quarta-feira, 14 de maio de 2014

TIAGO SOUSA ABANDONA

Guarda-redes vai fazer um doutoramento em Coimbra e quer tornar-se treinador. Despede-se com três títulos nacionais e dois europeus.

Foto: João Pereira

Tiago Sousa vai deixar de jogar. Aos 36 anos, o guarda-redes, actualmente titular da baliza do Mealhada, vai pôr um ponto final numa carreira da qual se destacam os três títulos nacionais ao serviço do FC Porto, e os dois títulos europeus pelo Liceo da Corunha. «Por questões familiares não estava em condições de aceitar propostas de Espanha e de Portugal não surgiu nada de entusiasmante. Decidi que era o momento de arrumar os patins. Prefiro sair assim do que continuar e andar a arrastar-me», afirmou Tiago Sousa, que acaba o mestrado em Treino Desportivo e que procura no futuro uma carreira como técnico. «Para já, poucos sabem que vou deixar de jogar, e não tenho nada, mas estou disponível para projectos que tenham ambição», disse o guarda-redes que igualmente se despede da selecção angolana. «No final do Mundial, já lhes tinha dito que ia deixar. No inicio do ano voltaram a perguntar e eu disse que não tinha mudado de ideias. Existe a possibilidade de trabalhar com a formação dos guarda-redes angolanos, mas nada ainda está certo.» Em Setembro começa o doutoramento na Universidade de Coimbra e enquanto estiver à espera por novos desafios nos rinques, Tiago Sousa já antecipa as saudades, «Vou sentir a falta do balneário. Ainda há dias via na televisão a final-four da Liga Europeia e senti uma nostalgia ao pensar que estive cinco vezes naquela situação».

Foto: Adrián Vaszquez Sotelo

Na Liga Europeia «Bater o Barça foi único". Foi no FC Porto (suplente de Edo Bosch) e no Liceo que Tiago Sousa viveu os grandes momentos da carreira «As duas ligas europeias foram os pontos altos. Ainda para mais porque no FC Porto tive três vezes a amargura de não poder ganhar. Então o segundo titulo foi uma sensação única, por ter sido contra o Barcelona», lembrou, frisando «Fiz grandes amizades, ganhei experiência e conheci lugares, apesar de conhecer melhor hotéis e aeroportos».

Paula Capela Martins in Jornal "O Jogo"

Sem comentários: