sexta-feira, 23 de maio de 2008

PORTUGAL FOI CAMPEÃO HÁ 61 ANOS

Portugal foi campeão Mundial, pela primeira vez, em 1947, em Lisboa, com a Bélgica em 2º lugar e Espanha em 3ª lugar, voltando a vencer novamente, em 1949, também em Lisboa.

Reza o jornal “A Bola”, que em 1947, o Campeonato foi realizado entre 17 e 23 de Maio, a Selecção Portuguesa era constituida pelos seguintes atletas (considerados heróis nacionais): Emidío – Raio – Olivério Serpa – Sidónio Serpa – Jesus Correia – Correia dos Santos – Cipriano dos Santos e Manuel Soares. Como recompensa, receberam anéis de ouro, com brilhantes e safiras, cigarreiras de prata, caneta Shifers, apólices de seguros de 50 contos contra acidentes pessoais, latas de conserva e até estojos de pó de arroz! A saudosa Herminia Silva, entregou a cada campeão um ramo de flores. Até a propaganda da altura, fez sabez que na noite da final, António Salazar, chorou com os ouvidos enconstados á rádio.

Portugal venceu o primeiro Campeonato do Mundo, da Europa e Torneio de Montreux, em 1947 e a primeira Taça Latina, em 1957. Venceu o último Campeonato do Mundo em 2003; o último Campeonato da Europa em 1998; a última Taça Latina em 2008 (Coimbra) e o último Torneio de Montreux em 1997!
De realçar, que entre 1990 e 1999, a Espanha não venceu nenhum Campeonato do Mundo ou da Europa!
A Itália venceu a última competição em 1997, que foi o Campeonato do Mundo, antes tinha vencido em 1990, o Campeonato da Europa e o Torneio de Montreux.

RESUMO DOS CAMPEONATOS GANHOS POR PORTUGAL, ESPANHA E ITÁLIA:

Cortesia:
Carlos Gaspar

1 comentário:

Anónimo disse...

Bons velhos tempos, onde o hóquei era acarinhado, e tido como modalidade de topo, imagina-se que até o Salazar chorou, agora choramos porque quem nos governa é bem pior que ele (desculpem o desafo).

Viva o Hóquei em Patins

Um verdadeiro amante da modalidade, e um verdadeiro saudosista.