quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ESPAÇO ABERTO

"Lei das Transferências"

No ultimo espaço aberto, e em relação ao quadro competitivo, dois dos visitantes falaram de uma situação a Lei das Transferências, que é criticada por esses pavilhões fora, mas que foi alterada com grave prejuízo para os clubes que fazem da formação os seus alicerces de trabalho, pois seguindo tenho conhecimento apenas no hóquei esta situação foi alterada, porque em relação ao futebol p.ex, os clubes formadores são recompensados por esse trabalho. Ficam então excertos desses dois comentários:

1. Venha a antiga LEI DAS TRANSFERÊNCIAS. (…) Quanto gasta a FPP na formação de um patinador desde os 6 anos até aos 15 ou 16 anos, quantos pares de patins lhe comprou, quantos sticks lhe deu... pois é mas os pais e os clubes (alguns) tiveram esses gastos... e no momento da transferência para outro clube quem é que recebe esses valores? a FPP claro...
2. O se ter acabado com as transferências também ajudou a que o nível competitivo nas associações mais "fracas" fosse menor e houvesse menos qualidade a nível de jogadores. Se antigamente os grandes clubes já vinham aos clubes da província e levavam os melhores jogadores, hoje continuam a fazer o mesmo e com a agravante de os clubes não serem ressarcidos pela formação e pelos gastos que teve com o atleta. Dá vontade de dizer "assim também eu faço grandes equipas e ganho muitos campeonatos". Muitos dos bons jogadores que têm aparecido ou apareceram, foram formados na província, com bastante esforço por parte dos clubes e á que dar valor a isso. Acredito que hajam clubes que menosprezaram a sua formação ou que tenham mesmo acabado com ela, porque não estavam para andar a gastar dinheiro para depois lhes levarem os atletas quando quisessem a custo zero.

O que sugiro agora aos visitantes é a opinião em relação á Lei das Transferências e em que pontos veio penalizar os clubes, e quais as ideias/projectos para se voltar a pensar em reformular a lei, sem que os clubes fossem penalizados, nem que a mesma fosse alterada de forma a encaixar-se na situação actual do hóquei. Fica então o Espaço Aberto.

8 comentários:

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião a formação deveria ser paga desde que houvesse uma transferência. Isto porque favorece quem tem poder económica para comprar jogadores já formados e quem não tem poder económico deixa pura e simplesmente da formação e assim a modalidade acaba por acabar.

Nunão disse...

Concordo perfeitamente com a opinião anterior, ou seja, os clubes da província gastam bastante dinheiro com a formação, nomeadamente com as deslocações, material necessário para a pratica de hóquei, isto em prol do desporto e muito em especial desta referida modalidade ( Que tantas alegrias deu ao nosso país ). Penso que sinceramente a formação feita pelos clubes deverá ser recompensada, até chegarem aos séniores. Pelo menos 150 euros por escalão em que o jogador estiver inscrito.

Um abraço,

Nunão(Ourém)

Anónimo disse...

Quando o o hoquei deu alegrias ao País quantas associações e clubes havia? Sou a favor das taxas se elas reverterem 100% para os Clubes e não para jantaradas. vocês sabem onde quero chegar....

Anónimo disse...

Esta Lei de Transferências, só serve para tentar anular o alto passivo da FPP, se não veja-se o último relatório e contas onde expressamente dizem que a recuperação financeira está e será feita à custa dos Clubes. Se é verdade que os Clubes mais pequenos dispendem muito dinheiro com a formação dos seus atletas, não deixa de ser verdade que os Clubes maiores também o fazem, e mesmo que estes vão buscar atletas a outros Clubes continuam a existir despesas com os atletas (deslocações, despesas médicas, equipamento de treino, treinadores), tudo tem um custo, e o investimento é exponencial à "grandeza" e ambições dos Clubes. Que não se vejam os Clubes "grandes" como os maus da fita.
Ainda se estava em fase de discussão desta regulamentação, quando a Associação de Patinagem de Lisboa promoveu uma reunião magna de Clubes para discutir este problema, e a propósito disso lembro-me de ter referido em nome do Sporting que a ir para a frente esta pretensão da Direcção da FPP "os maiores ficarão maiores, e os mais pequenos ficarão mais pequenos." E é o que está a acontecer, não tem lógica nenhuma um Clube seja ele qual for, não ser ressarcido do investimento que efectuou. Refiro ainda que a Associação de Lisboa e por indicação dos Clubes nessa reunião recebeu indicação por unânimidade de votar CONTRA esta burrice. Só nesta modalidade é que isto acontece, veja-se o caso do futebol, onde em caso de transferência os clubes por onde um atleta passou recebe sempre uma compensação, e creio que é até ao final da carreira do jogador, não tenho a certeza mas penso que seja assim. Mas não é só no futebol, o andebol, o basquetebol, o futsal todas tem um sistema de compensação dos formadores, e a compensação é unica e exclusivamente para os clubes. As Federações e Associações têm outras fontes de receita. Possivelmente as outras Federações têm é uma gestão mais eficiente e capaz, creio que o problema está exactamente aí.
Cumprimentos a todos, e abaixo esta Lei de Transferências que só lesam os Clubes.

Paulo Rodrigues - Sporting CP

Anónimo disse...

Nao tivessem os milhões da televisão e veríamos onde estavam as outras federações, que mesmo com essas receitas milionárias continuam a ser subsidiadas pelo estado em tudo e para tudo, coisa que no hóquei não acontece pois só por exemplo, o IDP só paga as deslocações ás ilhas de seniores e júniores e a federação é que paga os outros escalões e quanto custa uma viagem as ilhas de ida e volta? só uma? è bom que se fale do que se sabe, porque o Sporting neste caso se não fossem os pais a suportarem tudo, tinha hóquei mas era a jogar ao pau com os gambozinos, os mesmos pais que se no clube da terra lhes pedirem mais 5 euros para ajudar no clube, faz um escândalo e tira de lá o filho, porque é um roubo, e no Sporting ou noutro pagam os olhos do c.. e da cara e muitas vezes os filhos nem calçam, mas podem dizer aos amigos que os filhos jogam num grande. É esta mentalidade amigo, que nos derrota, um País que gasta milhões numa selecção, que nem tem atletas nem expressão que o justifique e que não financia um tostão de quem traz medalhas de prata e bronze e já muitas de ouro, porque o hóquei continua a ser a única modalidade em Portugal a trazer pódio para Portugal, porque nem futebois, nem andebois, nem basquetebois, mesmo com os milhões todos não fazem nem um décimo do que fazem as selecções de hóquei em patins e esse é um dado indesmentível, por muito que se tente desvalorizar, porque é isso que é feito, e quem vem falar mal das medalhas de prata só ajuda aqueles que querem tirar do hóquei para dar aos outros que nada fazem.
Atenção que eu não pertenço e nem tenho mandato para defender a federação, só me custa ver as pessoas a falarem do que não sabem, é bom lembrar que 40%(quase metade) dessas taxas, ficam nas associações.

Anónimo disse...

Sr Anónimo das 11:23, apenas para lhe dizer que está mal informado sobre o Hóquei do SCP. Como deve saber, em qualquer modalidade em que ponha o seu ou sua filha tem que pagar, sejam elas: Judo, Natação, Futebol, Andebol, Ginástica, entre outras. Os Pais dos atletas do SCP sabem antes de optarem por ter os seus filhos na nossa Formação, quais as condições de admissão, bem como as regras e princípios Técnicos e Cívicos pelos quais se têm que reger.
Por outro lado o Sr não sabe do que fala e fala do que não sabe. Aqui nunca se jogou ao "jogo do pau" e o esforço que os Pais fazem não representa mais do que 22-23% do Orçamento da Secção. Não fossem os apoios e donativos de amigos do HP do SCP e Patrocinadores e então sim, não haveria a Modalidade no nosso Clube.
Repito que o SCP está bem de saúde no HP e recomenda-se. Por certo talvez gostasse de conhecer a realidade da Secção e então ficaria a saber que está equivocado. Mas pelo seu estilo de intervenção, por certo que tal não acontecerá e continuará a ouvir falar do HP do SCP, através deste meio de comunicação onde até é permitido "falar2 com medo de ser identificado.

Bom fim de semana.

Gilberto Dias Borges

Anónimo disse...

o Sr. do comentário das 11.23 deve ser algum pai com pena de que o filhote não tenha bilhete de regresso ao SCP ou então daqueles que pelo seu palavreado noutro blog não terá entrada neste grande clube. A lei das transferências é uma farsa que apenas e só serve para encher os cofres da FPP, conforme diz o Paulo Rodrigues, quem tiver dúvidas que faça uma leitura e interpetação correcta do Relatório e Contas da FPP. O Hóquei em Patins, assim como tudo na vida que é caro, não é para quem quer, é para quem pode !...
Subscrevo o fim da Lei das Transferências...
Alguém do Hóquei que estará presente na próxima assembleia da FPP já no mês que se avizinha.

Um abraço para todos

Eu mesmo...

Anónimo disse...

Sr Anónimo das 11:23 de 16 de Fevereiro

Triste a postura e mentalidade a sua, ainda bem que o Presidente da Secção do Hóquei em Patins do Sporting lhe respondeu, sendo certo que não o merece, mas enfim, já nos vamos habituando a estes "ditos e mexericos" de serem os pais a suportarem os custos do HP leonino. Nem me adianto mais neste assunto porque o que me motivou a comentar foi a actual Lei das Transferências, e não o Sporting, porque esse está bem e recomenda-se.
Para esclarecimento de todos nós, já que parece saber tanto, sugeria-lhe que:
1. Reveja lá as percentagens que as Associações recebem por cada transferência;
2. De que milhões fala da TV para o andebol, basquetebol, voleibol e futsal?
3. Investigue a origem do ancestral Jogo do Pau. Sabe que faz parte do acervo cultural de Portugal?

Ó meu amigo a evolução de uma modalidade não se mede pelos títulos conquistados no passado, mas sim com o número de atletas federados, com o número de equipas e escalões em competição de Norte a Sul do País, e não confinados a algumas regiões, e em todos os parâmetros de evolução estamos a ser ultrapassados pelas outras modalidades.

Mas quanto à questão que nos trouxe aqui, qual é a sua opinião?
É que no meio da verborreia contra o Sporting, fiquei sem perceber o que realmente pensa, e caso não se lembre discutia-se a Lei de Transferências.

Paulo Rodrigues
Orgulhosamente do Hóquei em Patins do Sporting CP