quarta-feira, 14 de maio de 2008

ESPAÇO ABERTO

"Nacional de Infantis"

Publicamos o seguinte mail recebido dia 09/05/08 do Sr. JP Costa.
«A propósito da notícia publicada neste blog, informando que a realização da final four de Infantis 2007/08 será na Cidade de Tomar, fui alertado para algumas situações sobre o formato deste campeonato nacional de infantis que passo a colocar.
1. Com dois grupos divididos em zona norte e zona sul, cada grupo composto por oito equipas, porque motivo são apuradas três equipas de cada grupo para a chamada 2ª fase, onde se defrontarão novamente entre elas (três primeiras do mesmo grupo), para apuramento de duas de cada grupo para a chamada final four,tendo como agravante ficar sempre uma de folga em cada jornada. Que vantagens? Possibilitar mais jogos aos atletas envolvidos? Então porque motivo três equipas, com o objectivo de apurar duas da zona sul e duas da zona norte para uma final four. Sendo assim, não seria melhor quatro de cada grupo, nesta 2ª fase, possibilitando que jogue mais uma equipa, não ficando qualquer de folga.
2. A fazer-se questão de passarem à fase seguinte três equipas de cada grupo, não seria melhor juntar as do norte com as do sul e realizar uma 2ª fase a seis equipas com apuramento do campeão, ou em alternativa, o apuramento das quatro primeiras classificadas para a final four.
3. Simplificando, será neste formato desejável uma 2ª fase? Após esta 1ª fase não seria mais lógico apurar os dois primeiros de cada grupo para a final four. Colocadas estas questões, que julgo pertinentes, pretendo alertar para situações, que na minha modesta opinião, apenas servem para complicar o que nos parece fácil, levando a que muita gente questione os critérios utilizados pela FPP, que neste e noutros casos suscitam no mínimo algumas reflexões.
Com saudações desportivas
JPCosta»

15 comentários:

Anónimo disse...

As ilhas diz-lhe alguma coisa?

Anónimo disse...

As Ilhas como parte integrante do território Português dizem sempre muito, mas porque razão os seus representantes não participam na Prova 2? Será que FPP, e quem de direito não subsidiam?
É estranho porque no futebol as equipas das Ilhas participam sempre.

Alguém que realmente não percebe nada disto.

Anónimo disse...

Onde estão as equipas das ilhas ? participaram elas na primeira fase do nacional ?

Anónimo disse...

pois assim é mais uma forma das equipas ditas pequenas ficarem de fora

Anónimo disse...

As equipas das olhas eram para entrar nesta 2 fase,sendo ano par fica açores no sul e madeira norte e ano impar fica madeira no sul,mas parece que teimam nao entrar.Tanta polemica este ano Porque? ja o ano passado foi assim. Ninguem comenta a final-four ser num fim de semana de pois da final four dos iniciados ou seja os mais novos vao acabar a sua epoca no meio do mes de julho.isto sim nao tem logica nenhuma ficam 15 dias sem competiçao.

Anónimo disse...

Amigo JPCosta a sua modesta opinião
tem toda a lógica!




Saudações

Anónimo disse...

Realmente também não acho nada justo que as equipas das ilhas não entrem em nenhuma fase. Afinal são Portugal. Claro que podem argumentar com razões financeiras, mas a verdade é que as taxas aumentam todos os anos e antigamente era possível jogar com as equipas das ilhas. E agora? Paga-se mais e não dá? Eu compreendo aquelas pessoas, também não gostava que à minha região fosse negada a participação num Campeonato de Portugal.

Anónimo disse...

Efectivamente este modelo de campeonato foi elaborado a contar com a participação das equipas das regiões autónomas da Madeira e Açores. Independentemente da questão da justiça que a entrada das ilhas, numa fase já tão adiantada da prova pode prvocar, o que é mais grave é o facto da direcção técnica da F.P.P. não ter feito uma correcção ao modelo de competição quando as "Ilhas" ainda antes do inicio dos Nacionais, informaram que não participariam no escalão de Infantis.
Realmente esta situação não é minimamente compreensível e não é virgem, pois já na época passada a mesma se repetiu.
è o hoquei que temos.

Saudações deste "Triste Nabão"

Anónimo disse...

"Será que FPP, e quem de direito não subsidiam?"

Querem pagar ainda mais taxas? ou ainda mais impostos?

Anónimo disse...

Quem gere as competições é a direcção da FPP através do Comité de Hóquei, o problema é que nas associações ninguém se entende.

Anónimo disse...

Para que é tanta Associação? temos um país assim tão grande? só pode ser para não se entenderem e para aprovarem as taxas, pois ficam com metade desse dinheiro.

Anónimo disse...

As ilhas se ficassem de fora, reclamavam, mas como as possibilidades de serem goleados aumenta em muito nos escalõs mais novos, já não participam e são apoiados pelo governo regional, o que é uma pouca vergonha, equipas a serem pagas pelo dinheiro dos contribuintes, como é o caso de Porto santo, candelárias, etc, são aos milhões de euros.

Anónimo disse...

de facto..porque nao criar 4associaçoes!!! norte,norte centro,centro sul e sul! vamos dar competividade nos escaloes de formaçoes..com campeonatos de 20 equipas! depois..apartir das classificaçoes..as 2 primeiras de cada zona..fazer uma poule com 8 equipas num lugar num fim de semana! em todos os escaloes. é uma opiniao..

Anónimo disse...

Caros Amigos
As equipas das ilhas (e falo tão somente como responsável por uma delas, União Micaelense) QUEREM PARTICIPAR independentemente de serem ou não goleadas. Se a rotina de jogo que têm é quase nula (e como sabemos é TUDO em competição) esta participação serviria para permitir que os nossos jogadores ganhassem alguma experiência que seria determinante quando chegassem ao escalão Juvenil e Júnior. O facto é que o Governo Regional dos Açores NÃO SUBSIDIA A PARTICIPAÇÃO NACIONAL destes 2 escalões (INFANTIS e INICIADOS), situação tão mais escabrosa quando assume (o GRA) que o escalão de Iniciados é o mais importante desta cadeia. Nós QUEREMOS, mas NÃO SOMOS PORTUGUESES, pelos vistos... E a nossa participação DEVERIA SER FEITA NA 1ª FASE, e nunca numa 2ª Fase que, na minha opinião, NUNCA DEVERIA EXISTIR, e muito menos nestes moldes... Enfim... Os miúdos açorianos são iguais aos outros... mas uns são mais iguais que outros... Saudações para TODOS OS MIÚDOS continentais e as nossas desculpas por não podermos (NÃO NOS DEIXAM) estar convosco.

Anónimo disse...

ENFIM! É triste o que acabei de ler
neste comentário,e ainda por demais
vindo de um responsável ( sabe o que está a dizer ).

Força União Micaelense