sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"COM O SONHO DE FICAR NOS TRÊS PRIMEIROS"

Hugo Costa Pereira começou nas escolas do Paço de Arcos pela mão de Jaime Santos, ganhou o distrital de Lisboa em todas as categorias (desde Infantis "C" a Juniores), foi Campeão Nacional em Infantis "A", Iniciados e Juniores. Depois de um tempo sem jogar, em Dezembro chega à Aldeia Ribatejana do Hóquei em patins para representar a ACR Santa Cita que ocupava o incomodo 14º lugar da II Divisão Sul com 4 pontos fruto de 1 vitória, 1 empate e 7 derrotas, tendo-se revelado como um pilar na excelente 2ª volta feita pela equipa de Luís Miguel Cunha e contribuindo de forma decisiva para a manutenção. Esta época apesar de vários convites, inclusive de equipas da I Divisão, decidiu continuar no Ribatejo. Foi em Lisboa que fomos encontrar Costa Pereira para falarmos da época passada, da próxima e outros assuntos.
CA – Bom dia, obrigado pela tua disponibilidade. Que balanço fazes da época passada?
CP – Bom dia, Francisco, desde já deixe-me primeiro que tudo enaltecer todo o seu trabalho e empenho pela divulgação da modalidade, é meritório todo o esforço e dedicação do site, ”Cartão Azul”, e pena é não existirem mais como este.
Bem, quanto há época passada, ou meia época, visto que tive fora dos rinques até Dezembro de 2011, o saldo é consideravelmente positivo, já que os objectivos do clube foram compridos, a manutenção na II Divisão foi sem dúvida motivo de alegria para todos nós!
CA – Quando chegaste a Santa Cita a equipa estava nos lugares de descida, a tua presença na baliza foi sinónimo de mais segurança e a equipa foi ganhando jogos e conseguiu a algumas jornadas do fim da prova a manutenção. Achas que foste um elemento decisivo?
CP – Confesso que enquanto tive afastado da modalidade, desliguei por completo e pouco estava a par da tabela classificativa. A verdade é que quando cheguei ao clube a forma como me receberam, o carinho que me prestaram foram alicerces fundamentais para me centrar na conquista e na vitória! Conheci então um grupo muito unido com muito talento e com vontade de vencer, mas infelizmente, os resultados não estavam a aparecer! Acho que o elemento decisivo foi a “garra” a “coesão” um espírito batalhador. A certeza que os resultados iriam aparecer, permitiu-nos olhar em frente confiar nas nossas capacidades e todos nós desempenhamos um papel determinante para alcançar o objectivo.
CA – Como foi a tua integração numa equipa onde não conhecias praticamente ninguém e numa região do país diferente da onde tu cresceste como jogador e como pessoa?
CP –Adoro desafios! Apesar de ter aceite um convite para um clube longe da minha terra, abracei desde cedo um projecto com futuro. Os já alguns anos que levo da minha carreira desportiva, armazeno nas minhas memórias, os títulos, as vitórias, as derrotas, as tristezas, as alegrias, as amizades. O grupo recebeu me de braços abertos senti me rapidamente em casa, identifico-me com a forma de estar do clube dos seus associados  e irei estar eternamente grato por isso!
CA – Achas que o Sporting e o Turquel foram sem dúvida as melhores equipas, ou achas que o SC Tomar poderia ter chegado mais longe e que a AD Oeiras com um início a “meio-gás” acabou por hipotecar a candidatura sendo uma das desilusões da prova?
CP – Na minha opinião tanto Sporting Clube Portugal como o Hóquei Clube Turquel foram uns justos e merecidos vencedores, revelaram mais consistência ao longo da prova e mostraram ter mais condições que qualquer outro clube. Aproveito para desejar uma boa época para ambos.

ACP Photos

CA – Este ano o Santa Cita acaba por perder um titular indiscutível, o David Vieira, e um jogador que apesar de ter feito uma época abaixo do seu valor, é um desequilibrador, estou a falar do Rui Alves no entanto foi buscar um jogador de qualidade o Alexandre Andrade mantendo a espinha dorsal do equipa. Vamos ter um Santa Cita mais forte?
CP – Vamos ter um Santa Cita com ambição de querer ganhar, e com a nossa capacidade de trabalho e empenho os resultados apareceram!
CA – Agora que já se conhece o calendário e as equipas que integram a zona Sul, qual a tua antevisão para o campeonato e até onde pode ir o Santa Cita?
CP – A minha antevisão é fazer um campeonato tranquilo, com o sonho de ficar nos três primeiros!
CA – Olhando para as equipas do Ribatejo, que poderão fazer SC Tomar e União FE?
CP – Segundo sei ambos se reforçaram, o União vem com a força da III divisão uma equipa sempre aguerrida com jogadores de grande valia vai de certo surpreender, por outro lado o SC Tomar com mais experiência jogadores mais rotinados possivelmente candidatos á partida á subida de Divisão.
CA – Na tua opinião, quais os principais favoritos à subida, e quem irá lutar para não descer?
CP – Penso que será um campeonato muito renhido não prevejo grandes desníveis, o que é difícil antever a tabela classificativa.
CA – É publico que recebeste convites de pelo menos dois clubes da I Divisão, um dos quais da zona de Lisboa. Qual a razão que te levou a permanecer no Ribatejo, quando a visibilidade nesses clubes era muito maior?
CP – Sou jovem, e senti-me em divida para com o clube pela forma como me receberam desde que aqui cheguei. É um orgulho representar um clube numa aldeia onde se respira hóquei, vive-se hóquei, e gente tão boa que considerei todas as propostas que apareceram e o que pesou mais na balança foi exatamente esta paixão e dedicação!
CA – Hugo mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade, e agora fica o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos adeptos do Santa Cita em particular e aos visitantes do Cartão Azul em geral.
CP – Aproxima-se mais um Campeonato Europeu, mais uma época desportiva e o meu pedido é no fundo o que vai nas veias de todos aquelas que gostam da modalidade. Apoiem o Hóquei, precisamos de mais pessoas como o Francisco para puxar a modalidade para a mó de cima. Desde as Câmaras Municipais aos órgãos de comunicação social, o Hóquei precisa de apoio! Um Abraço e boa época desportiva.

Sem comentários: