terça-feira, 14 de agosto de 2012

RETALHOS DA VIDA DE UM AMANTE DO HÓQUEI EM PATINS

Clube Desportivo das Minas da Panasqueira

Fundado em 1955, pertence á freguesia de Aldeia de S. Francisco de Assis, que integra o concelho da Covilhã. O CD Minas da Panasqueira teve como ponto alto a passagem por diversas ocasiões no Nacional da II Divisão.

Na altura, eram vários os ingleses que trabalhavam nas minas, e foram eles que principiaram o hóquei nas Minas, no auge do hóquei em Inglaterra. O rinque, hoje pavilhão, foi feito nas horas vagas por dezenas de colaboradores/trabalhadores das minas. Francisco José Tavares (Chico Zé), apaixonou-se em demasia e sempre, até falecer há relativamente pouco tempo, teve o hóquei no sangue. Mais tarde, quando deixou as Minas, dedicou-se á AD Fundão. Homenagem a um homem que gostava do hóquei como poucos. Como grande curiosidade, durante anos, jogaram, ao mesmo tempo,  no CDMP,  quatro irmãos! Eram os Abreu! 

O primeiro da direita em cima, é o Manuel da Ponte, que jogou vários anos no Sporting Clube de Portugal.
O pormenor do guarda-redes sem mascara

Pelo facto de se trabalhar ao sábado de manhã os jogos realizavam-se às 21H00, ou 22H00 e tinha-se que fazer, ás vezes, 300 quilómetros, o que significava chegar a casa aos primeiros alvores de Domingo. E os jogadores que representavam o clube, trabalhavam durante o dia e à noite iam treinar; e de manhã cedo – 07H00 – tinham de ir de novo trabalhar. A maioria dos jogadores, trabalhava no fundo da mina. Aos sábados, quando jogavam fora, e em virtude das dezenas de quilómetros que tinham de fazer, é que não trabalhavam, mas se jogassem em casa, trabalhavam normalmente!

O 2º em baixo do lado direito, ao lado do guarda-redes de bigode, é o Américo Solipa, que ainda jogou alguns anos no HCSintra e foi diversas vezes Internacional!
Guarda-redes sem máscara !!!!!!!!

Vários jogadores de renome passaram pelo CD Minas da Panasqueira tendo depois rumado a clubes de maior dimensão com foi o caso de Manuel da Ponte que jogou vários anos no Sporting CP.

Américo Solipa que jogou no HC Sintra e foi várias vezes internacional.

SELECÇÃO  NACIONAL  DE  1962
Assinalado está António Urgeiro, atleta formado no Clube Desportivo das Minas da Panasqueira. Foi jogador durante anos do SLBenfica.
Na fotografia reconhecem-se António Livramento, ´esquerda em baixo; Leonel, á direita em baixo

António Urgeiro, formado no clube e que jogou durante anos no SL Benfica, fazendo parte da selecção nacional em 1962.

João Baptista que jogou no SC Tomar. Referência para Xico que foi Internacional por Moçambique. Em Portugal jogou na União Desportiva Rossiense (Rossio ao Sul do Tejo) e no Clube Desportivo das Minas da Panasqueira. Tinha a particularidade de jogar sem peitilho ou outra qualquer protecção peitoral. Tronco nu, camisola em cima e nada mais.

O Guarda Redes de barbas era o Xico que foi Internacional por Moçambique.
O primeiro da esquerda, de pé, é o João Batista que ainda jogou duas ou três épocas no SCTomar.

Decorriam os anos de 1975/1976, quando, como maiores impulsionadores, o CD Minas da Panasqueira e a A Académica de Coimbra fundaram a AP Coimbra, com a brilhante e prestigiosa colaboração, o “Pai” da Associação, o falecido Engº. Rui Rebelo, que muito fez pelo Hóquei em Patins Regional e Nacional.

São estas algumas das recordações que continuo a guardar na memória deste clube que tão bem representou o hóquei praticado na Beira Baixa.

CBG

5 comentários:

paulo disse...

Que saudades das minhas idas ás Minas. Tirando as viagens, sinuosas, quase sempre com nevoeiro serradíssimo, a malta deliciáva-se na 3ª parte. Que bem que eles nos serviam. Então aquelas jantaradas no Tio Bento em Aradas.....Defrontei várias vezes esta equipa da ultima foto. Mais tarde, tambem os apitei. Grandes Homens.

João Solipa disse...

Boas Amigos. Sou um descendente dos grandes jogadores formados nas minas. Adorei rever estas fotos, principalmente do meu Pai, Americo Solipa do meu tio Germano Solipa, Guarda-Redes na mesma fotografia onde está o meu Pai, do Manel da Ponte e do Primo António Urgeiro.
Abraço a todos.

MasterBlaster disse...

Boas noites. Andava a fazer umas pesquisas e dei de caras com esta foto do meu tio-avô, António Urgeiro, irmão do meu grande avô paterno, Álvaro Urgeiro, pai do meu pai, João Urgeiro. Ainda me lembro dele, uma pessoa positivista e com garra na sua pessoa! Grande tio, tinha de ser benfiquista!! :-)

João David Pedro Urgeiro

MasterBlaster disse...

Boas noites. Andava eu a pesquisar e dei de caras com esta foto do meu tio-avô, António Urgeiro, irmão do meu grande avô, Álvaro Urgeiro, pai do meu pai, João Urgeiro. Eu era bastante novo, 7, 8 anos, e ainda me lembro do meu tio-avô, sempre positivista e com uma garra enorme na sua pessoa! Tinha de ser Benfiquista!!

MasterBlaster disse...

Boas noites. Andava eu a pesquisar e dei de caras com esta foto do meu tio-avô, António Urgeiro, irmão do meu grande avô, Álvaro Urgeiro, pai do meu pai, João Urgeiro. Eu era bastante novo, 7, 8 anos, e ainda me lembro do meu tio-avô, sempre positivista e com uma garra enorme na sua pessoa! Tinha de ser Benfiquista!!