilidade de continuar na senda das conquistas europeias e mundiais nas modalidades que estão debaixo da sua alçada aumentando assim o numero de medalhas que supera meio milhar. 

Foto: FPP

Sendo este espaço vocacionado para o hóquei e aproveitando o aniversário da Instituição, vamos olhar para 2013 e ver o que se passou de bom, menos bom ou mesmo mau. Sem duvida que as selecções de Sub-17 e Sub-20 elevaram ao máximo o nome de Portugal, tendo conquistado o titulo Euopeu de Sub-17 em Alcobendas ao vencer na final a França por 6-3. Luís "Tikinho" Moreira conquistava assim o ouro para Portugal em casa o eterno rival Espanha, que acabou por cair nas meias-finais aos pés da selecção Gaulesa. Os Sub-20 sob a batuta do Prof. Luís Duarte viajou até à América do Sul, mais propriamente até a Cartagena na Colômbia para conquistar o Mundial, derrotando na final a Espanha por 4-1, num campeonato imaculado onde os jovens Lusos venceram e convenceram em os jogos que disputaram. O Presidente da República não ficou alheio a esta conquista e enviou à FPP um telegrama de felicitações pela conquista em terras da Colômbia, ficou apenas a recepção no Palácio de Belém, mas essas geralmente é para o pessoal do futebol sejam ou não campeões. 

Quase a atingir o cimo da pirâmide estiveram as nossas meninas que com Carlos "Capi" Pires ao leme e com pouco tempo de trabalho se sagraram vice-campeãs europeias, perdendo apenas na final com a equipa da casa a Espanha, equipa que curiosamente haviam vencido na primeira fase deste Europeu Feminino que se disputou em Mieres. No entanto ficaram muito boas indicações para futuros compromissos de uma selecção jovem e de qualidade. 

A selecção principal voltou a conquistar o pódio mas não o lugar mais alto, aquele que nos foge desde 2003, quando em Oliveira de Azeméis conquistamos o Mundial. Este ano a jogar em casa, vamos chamar-lhe assim, pois este Angola 2013, o primeiro mundial em terras africanas tinha todos os condimentos para a equipa de Luís Sénica destronar a Espanha, e com uma fase de grupos imaculada, a equipa Lusa viria a ser eliminada pela Argentina, caindo assim para o jogo da consolação onde venceu o Chile conquistando o bronze. Destaque neste Mundial foi a aposta de Luís Senica em jovens valores que já são certezas com é o caso de Helder Nunes e Gonçalo Alves, que se juntam a João Rodrigues, Diogo "Chiquinho" Rafael e Ângelo Girão que realizou um Mundial de eleição provando que é sem duvida o melhor guarda-redes português da actualidade. 

Foto: Catarina Maria

No que diz respeito a outros eventos que não Europeus e Mundiais, a selecção principal venceu o Torneio de Montreux com Gonçalo Alves a saltar do banco e a converter uma grande penalidade quando todos os outros tinham falhado e assim lá vencemos a Espanha, mas uma equipa de Sub-23 sem Pedro Gil, Jordi Bargalló, Marc Gual, Sergi Fernández entre outros. Com esta vitória Portugal conquistou o tri e trouxe para a vitrina da FPP o troféu original. 

Em 2013, houve também o lado mau da coisa e sem duvida o que mais me marcou e ainda ninguém me explicou foi o facto de o hóquei em patins ter ficado fora dos prémios atribuídos na 18ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal. Mas sobre esse tema convido os leitores a lerem o artigo que escrevi na altura. 

Para terminar em 2014 pelo menos uma coisa será negativa e espero que seja a única, estou a referir-me aos Jogos da Lusofonia que devem ter lugar em Goa, Índia entre 18 e 29 d e Janeiro. Sendo esta a 3ª edição de um evento multi-desportivo disputado pela comunidade de países de língua portuguesa, não se compreende a ausência do hóquei em patins, quando a modalidade se disputa em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Macau e na Índia que irá participar como membro associado e país organizador. Um assunto que gostaria, assim como todos os amantes da modalidade ver esclarecido. 

Resta-me para terminar desejar à FPP um feliz aniversário e um 2014 cheio de sucessos desportivos. 

Sem comentários: