sexta-feira, 2 de maio de 2014

UNIÃO "PISCA O OLHO" À III DIVISÃO

No jogo que podia ser o da "quase" manutenção, o mesmo transformou-se no da "quase" descida, com a jovem equipa da Académica com a lição bem estudada e com uma entrega enorme, e sorrindo ás dificuldades, a "enervar" e a não deixar jogar a equipa do União que com esta derrota começa a "piscar o olho" à III Divisão.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Com uma primeira parte emotiva jogada em "alta rotação" a equipa de Pedro Nobre procurou cedo ganhar ascendente na partida, mas o jovens Academistas não permitiram tais intentos e as equipas acabaram por se encaixar, com os guarda-redes a superiorizarem-se aos atacantes e a manterem as suas redes invioladas, mesmo quando houve lugar à marcação de livres directos, aos 21 minutos para João "Mendx" Mendes desperdiçar e a 42 segundos do final foi a vez de Vasco Martinho imitar o seu adversário e não concretizar soberana oportunidade.

Intervalo: União FE 0  -  Académica 0 (Faltas: 7 - 7)

Foto: António Antunes - T.M. Foto

A etapa complementar trouxe "o sal" do jogo ou seja os golos com Edgar Costa com pouco mais de 5 minutos jogados a concluir com exito uma jogada de entendimento do conjunto alvi-negro. O jogo mantinha as características da 1ª parte e as jogadas de perigo rondavam ambas as balizas e os Estudantes chegam ao empate volvidos 3 minutos por intermédio de Vasco Martinho que desta feita não desperdiçou o livre directo correspondente á 10º falta Unionista. A meio da etapa complementar chegou o segundo golo do União através de uma seticada "do meio da rua" de Rui Alves. Demorou cerca de 11 segundos a vantagem da equipa da casa, pois David Domingues já na área Unionista seticou para o fundo das redes de Orlando Pereira. Menos de um minuto decorrido após o 2-2, a Académica atinge a 10ª falta e  Pedro Nobre chamado a marcar o livre directo bate André Rodrigues e de novo o União na frente do marcador. À entrada dos últimos dez minutos Edgar Costa ganha uma bola a meio rinque e parte isolado para a baliza, não concretizando e sofrendo falta para grande penalidade, não assinalada por Teófilo Casimiro e no contra-ataque  Ricardo Barata empata de novo a partida. Com o União algo nervoso na procura do golo da vantagem, e a cometer algumas faltas, e com a Académica mais concentrada e a tapar os caminhos para a sua baliza, o conjunto Unionista atinge a 15ª falta e Gonçalo Oliveira não desperdiça e coloca pela primeira vez a sua equipa na liderança. Com cerca de nove minutos para se jogar o União "anormalmente" nervoso e sem fazer "apelo" à experiência dos seus jogadores, foi vendo o tempo passar sem que conseguisse marcar, ora por inoperância dos seus jogadores, ora por mérito do guardião adversário, e da maneira como Carlos Fernandes colocou as suas "peças no xadrez". De salientar ainda que a Académica jogou cerca de dois minutos com à beira da décima quinta falta, sem que a equipa de Pedro Nobre conseguisse que o adversário a cometesse.

Final: União FE 3  -  Académica 4 (Faltas: 18 - 14)

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Num jogo equilibrado, onde o empate seria provavelmente o resultado mais justo, os Jovens Estudantes de cabeça mais fria, conseguiram por o adversário a jogar "sobre brasas" e "vago de ideias" e acabou por tirar disso dividendos levando os três pontos para a Cidade do Mondego.

Teófilo Casimiro (Ribatejo) e Paulo Carvalho (Leiria) utilizando o critério "apertado" que lhes é usual no que a faltas de equipa diz respeito, acabam por ter interferência no 3º golo Academista ao não assinalarem a falta cometida sobre Edgar Costa punível com grande penalidade.

União FE: Orlando Pereira (gr), David Vieira, Edgar Costa (1), Pedro Brazete e Rui Alves (1) 
Suplentes: Luís "Melão" Santos (gr), João "Mendx" Mendes, Pedro Nobre (1), Bruno Pereira e André Vieira
Treinador: Pedro Nobre

Académica: André Rodrigues (gr), Gonçalo Oliveira (1), Vasco Martinho (1), Filipe Duarte, Diogo Lobo
Suplentes: Daniel Santa (gr), Gonçalo Carvalho, David Domingues (1), Ricardo Barata (1) e Rafael Cardoso
Treinador: Carlos Fernandes

Sem comentários: