quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

TALENTO TAMBÉM SE ESCREVE EM RIBATEJANO

Ao segundo dia do novo ano, está na hora de olhar para o ano de 2013 e ver onde as palavras, «hóquei», «talento» e «Ribatejo» se unem e fazem sentido e acabamos por constatar que se unem em muitas situações que vamos enumerar de seguida e que na nossa opinião são as mais relevantes, sem esquecer que para além destes há outros talentos nesta nossa região e que certamente irão elevar bem alto o nome do Ribatejo.

Foto: Site Oficial Colômbia 2013

  • Diogo Neves
Já com muitos anos de Lisboa, primeiro ao serviço do Sporting CP e agora no SL Benfica, podemos afirmar que 2013 foi o ano da consagração do jovem Almeirinense que se sagrou campeão Mundial Sub-20 em Cartagena das Índias na Colômbia, evento onde foi considerado o melhor jogador. Para além deste título juntou outros a nível clubístico como vencedor da Taça Continental, Taça Intercontinental (onde apontou um golo) e afirma-se cada vez mais como opção para a equipa sénior encarnada com Pedro Nunes a acreditar no seu valor e dar-lhe tempo de “pista” seja a nível nacional, seja a nível internacional.

Foto: Carlitos Silva

  • Carlos “Carlitos” Silva
O jovem guarda-redes Tomarense teve em 2013 um ano para mais tarde recordar e juntar na sua galeria ao título de Campeão Nacional de Juvenis alcançado em 2011/2012 ao serviço do SC Tomar. Carlitos foi opção de Tikinho para a baliza da Selecção Nacional de Sub-17 que se sagrou Campeão Europeia em Alcobendas. O guarda-redes Ribatejano fez a estreia internacional frente a Israel logo no primeiro jogo do certame. As boas exibições que vinha fazendo com a camisola do SC Tomar e da Selecção foram decisivas para o SL Benfica o chamar para a sua equipa de Sub-17

Foto: Freddy Neves

  • Frederico “Freddy” Neves
Outro caso de talento “made in Ribatejo” que invade os rinques Nacionais e Internacionais. O jovem natural de Almeirim sagrou-se em 2013 campeão Nacional de Iniciados ao serviço do Sporting CP, viu a sua equipa onde enverga a braçadeira de capitão receber o Prémio Stromp e no Europeu de Sub-15 que se disputou em Espanha foi eleito para o cinco ideal do Torneio.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

  • Tiago Godinho
Outro jovem Tomarense que representa o SL Benfica e que a par de Carlitos Silva se sagrou Campeão Nacional de Juvenis em 2011/2012 ao serviço dos verde e brancos da Cidade dos Templários e que viria a repetir o feito na passada época, desta feita ao serviço do SL Benfica. Actualmente como Júnior, Tiago Godinho é uma das mais-valias da equipa encarnada que esta época tenta o tri no Nacional da categoria, sendo também utilizado na equipa “B” encarnada que disputa a III Divisão Sul.

Foto: Carlos Martins

  • Pedro Martins e José “Zé” Pedro
Estes dois jovens rumaram esta época até Lisboa para representarem o SL Benfica, vendo assim reconhecido o seu talento e o trabalho que SC Tomar e ACR Santa Cita fizeram na sua formação. Pedro Martins é assim um trunfo de Jorge Godinho na equipa de Juniores sendo também utilizado na equipa “B” encarnada que disputa a III Divisão Sul. Zé Pedro considerado por muitos como um dos melhores Sub-17 a actuar no Ribatejo viu esse talento ser reconhecido.

Foto: SLB/Formação

  • Jorge Godinho
Dispensa qualquer tipo de apresentação, este técnico Ribatejano, que ano após ano vai colecionando títulos e 2013 não foi excepção e Jorge Godinho sagrou-se bi-campeão Nacional de Juniores e conduziu a equipa de Juvenis encarnada igualmente ao título Nacional. Este ano para além do desafio de conquistar o tri para a equipa Júnior, ainda orienta a equipa “B” encarnada que tenta o título Nacional da III Divisão.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Como foi dito no lançamento desta notícia, outros jovens Ribatejanos vão espalhando talento por esses rinques fora, e se não têm tido a projecção dos anteriormente referidos, apesar de alguns ostentarem as insígnias de Campeões Nacionais, são sem dúvida excelentes activos para os clubes que representam, e poderão dar o “salto” a qualquer momento, como por exemplo Edgar Costa (União FE), Alexandre Marques e David Domingues (Académica Coimbra) e Hernâni Diniz (SC Tomar), entre outros que a seu tempo terão a devida referência.

Sem comentários: