domingo, 12 de agosto de 2012

HAJA VERGONHA...!!!

Foto: Ventura Saraiva
Fernando Cabaço árbitro de hóquei em patins que nos últimos tempos tem dado a cara, em termos públicos, em defesa de alguns problemas que se têm vindo a agravar no seio da Arbitragem encontra-se em pleno gozo de férias na Praia da Areia Branca (Lourinhã). Foi lá que o Cartão Azul o foi encontrar para falar dos problemas que afectam a arbitragem desta modalidade que abraçamos, o Hóquei em Patins.
CA – Bom dia Fernando, depois do problema com os pagamentos das vossas despesas com as arbitragens surge um outro, a questão da ANAHP e as suas prestações de contas, o que me podes dizer acerca deste novo problema.
FC – Este problema não é novo, ele dura há 11 anos. A questão é que só agora a um mês das eleições na FPP é que é convocada uma assembleia para “Relatório e Contas”, “Eleição de novos Corpos Gerentes” e … “Eleição dos 5 Delegados representantes da Associação às assembleias da FPP”. Estranha-se o “timing” pois há 11 anos que nada disto acontece e só agora vésperas de eleições aparecem tais números. Quanto ao pagamento da FPP para com os árbitros foram pagos dois meses (Março e Abril), esperamos agora que até ao início da nova época (08 de Setembro / Reciclagem Nacional) a época, já finda, seja totalmente liquidada.
CA – Mas, segundo informação fidedigna esta assembleia normalmente é feita na vossa “Reciclagem de Inicio de época”, achas que existe alguma coisa por detrás disto tudo para que tudo se queira resolver num imediato?
FC – Se existe alguma coisa eu nem quero pensar que as pessoas desçam a tão baixo nível, pois se durante 11 anos não houve essa preocupação por que é que tem que existir agora, aliás, a ultima assembleia da FPP em que esta Associação esteve presente (Mealhada) estiveram presentes delegados da mesma que para o efeito nem nomeados e ou eleitos foram. Estiveram lá os árbitros que estavam presentes no Inter-Regiões desse ano, o que é completamente ilegal pois os delegados têm que ser eleitos em assembleia de sócios. Esta situação só foi estancada por denúncia da Associação dos Treinadores.
CA – Li na tua página do “Facebook” que és o único árbitro que pediu a demissão de sócio dessa Associação, o que te leva a levantar este assunto se “não” és sócio?
FC – Quando os assuntos são falados uma e outra vez sem conta e determinada pessoa faz ouvidos surdos às chamadas de atenção, só tive uma forma de resolver a questão. Aclarar junto da direção dessa Associação a minha posição e até junto da FPP de que a mesma é ilegal. Ninguém é obrigado nem coagido a ser sócio desta ou aquela associação e ou sindicato, conforme legislado na Constituição da Republica Portuguesa, mas como a FPP não deixa de me descontar os tão falados 10% sobre os prémios de jogo, logo eu continuo como sócio de direito dessa mesma e dita Associação, apenas e só não me sinto socio gerido por uma pessoa que há muito tempo devia ter dado a cara aos associados e há onze anos que apenas … nada faz.

Foto: AC Tojal - Secção de Hóquei em Patins

CA – A tua formação académica permite-te ler e analisar este tipo de relatórios e quando viste os números dos diversos anos, a que conclusão chegaste?
FC – Primeiro fiquei triste e nada surpreendido, pois já estou habituado a este tipo de “números”. Segundo, confirmei aquilo que mais ano menos ano teria que acontecer, números em cima do joelho. Não é somando parcelas em cima de parcelas que se faz uma prestação de contas, aquilo que foi apresentado aos sócios é uma chamada de “palermas” a todos nós associados da ANAHP. Rubricas de “Diversos” em cima de “Empréstimos a Sócios” anos e anos a fio devem ter outro tipo de cuidado que não este, espero que na dita Assembleia do dia 08 estes números sejam muito bem explicados, caso contrário não serão aprovados e pode ter que se partir para uma situação bem mais grave (Auditoria). O que não se pretende, mas se tiver que ser!...
CA – Não te sentindo sócio, mas pagando como tal, dar a cara como nenhum teu colega a expõe, não receias que te possas prejudicar com tal exposição?
FC – Não, não tenho qualquer tipo de receio, não sou mal-educado para ninguém, defendo a causa da arbitragem como todos a devíamos defender, apenas e só quero que a arbitragem seja vista como ela deve ser … IDÓNEA, HONESTA, VERDADEIRA E CLARA em todas as suas vertentes, quer dentro da pista quer fora dela. Tenho muitos poucos anos de carreira á minha frente, terei o tempo necessário de deixar o campo aberto a que novos árbitros singrem na arbitragem, pois se reparares temos uma faixa etária muito elevada e temos que ser nós próprios a cativar novos valores e não deixar isto andar ao bom vento e às boas vontades de alguns senhores que, na minha opinião, nem sequer cá deviam ter aparecido.
CA – Conheces alguma lista a concorrer aos corpos gerentes da ANAHP? Estás disponível para integrar alguma lista?
FC – Se conheço alguma lista? Não. Fala-se que o actual presidente da direcção está a formar uma lista para se recandidatar, o que será a verdadeira piada do ano, ou então a confirmação de que algo de estranho anda no ar … para mim se isso acontecer só lhe chamarei “pressão eleitoralista”. Então se durante anos a fio nada se fez pelos árbitros é agora que a mesma pessoa o vai começar a fazer? HAJA VERGONHA. Se estou disponível para integrar uma lista? Não de modo algum. A Arbitragem tem pessoas de muito valor para fazerem um trabalho valido, assim elas queiram. Mas tem que ser com um projecto valido, credível, que se trabalhe em prol da arbitragem e não de um grupo de árbitros e de diversos interesses.

Foto: Fábio Ginha

CA – Para ti quais seriam as linhas mestras de uma Associação forte e dignificante da classe arbitral.
FC – Total independência da FPP, do Conselho de Arbitragem, das diversas Associações de Patinagem, embora trabalhando em conjunto mas cada um com o seu papel. Maior acompanhamento de todos os árbitros, mormente dos mais novos. Redução dos 10% do FGA para 5%. Realização de cursos de formação e ou reciclagem em conjunto com os CAA-Regionais, Estudar e realizar formas de cativar novos árbitros. Forte acompanhamento dos novos árbitros. Enfim, um conjunto de situações que até hoje nada se fez.
CA – Fernando, obrigado pelo tempo dispensado, fazendo votos para que tudo se esclareça e que da Assembleia do dia 8 saia uma ANAHP forte e com pessoas capazes de desenvolver a arbitragem nacional, que para mim tem tudo para poder ser das melhores do mundo.
FC – Obrigado Francisco, assim o espero e faço votos de que este teu Blogue continue a falar tão abertamente de hóquei como o foi até hoje

Sem comentários: