quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

TREINADOR DE BANCADA



"Arbitragens inteligentes"


Tenho um amigo, por quem tenho muita consideração e estima, que há algum tempo atrás durante uma conversa sobre arbitragem me disse: «Achas que um árbitro que queira influenciar/decidir o jogo vai marcar penaltys ou livres directos? Claro que não! Vai marcar sim, faltas a meio campo, não dar a lei da vantagem quando a jogada se revela perigosa, mostrar uns amarelos, e quando o jogo está controlado dar uma benesse á outra equipa, o tal penalty ou livre directo, chama-se a isto arbitragem inteligente». Sábias palavras, pois no passado sábado assisti na minha bancada a uma dessas arbitragens inteligentes e diria mais, além de inteligente, estudada, foi no decorrer do jogo entre o União FE e o GD Sesimbra em que a dupla de Setúbal, fez realmente aquilo que o meu amigo me tinha dito, cortou jogadas a meio campo, não deu a lei da vantagem quando os jogadores do União ficavam isolados, marcaram faltas cirúrgicas para quebrar o ritmo da equipa da casa, e depois quando o Sesimbra se distanciava no marcador, toma lá um penalty, ou um livre directo. Quanto aos cartões, lá foram mostrando a uns e a outros mas sempre salvaguardando os jogadores influentes da equipa forasteira, inclusive um jogador de Sesimbra azulado, por conduta violenta jogou os últimos 10 a 15 minutos com a mesma conduta e cartões (parafraseando o Ministro da Obras Publicas), “Jamai”, em relação á equipa local, houve trabalho de casa por parte da dupla de arbitragem pois todos os jogadores em risco de cumprirem um jogo de castigo se vissem azul, foram contemplados (bem mas aí também poderia ter existido um pouco mais de preocupação e terem gerido isso de outra maneira e não chegar a um jogo com 4 jogadores em risco, e um a cumprir castigo). Portanto meus amigos, eu Treinador de Bancada, só tenho que concordar que o meu amigo estava certíssimo, e dar os parabéns aos Senhores João Gardete e Paulo Ferrão que realmente fizeram uma arbitragem inteligentíssima.

27 comentários:

Anónimo disse...

Sou obrigado a concordar com o seu amigo,afinal o sesimbra que já na 1ª volta tinha mostrado grandes dificuldades em vencer o uniao( 8-1)!! resolveu comprar os arbitros e preparar uma arbitragem inteligente.Assim logo aos 3 minutos sofreu um penalty numa jogada fora da area numa bola no patim e nao patim na bola!!
Mais ,nao deve ter visto o mesmo jogo que me relataram pois quando diz que os jogadores mais influentes do sesimbra nao levaram cartoes...dos 4 joagdores de campo titulares só 1 ficou sem azul,era cada falta cada cartao!!
Mais,sofremos3 penalties e um livre directo!!!era até ser golo!!!
Mais,os arbitros(inteligentes) e preocupados em penalizar o uniao escolheram os que estavam em risco para azular!!!
Mais,o sesimbra tambem vive o mesmo problema e p smn nao tem 4 jogadores!!axo k os arbitros tambem estudaram a ekipa do sesimbra!!
Mais,o uniao foi roubado com o sines,foi roubado com o sesimbra,só nao é roubado quando ganha!!!
Mais, e agora muito a serio,o uniao tem uma boa equipa e um bom publico que apoia muito durante o jogo agora sinceramente com o treinador rafael era mais forte,agora passam a vida a mandar p chao e a jogar p chouriço!!
Agora os seus comentarios sao muito agradaveis...para o treinador do uniao,pois tiram-lhe sempre a responsabilidade das derrotas!!é sempre do arbitro!!será do guaraná???
O sesimbra com esta vitoria tem practicamente assegurados os objectivos,foi dificil e importante num campo dificil.
Continuaçao de um bom trabalho,continuo a gostar do blog e do seu trabalho,apenas comenta muito com o CORAÇAO...mas tambem aceitamos isso.UM abraço

Anónimo disse...

Citando, "....nao deve ter visto o mesmo jogo que me relataram....".

Pois.
Relataram-lhe.
Assim sendo, não vale a pena rebater o que quer que seja.

O Sesimbra, pela instituição que é e pelo seu historial, não merecia nem necessitava que alguns atletas com atitude tão violenta envergassem a sua camisola no último jogo, “encobertos” por uma arbitragem realmente habilidosa.

E note-se que não estou a colocar em causa a supremacia em termos de jogo da equipa do Sesimbra, principalmente na primeira parte. Para que não restem dúvidas, pelo que também jogou o Sesimbra mereceu ganhar.

Alguns jogadores não deveriam era ter visto só azuis, mas também alguns vermelhos, e talvez directos. Basta ver o que aconteceu ao nosso Daniel Noronha, que mais uma vez teve de ser suturado com alguns pontos, desta vez no pescoço, e a dupla de "malabaristas" não viu nada!...

Então os de Sesimbra que jogaram com os nº 7 e o nº 9 são “frescos” são!....

Luís Brízida

Anónimo disse...

Queria perguntar ao anónimo das 10:37 se por acaso lhe relatarm a agressão por parte do nº8 do Sesimbra que o árbitro nem falta marcou. O nosso jogador foi ao hospital levar 5 pontos no queixo, isso o Sr. não comenta. Em vez de comentar histórias que lhe contam devia era estar calado e não falar de core. Para se falar tem que se ver. A mim também me contaram que o jogo em Sesimbra foi uma palhaçada e eu não fiz nenhum comentário.

Anónimo disse...

Axo triste o dizem, se ganham é porque ganham se perdem é porque a culpa é do arbitro,axo que ambos os comentarios sabem ou deveriam saber a difculdade de arbitrar um jogo.
Mas o melhor é essas pessoas que tanto falam tirem um curso de arbitro e mostrarem que sao melhores, e pelo que sei até faz falta arbitros em setubal por isso tirem um curso em vez de reclamarem porque se tem tempo de ir ver um jogo também tem tempo de o arbitrar e pararem de reclamar sempre que perdem.
É a minha simples opinião.

Anónimo disse...

Se o Sr. é amigo do hoquei devia ver as coisas como elas são. Em primeiro lugar ainda não viu aqui ninguém dizer que a UFE perdeu por causa do árbitro eu só questiono é a dualidade de critérios. Em segundo lugar da maneira como fala até parece que esteve a dirigir o jogo no passado sábado no Entroncamento.

Anónimo disse...

Concordo não tem sido pelos arbitros que o união tem perdido os jogos, mas que têm feito péssimas exibições, la isso têm. E claro destabiliza. Mas o União tem que ser superior a isso. União - Vasco da gama arbitros do alentejo, sesimbra-união e união -sesimbra arbitros de setubal, vialonga-união de lisboa e das piores arbitragens que vi (e aí ganhamos contra 7).Uma tristeza. E mais não vi.

Anónimo disse...

"SESIMBRA resolveu comprar os arbitros e preparar uma arbitragem inteligente", se dizem que nao perderam por culpa do arbitro esta frase nao percebo.
E se estão a reclmar por causa dos arbitros entao a falarem bem nao é, por isso sou obrigado a imaginar que perderam po culpa também da dulpa.
Já agora eu nao arbitro, e se fosse nao tinha problemas de me afirmar,mas sou apenas um adpeto que em vez de estar ser a reclamar tento perceber as coisas.
Já agora errar é HUMANO, e vosse deve errar ou nao?Senao é perfeito e eu gostaria de ser como vosse.

Anónimo disse...

Errar é humano sem duvida!... No entanto o Sr. não deve saber distinguir imparcial de parcial ou sabe? Se souber distinguir as diferenças já está a ser um bocadinho como eu!

Anónimo disse...

palhaço
é a unica coisa que me ocorre nao muito desagradavel para chamar o autor deste post.
deixe de ser tendencioso.
eu sei o dificil que é ser arbitro. nao de hoquei. mas sei.
e durante um jogo a unica coisa que se pensa é fazer o nosso melhor para sair do campo/ringue de cabeça erguida e com um bom trabalho feito.

deixem-se de teorias da conspiraçao.
qual é o interesse de um arbitro em que o entroncamento seja prejudicado??

vão ao médico

Francisco Gavancho disse...

Para o anónimo das 17:19

Acredite que palhaço, não é minimamente desagradável, até por ser uma profissão digna, e com uma particularidade que é fazer rir os outros quando por vezes apetece chorar.
Quanto ao autor do post sou eu mesmo e assume letra por letra linha por linha aquilo que escrevi, quanto ao Senhor que diz que deve ser ladrão, tudo tem a ver com a sua consciência, porque deduzo das suas palavras que está ligado á arbitragem e aí acredito que gostaria imenso que lhe chamassem "palhaço", mas de certeza que lhe chamam coisas bem piores e se calhar dignas de alguém que atrás de um “nick name” escreve o que você escreveu.
Para terminar acredite que por cá vamos indo ao médico, mas só para precavermos alguns problemas do foro psíquico, e não termos a tendência para a “estupidez natural”, problema que afecta muito boa gente.

Resto de boa semana

Anónimo disse...

Só aqui venho para dizer que quem falou que nº 9 do sesimbra era fresco na o deve conhecer minimamente, pq em 3 anos de hoquei apenas levou um vermelho e por acumulação. O ano passado em 40 jogos apenas levou 3 Azuis, este ano em 16 jogos nem um azul levou. por isso alguem esta enganado aqui. quanto ao jogo, o Sesimbra ganhou bem pq foi melhor, mas foi prejudicado pelos arbitros, e para quem diz que os jogadores influentes ficaram em campo e pq nao viu o jogo, pq dos 4 titulares de campo a pena sum ficou em campo, nao pq agredir alguem mas por faltas simples demais para cartão azul. quanto ao a jogador agredido, é mentira pq o jogador saiu pq levou com a bola.

Anónimo disse...

O senhor artur axo que sei quem é e melhor que ele a comentar o jogo nao deve haver, por isso parem de dizer/falarem mal e apoiem mas é o Hoquei em ser um desporto forte contra a concorrencia de outros desportos que tendem a subir de adpetos. Como tal é aos clubes dito pequenos que temos de apoiar e nao se esqueçam que sesimbra tem muita tradição em Hoquei e como tal nao precisa de "pagar" aos arbitros para fazer bons jogos, para isso tem lá bons jogadores em todos os escalões.

Anónimo disse...

Conheço o meu amigo e consócio Artur Pereira há uns anos e se é ele que equipa com o nr 9, não quero acreditar que seja atleta para faltar ao respeito aos colegas da Modalidade. Tem muitos anos de Hóquei, treina o Sesimbra e é uma figura que faz muito pelo HP.

Um abraço Artur Pereira

Gilberto Dias Borges - HP scp

Anónimo disse...

Foi um jogo duro ,mas nao houve violencia,os piores em campo foram os arbitros que prejudicaram as duas equipas e expulsaram 7 ou 8 jogadores sem motivos para isso!!!sao palhaços sim sr,estragam os jogos e fazem-se de coitadinhos,mas alguem k tenha visto o jogo considera justo tantas expulsoes???demitam-se da arbitragem k é o melhor k fazem.
quanto ao jogo,o sesimbra foi melhor na 1ª parte e o uniao na 2ª só que na 2ª o capitao do sesimbra foi RATA VELHA e marcou uma falta rapidamente apanhando os jogadores do uniao desprevenidos e contra a corrente do jogo mataram logo o jogo ali.
Boa sorte para ambas as equipas e parabens ,pois apesar de tudo valeu a pena ir ao pavilhao.

Anónimo disse...

Aqui vai mais uma seca. Talvez até seja mais uma “banalidade” que não interessa a ninguém.
Se o administrador do blogue assim o entender que corte ou simplesmente ignore o que vou escrever, que não levo a mal, ok?

Bom.
Falar em jogo duro ao nível de jogadores seniores que têm, no mínimo, mais de 10 anos de hóquei e não considerar isso violência, não consigo encaixar!

Nunca joguei hóquei, sou um leigo na modalidade, só andei de patins quando tinha para aí 10 anos de idade e em cima de alcatrão e só assisto regularmente a jogos de hóquei há cerca de 3 anos, pelo que admito estar errado.
No entanto, não entendo onde.
Quando vejo um jogador actuar não consigo distinguir jogo duro de violência.

Por acaso fui com o pessoal lá de casa ver o 1º jogo no Palácio dos Desportos em Torres Novas, há cerca de 2 anos, de uma final-four europeia de clubes, ganha pelo Follonica de Itália.
Gostamos tanto do que vimos que “papamos” todos os jogos até ao fim, durante aquele fim-de-semana (mais de 100 euros em bilhetes!).
Foram aqueles jogos, intensos, competitivos, mas disputados com lealdade, que fizeram mais uma família adepta da modalidade.

Passadas algumas dezenas de partidas deste então (mais de cem) estamos decepcionados com aquilo que temos assistido nos ringues e cada vez que saímos de casa para ver um desafio pensamos para com os nossos botões se não valerá mais a pena divertirmo-nos de outra forma qualquer.

Sabem porquê?

Porque cada vez vemos mais o tal “jogo duro”, que na prática é o obter de vantagem de forma despercebida para quem vê o jogo, através de violência e jogo baixo para com os adversários na disputa de cada jogada.
Esses jogadores “experientes” normalmente conseguem ludibriar as arbitragens, mas caso um espectador se concentre apenas neles consegue aperceber-se da maioria das situações. São os tais jogadores de eu classifico de “frescos”.
No final o resultado disto tudo é que em vez de nos irmos divertir, vamos enervar-nos com o acentuar das picardias dentro do campo que acabam por extravasar para o público. Cada jogo toma contornos de “uma guerra” em que vale tudo desde que o árbitro não marque.

Se calhar um dos problemas do hóquei actual será, precisamente, o aparecimento crescente de atletas com estas características, facto bem aceite por todos os que “mandam” na modalidade, mas que a tornam “feia” aos olhos de quem assiste, principalmente dos ignorantes como eu.

Mas é só a opinião de um parvo e tendencioso. Não liguem. Vozes de burro não chegam ao céu.
Certamente são os adeptos conhecedores, dirigentes, clubes, etc. que estão certos. São é cada vez menos.....

Luís Brízida

Anónimo disse...

Uma equipa de muita raça e com grande determinação venceu no Entroncamento o União local por 5 – 3, com 3 – 0 ao intervalo.

Este encontro referente à 16.ª Jornada e primeira da 2.ª volta do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins – Zona Sul, viu um Sesimbra conquistar com toda a justiça os três pontos em disputa, pese a péssima arbitragem da dupla setubalense nomeada para este jogo.

Abrindo o marcador aos 6 minutos por intermédio de Artur Pereira, o Sesimbra conseguiu sair para o descanso com três golos de vantagem, sem nenhum do seu adversário ribatejano.

No 2.º tempo, tudo normal e sempre bem controlado pela nossa equipa, chegámos ao 5 – 1, mas os árbitros tudo fizeram disciplinarmente e tecnicamente para destruir e dificultar a vitória ás nossa cores, situação que muito lamentamos e que repudiamos veamente.

Vitória justa e muito trabalhada, numa partida de hóquei em patins em que ficou claro o poderio do colectivo Sesimbrense.

Arbitragem fraca, tendenciosa e sem qualidade – prejudicados Sesimbra e o hóquei em patins.

PUBLICADO NO SITE DO GD SESIMBRA...PREJUDICADOS! UMA VERGONHA. QUEM ESCREVEU ISTO NÃO VIU O JOGO CONCERTEZA, O ENTRONCAMENTO FOI ENTÃO BENEFICIADO?

Anónimo disse...

Sem querer menosprezar o "poderio" da equipa do Sesimbra (p'ró ano na 1ª?) e a justiça do resultado, os azuis foram para os dois lados.

Vão existir jogadores influentes de uma e outra equipa castigados na próxima jornada.

Só que a maioria dos cartões que deram origem a isso foram mostrados depois do 1-5 no decorrer da 2ª parte.

Além disso quais são os jogos de cada uma das equipas na próxima jornada?

Sesimbra-Lobinhos
Marítimo-União

E o burro sô eu?!
Onde é que eu já vi isto?!

Luís Brízida

Anónimo disse...

Só para alterar uma frase que escrevi por engano. Quando disse "em 3 anos de hóquei " queria dizer "em 30 anos de Hóquei".

Obrigado

Anónimo disse...

Bolas levaram 13 bolas dos homens em dois jogos e é sempre culpa dos arbitros???
e o uniao com a equipa toda ia ganhar ao maritimo????

Anónimo disse...

Marítimo-União ...uma dupla da Madeira. Começa a cheirar a perseguição!
E não me venham dizer que é para poupar, porque muitos árbitros vão daqui todos os fins-de-semana apitar jogos de equipas das ilhas.

Anónimo disse...

Ainda por cima a equipa do União não vai na máxima força.Parece que vão tres juniores.
Não se preve um jogo fácil.

Anónimo disse...

Foi sem duvida uma arbitragem muito fraquinha e por vezes tendenciosa para o lado do Sesimbra. Mas não foi por ai que o UFE perdeu o jogo. Foi uma equipa na 1º parte sem atitude em campo, sem alegria e sem capacidade para fazer melhor.Na 2ª parte entraram com mais convicção de maneira a poderem alterar as coisas, mas sempre em situações individuais, porque jogo de equipa não se viu nada. Quando o Sesimbra perdeu os seus 3 titulares por azuis, o UFE teve uma oportunidade de ouro para dar a volta ao resultado, mas não teve capacidade para tal e o seu treinador com as suas alterações em nada ajudaram a mudar o rumo do jogo.O Sesimbra foi um justo vencedor, devido á muita experiencia dos seus jogadores que souberam controlar sempre o resultado e souberam enervar a equipa do UFE de maneira a atingirem os seus objectivos.
Não prevejo melhorias nesta equipa do UFE (espero que esteja errado),mas a continuar a jogar assim vai sofrer até ao fim. Por muito que me custe sou agora obrigado a acreditar na "historia do Pai Natal".

Nunca pensei ver o meu UFE na situação onde está, a ser tão mal tratado pelas pessoas que se dizem de presidente e directores e que estão a levar o clube a bater no fundo. Tantos anos para se chegar aonde se chegou, para agora em pouco tempo ir tudo por agua abaixo, por meia duzia de curiosos e oportunistas politicos, que de gestão desportiva não sabem nada. É um barco á deriva, sem rumo e a meter agua por todos os lados. Grande desilusão em relação a este presidente, que vinha rotulado como grande gestor, mas que tem provado que de gestão desportiva é um zero á esquerda. Só espero que a nivel financeiro seja melhor, mas pela amostra....
Umildade precisa-se com urgencia e mais trabalho e suor por parte dos directores do clube.


Sócio de prata do UFE

Anónimo disse...

Sr Sócio de prata é graças a este presidente e a alguns amigos do clube, que estão sempre quando é preciso, que o União conseguiu manter estes seniores no plantel;pois saiba o senhor Sócio de prata ( que para mim vale tanto como os outros)que quando este presidente agarrou no processo estavam todos de saída.
O que se conseguiu até hoje?
Se falarmos em camadas jovens sim, tem toda a razão, agora em Seniores?? Caro sócio de prata estamos no auge, como nunca. Então este sócio de carica vai relembrar-lhe:
- à 10 anos o UFE voltou a ter seniores, esteve três epocas para subir à 2ª Divisão,primeiro com o Jaimito e depois com o Rui Santos.
- 1º época na 2ª divisão o União descia caso o Idealton não tivesse desistido;
- 2ª Divisão-Descida;com o Jaimito
- 3ª Divisão-Subida;com o António Vicente
- 2ª Divisão Descida: Com o Vitor Capitolino
- 3ª Divisão 2 épocas; 1º com o Vicente depois com o Rafael Oliveira que conseguiu a subida
- 2ª Divisão: inicio com o Rafael Oliveira(apenas a 1ª jornada), depois com o José Ventura aproveitando o bom trabalho vindo de trás e com inteligência a fazer um escelente trabalho ( união disputou a poule A pela primeira vez);
- 2ª Divisão Novamente com o António Vicente, e se comparamos os pontos que se fazem agora com os que se faziam antes na 2ª vesse muitas diferenças, ms para melhor. Houve épocas em que 7, 8 pontos era um luxo.

Por isso caro amigo, só lhe desejo muitos anos para que chegue a sócio de prata e porque não de Diamante.

Um grande abraço deste sócio de carica.
-

Anónimo disse...

ò sócio de carica toda a gente sabe quem é, o meu amigo só se identifica quando lhe convém, o sócio de prata k ñ sei kem é nem me interessa,mas tem toda a razão,vejam caros sócios quantas equipas já conseguiram destruir esta época no União: se não sabem já vai em quatro, escolares,infantis "A", juvenis e agora pelo que soube a equipa de juniores está pelas horas da amargura, como é possivel que o presidente"em sentido figurado" do Clube vá falar com os atletas sem falar com o treinador,meus amigos muito mal vai este clube,e isto custa-me imenso a dizer mas como diz o sócio de prata só se pensa em política e no"eu quero posso e mando, daquí faço um apelo aos sócios para que estejam atentos,senão o clube vai mesmo pela água abaixo.

Anónimo disse...

Pensa que sabe mas não sabe senhor Tolas,pensa que sabe.

Anónimo disse...

O Sr socio de carica não me precisa relembrar o historial do UFE, pois disso percebo eu.
Em 1º lugar o União subio á 2ª divisão na segunda época como séniores e por lá se aguentou por 2 épocas seguidas. Se bem se recorda daqui para a frente foi quando se deu a saida de várias pessoas influentes no hoquei do clube. Nunca mais o União foi o mesmo daqui para a frente.
Em 2º lugar nesse tempo o nivel do hoquei em patins estava muitos furos acima daquele que se pratica hoje em dia(palavras de muitos entendidos na matéria) e basta ver na 1ª categoria á quantos anos o FC Porto é campeão. Mas não queria entrar por ai. Mal dos jogadores do União se não tivessem ganho experiência a nivel da 2ª divisão nessas alturas.
Em 3º lugar é por acreditar que os jogadores do União têm capacidades para fazer muito mais(pois já o provaram), que tenho a certeza que o clube anda a continuar a ser muito mal dirigido. As vitórias e as boas exibições começam-se a construir nos bastidores, na capacidade de organização das pessoas responsaveis e quando isso não acontece a equipa tambem se vai apercebendo do desnorte do clube e vai-se acomodando aos resultados negativos.
Em 4º lugar, se o União a época passada fez um campeonato á sua altura e á altura dos jogadores que tem, porque razão saiu o treinador??? É verdade que apanhou uma equipa que vinha muito bem trabalhada pelo anterior técnico, mas não deixou de ficar nos 5 primeiros lugares. E o Rafael Oliveira porque saiu??? é verdade que tem um feitio muito especial, mas com a sua capacidade de organização e com ideias novas, trou-se o União de volta as vitórias e principalmente de volta ás boas exibições. Será que se apercebeu que as pessoas
que dirigiam estavão mais interessadas em servir-se do clube do que em servir o clube???
Não se esqueça de um factor muito importante é que o clube dantes era constituido em 100% de atletas da casa, coisa que não acontece hoje(50%) e num futuro tão proximo não voltara a acontecer devido as varias más gestões feitas desses anos para cá. Hoje não se acautela o futuro e a continuar assim vamos ter de agradecer de novo a este presidente a manutenção dos jogadores séniores no clube. Ó Sr socio de carica esta era para o Sr se rir um bocado, porque essa sua afirmação inicial só pode ser levada a rir. O clube teve grandes amigos, agora só tem GRANDES OPORTUNISTAS.
Atenção, que o clube não é só séniores, e os que lá estão não duram eternamente.
Bom fim de semana para si


Sócio de prata UFE

Anónimo disse...

Para mim acabou, o senhor é que sabe tudo de hoquei. E até lhe digo mais votava em si para presidente, tal o vigor que apresenta no discurso.E concerteza que voltaria a trazer o União para a ribalta.

o Sócio de carica