segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

VITÓRIA DA RAÇA DO CRER E DO SUOR

O União FE ainda a recompor-se do vírus "Carmona" contraído em Alenquer na última jornada e que enviou Pedro Nobre para a bancada recebeu no Albano Mateus o 3º classificado a AJ Salesiana e num jogo onde a raça, o crer e o suor foram a uma parte do triunfo a que se juntou o "antibiótico" Orlando Pereira que com uma excelente exibição ajudou à vitória.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

A equipa alvi-negra entrou melhor a impor velocidade ao jogo com transições rápidas chegando com perigo à baliza adversária, ao passo que a AJ Salesiana que não pode contar com o seu maestro e capitão Ivo Nascimento que se encontra lesionado, tinha em Tiago "Ginjas" Monteiro o pêndulo da manobra atacante. A equipa de Pedro Nobre chegou à vantagem à passagem dos 6 minutos numa seticada de fora da área de Pedro Brazete. Este golo despertou a formação da Linha e sob a batuta de Ginjas foi-se tornando mais perigosa, mas encontrando pela frente uma muralha chamada Orlando Pereira que com defesas de grande dificuldade e de fino recorte técnico ia mantendo invioladas as suas redes. Foi preciso esperar pelos últimos 10 minutos para que o placard voltasse a funcionar com Rui Alves a aproveitar um erro defensivo do adversário para fazer o 2-0. O mesmo Rui Alves ganha uma bola a um defesa adversário e depois dentro da área e com classe faz o 3-0 faltavam 06' 51'' para se jogar. Ainda nesse minuto o jogador Unionista poderia ter feito hattrick mas não conseguiu concretizar o livre directo correspondente ao cartão azul mostrado a João Oliveira. Até ao intervalo o resultado não viria a sofrer mais alterações.

Intervalo: União FE 3 - AJ Salesiana 0 (Faltas: 5 - 4) 

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

A equipa da J. Salesiana entrou na etapa complementar com "ganas" de dar a volta ao marcador e regressar ao Estoril com pontos conquistados em terras Ribatejanas e logo no segundo minuto Tomás Silva conclui com sucesso uma jogada de entendimento fazendo o 3-1. O União não conseguia nesta fase da partida explanar o seu hóquei e exibia-se uns furos abaixo do que havia feito no primeiro tempo, fruto do melhor desempenho adversário. Estavam decorridos cerca de 6 minutos e João "Mendx" vê o cartão azul, chamado à marcação do livre directo Ginjas não consegue bater Orlando, mas a jogar em power-play a Salesiana viria a fazer o 3-2 numa jogada estudada. Faltavam 19' 11'' para o final e voltou a pairar no Albano Mateus um "dejá-vu" ou seja o União a vencer por três golos ou mais e a deixar-se fugir a vitória. O Salesiana crescia e o União dava sinais preocupantes de intranquilidade, mas seria Edgar Costa numa seticada cruzada a fazer o 4-2 faltavam cerca de onze minutos para o final. Até final o jogo perdeu espectacularidade mas ganhou emoção com o União a defender com raça e garra a vantagem e a Salesiana com garra e raça à procura de pontuar. A equipa de Pedro Nobre ainda teve oportunidade de aumentar a contenda mas Pedro Brazete desperdiçou uma grande penalidade. Já nos últimos cinco minutos a equipa de Luís Duarte reduz para 4-3 num golo de classe e excelência de Pedro Santos, um golo daqueles só ao alcance de um predestinado. Até ao soar do apito final foi um jogo de nervos, com os adeptos de ambos os conjuntos a roerem as unhas e a colocarem o "comprimido debaixo da língua", com a Salesiana a tentar pelo menos o empate e com Orlando a exibir-se em "alta escala" com defesas fantásticas e a tirar "o pão da boca" ao adversário.

Final: União FE 4 - AJ Salesiana 3 (Faltas: 9 - 9) 

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Vitória justa do União pela entrega, pela raça e pelo crer, alicerçada como foi dito numa exibição excelente de Orlando Pereira, valorizada pela AJ Salesiana que deixou tudo em rinque na procura doutro resultado, e caso tivesse conseguido o empate também se aceitaria pelo que fez na etapa complementar.

A dupla de arbitragem Ribatejana constituída por Rui Taborda e António Gameiro esteve à altura da partida, com uma exibição segura, com um bom entendimento, tendo sido contestada nos últimos minutos por ambos os conjuntos fruto da intensidade com que os mesmos foram disputados.

União FE: Orlando Pereira (gr), David Vieira, Edgar Costa, João "Mendx" Mendes e Pedro Brazete
Suplentes: Luís "Melão" Santos (gr), Rui Alves, Bruno Pereira, Filipe Brizida e Ricardo Rosa (gr),
Treinador: Pedro Nobre

AJ Salesiana: João Santos (gr), Tiago "Ginjas" Monteiro, Tomás Silva , André Raposo e Pedro Santos
Suplentes: Tiago Afonso (gr), Frederico Nascimento, Alexandre Santos, Nuno Gomes, João Oliveira
Treinador: Luís Duarte

Sem comentários: