quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

JOÃO SIMÕES JOGA FUTEBOL POR PAIXÃO AO DESPORTO

“Treinador do HC Turquel também brilha no relvado”
Polivalente. João Simões é o treinador da equipa de hóquei em patins do HC Turquel, que compete na 2ª divisão mas, simultaneamente, também dá nas vistas nos campos de futebol e na época passada foi mesmo o melhor marcador da Divisão de Honra distrital de Leiria ao serviço do Beneditense. Além de goleador na Benedita, como consegue conciliar as duas actividades? Por paixão ao desporto.
Simões tem uma formação desportiva muito curiosa: até aos 14 anos, jogou hóquei e futsal, no HC Turquel e Candeeiros, respectivamente. Depois, optou pelos patins. O futebol só lhe surgiu no caminho, já com idade adulta, quando estudava Educação Física em Viseu. Um professor, que treinava o Vouzelense, na 3ª Divisão, desafiou-o a treinar-se à experiência e ficou.
“Foi o primeiro contacto com o futebol e logo num campeonato nacional. Marquei 5 golos e convidaram-me para renovar, mas como tinha acabado o curso decidi voltar à Benedita”, recorda João Simões que, assim, chegaria ao Ginásio de Alcobaça na época 2003/04, por convite do técnico Artur Santos, que o conhecia dos torneios de futsal na região. No final da época somou 30 jogos e 8 golos, mas não evitou a descida da divisão, mas despertou a cobiça do Beneditense. Seguiram-se 43 golos em três temporadas e o título de “pichichi” da Divisão de Honra da época passada, sempre com o hóquei em patins por companhia.
ORGANIZAÇÃO. “Fui preparador físico, responsável pela formação e, desde a ponta final da época passada, treinador do HC Turquel. Gosto imenso do desporto e considero o hóquei a minha modalidade de eleição. Jogo futebol para manter a forma física e para me divertir. Não tenho qualidades para ter uma carreira de futebolista”, diz João Simões, que lecciona no Externato Cooperativo da Benedita e na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. E encontra tempo para tudo. “O facto de ter tantas actividades leva-me a ser muito organizado na gestão do tempo”, assinala o jogador do Beneditense e treinador do HC Turquel, que tem ajudado as modalidades que ama a ganhar novos adeptos. “Já vi alguns jogadores do hóquei ver as minhas partidas de futebol. Não deixa de ser curioso”. Remata.

Reportagem de Joaquim Paulo
In Jornal Record, edição de 04 de Fevereiro de 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos Parabéns Prof Simões. Para além da sua vocação desportiva há a ressaltar ainda a sua qualidade de pessoa bem formada e de bom formador. Um abraço do
Gilberto Dias Borges - HP do SCP