terça-feira, 7 de agosto de 2012

CONSOLIDAR A EQUIPA NO LUGAR QUE É O SEU

O Sporting CP está de regresso à 1ª divisão, depois de em duas épocas ter chegado da 3ª divisão, ao escalão máximo, com o título da III e II divisão na algibeira. Esta época será segundo palavras de Gilberto Dias Borges o ano da consolidação do clube Leonino na I Divisão para depois se poder pensar noutros “voos”. Com uma equipa com algumas caras novas como é o caso por exemplo de Diogo Lã e Carlos Trindade (ex-Tigres de Almeirim), Carlos Garrancho (ex-AE Física) e Tiago Nogueira (Oeiras), e com Artur Pereira no comando técnico da equipa, e numa época onde o Sporting perdeu a sua principal bandeira, Gonçalo Alves, fomos até Sesimbra para falarmos com o Eng. Gilberto Dias Borges, sobre o hóquei Leonino.
CA – Bom dia Engº. Que podemos esperar do Sporting CP neste regresso à I Divisão?
GDB – Bom dia. Encarar cada jogo como uma final na luta pelos 3 pontos. Obviamente que à partida há uma enorme desigualdade mas isso não nos inibe de lutar jogo a jogo para dignificar a camisola e símbolo que envergamos. Vamos consolidar a nossa posição no grupo que sempre foi nosso.
CA – O que levou o Sporting a optar por Artur Pereira para técnico da equipa?
 GDB – Sendo o nosso Projecto baseado na Formação, nada melhor que recorrer a um técnico com provas dadas no GD Sesimbra. Para além disso, AP faz parte do Clube do Leão e fez no SCP épocas de juniores e seniores com o saudoso António Livramento. É um lutador nato e acreditamos que a aposta vai ser conseguida.
CA – Na minha opinião, acho que a saída de Gonçalo Alves do Sporting deixa a equipa com menos soluções, pois o Gonçalo é um jogador de eleição, no entanto acho também que a figura Gonçalo Alves, também era apelativa no que diz respeito à captação de jovens para o Sporting, servindo inclusive para “chamariz” para jogadores mais velhos que gostavam de jogar a seu lado. Agora a pergunta, concorda com a minha opinião? O Sporting fez tudo o que estava ao seu alcance para manter o Gonçalo Alves nas suas fileiras?
GDB – Ninguém pode estar acima do Sporting CP. O GA cresceu e apareceu no SCP e quer nós quer o GA estamos gratos, mutuamente. O GA é um bom valor que fizemos despontar para a Modalidade e desejamos que ele chegue o mais além possível e que transporte em si tudo o que de bom aqui aprendeu. Que foi bastante, não só a nível pessoal como ainda a nível de valores humanos e desportivos. O SCP tudo fez para manter o GA nas suas fileiras e esta equipa era conhecida por si. As divergências finais, inesperadas, deveram-se ao facto de a sua ambição ser superior, em termos desportivos, aos nossos objectivos. Jogar uma liga dos Campeões e lutar para os 3 primeiros lugares, não é ainda a ambição do SCP, uma vez que não podemos hipotecar o futuro abandonando a base da Formação. Os patins devem estar bem assentes e teremos que continuar a olhar para as dezenas de miúdos que vão progredindo desde Benjamins a Juniores.


CA – Mas como é sabido o Sporting não era só Gonçalo Alves, pois existem jogadores de enorme valor no seu plantel, o caso dos internacionais Moçambicanos Marinho (um dos melhores jogadores do Mundial de San Juan) e Igor Alves, Tiago Roquete, André Pimenta, a que se juntam os reforços, alguns já aqui referidos, assim sendo vamos ter uma equipa mais homogénea, mais coesa e interligado, em detrimento de uma equipa que jogava para em grande parte para um jogador, que funcionava com “farol” no ataque?
GDB – E acrescentaria Diogo Oliveira, Zé Macedo, João Calvão e Pedro Delgado. A equipa fica seguramente mais homogénea e evidenciará um maior misto de experiência e de juventude que na época transacta.


CA – A época começa a 29 de Agosto, com os respectivos exames médicos. Onde irá decorrer a mesma, e já existem jogos de preparação confirmados, assim como presenças em torneios de pré-época? Já pode revelar quem será a equipa que “apadrinhará” o Sporting no jogo de apresentação aos sócios e adeptos neste regresso à I divisão?
GDB – Sim, estaremos 3 dias em estágio na Academia de Alcochete, que tem sido bom prenúncio nos últimos 9 anos. De 29 a 31, pelos finais das tardes todos os restantes escalões se juntarão aos Seniores para o tradicional baptismo sportinguista. A apresentação será feita pelo País fora. Estaremos em PA, em São João da Madeira, em Valongo, em Turquel e em Sesimbra. Prevemos ainda um jogo de apresentação aos nossos simpatizantes e sócios para o dia 16 de Setembro. Esperamos que o grande adversário clássico assim o confirme dado que partiu deles a iniciativa.


CA – A época passada a equipa sénior utilizou o Pavilhão Fernando Lopes Graça na Parede para realizar os seus jogos, esta época irá jogar no Pavilhão de São João da Talha, concelho de Loures. O que levou a esta mudança, e quais os benefícios da mesma?
GDB – Temos que estar mais próximos de Alvalade. Necessitamos de mais tempo de treinos e maior disponibilidade de pavilhão. Os Seniores têm que estar mais próximos da Formação que continuará sedeada no Tojal. O Município de Loures apostou connosco no desenvolvimento do HP no seu Concelho havendo a contrapartida de uma escola de formação na autarquia jovem.
CA – Agora passando aos escalões de formação, vão continuar a jogar no Tojal?
GDB – Sim e os nossos técnicos apostam no "velhinho covil do Leão" que tem já a sua mística. Não descartamos S J Talha para alguns jogos a anteceder as partidas dos Seniores.
CA – Depois de várias épocas a conquistar títulos nacionais, o Sporting CP esta época apenas atingiu a final-four em Infantis, tendo-se sagrado vice-campeão nacional ao ser derrotado na final pelo CD Paço de Arcos na marcação de grandes penalidades. A equipa de juniores, com jogadores como o Gonçalo Alves, Joka, André Pimenta, Zé Diogo entre outros falhou o apuramento para Turquel, quando era apontada por muitos como um dos mais sérios candidatos à vitória. Foi uma época atípica, e o que falhou?
GDB – Eu diria que os nossos adversários foram mais competentes quer na vertente técnica quer na vertente organizativa. Esta época, o treinador sénior terá ligação directa com os restantes colegas até ao escalão de juvenis.


CA – Depois de vários anos à frente dos escalões de formação, e com vários títulos em carteira, Tikinho não irá continuar no clube na próxima época. Quais os motivos da sua saída, e não haverá reflexos na formação?
GDB – O caminho faz-se com os que querem continuar a pensar e a realizar este projecto. Esatamos gratos ao Tikinho pelo trabalho que realizou mas foram motivos seus os que conduziram à sua saída. Aliás, desde há 1 ano que o Tikinho nos vinha informando da sua necessidade de parar por uns tempos. E disse-o em 2 ou 3 ocasiões, à Comunicação Social que acompanha o HP.
CA – Já para o final da época passada, as relações entre o Sporting CP e o CD “Paço de Arcos” azedaram um bocado, devido à transferência de Gonçalo Nunes para o Sporting, (mas seguindo já li, parece que afinal não se vai concretizar) com a equipa da Linha a acusar o Sporting de falta de ética de destabilizar. No final dessa mesma época JP Candeias, Joka e Mário Nunes são dados como certo no Paço de Arcos. Quer comentar esta situação?
GDB – Não comento atitudes de dirigentes que não representam seguramente os princípios da Instituição. Façam as contas e verifiquem que é que afinal desestabilizou quem. O SCP continuará a sua postura de não entravar a saída de ninguém mesmo que antes tenham dado a sua palavra. O problema disto tudo é que palavras há várias mas falta-lhes honradez.


CA – Bem Caro Engº a entrevista já vai longa, muito mais haveria sem dúvida para falar, mas oportunidades não irão certamente faltar. Quero agradecer mais uma vez a sua disponibilidade e deixar o espaço à sua disposição para alguma mensagem que queira deixar para o seio da família “Sportinguista” e para todos os visitantes do Cartão Azul.
GDB – Francisco, nós é que agradecemos este tempo de antena que nos concedeu. Espero que continue este bom trabalho de divulgação da Modalidade e conte sempre connosco para o seu engrandecimento.

Fotos: Blog "Ok&Varius", Verde Leão e Ok4ever

Sem comentários: