segunda-feira, 6 de agosto de 2012

VIZINHOS DE SESIMBRA NOS GRANDES RIVAIS

Esta temporada ficará marcada no hóquei em patins pelo regresso do Sporting ao escalão maior. Mas também por uma curiosidade que é o facto de os grandes de Lisboa serem treinados por dois homens de Sesimbra: Luís Sénica (Benfica) e Artur Pereira, dos leões.


O hóquei é na Vila de Sesimbra um desporto com tradição. Sénica e Artur Pereira vivem muito perto um do outro, desde muito cedo partilharam o amor pela modalidade e quis o destino que passem agora a dirigir os maiores de todos os rivais.

Artur Pereira, que na época passada foi jogador e treinador do Sesimbra, é o novo técnico do Sporting no regresso da equipa à primeira divisão, tendo no vizinho Sénica um dos principais candidatos ao título.

O Sporting, a grande novidade deste campeonato, vai utilizar para jogos e treinos o Pavilhão de São João da Talha, concelho de Loures, enquanto aguarda a construção do Pavilhão João Rocha, que começa a ser edificado no final de Agosto.

Em relação à temporada anterior, na segunda divisão, registam-se quatro entradas: Diogo Lã e Carlos Trindade (ambos Tigres de Almeirim); Carlos Fernandes (Física Torres Vedras) e Tiago Nogueira (Oeiras).

Quanto a saídas são sete: Gonçalo Alves, que vai rumar à Oliveirense, Hugo Nascimento (Alenquer e Benfica), Tomás Silva (Juventude Salesiana), Hugo Lourenço, Daniel Meireles e Nuno Antunes (Tigres de Almeirim) e António Ramalho que abandona a prática da modalidade.

Segundo o responsável pelo hóquei do Sporting, Gilberto Borges, a equipa apresenta-se entre 29 e 31 de Agosto para os habituais exames médicos. Nos dias 1 e 2 de Setembro, todos os escalões comparecem no pavilhão de São João da Talha.


Benfica reforça-se na Catalunha

No Benfica, apenas uma alteração no plantel. Sérgio Silva volta a Itália para representar o Valdagno e para o seu lugar vem o espanhol Marc Coy, oriundo das camadas jovens do Barcelona e que foi na última temporada o melhor marcador do campeonato espanhol, defendendo as cores do Calafell.

Além dos seniores masculinos, que se apresentam a 27 Agosto no Pavilhão Império Bonança, há mais novidades nos encarnados.

Assim, da equipa de juniores que venceu o último campeonato nacional praticamente todo o plantel jogará numa equipa B, que vai competir nas provas organizadas pela Associação de Hóquei de Lisboa, sendo Jorge Godinho o treinador, ele que também orientou os juniores. Mas não é tudo, já que este é ano de estreia de uma equipa sénior feminina, que vai competir no campeonato nacional.


FC Porto muito forte

O FC Porto, também candidato ao título, mantém-se sob o comando de Tó Neves, assim como Franklim Pais continua a ser o director dos seniores. E terá uma equipa muito forte, que teve contratações importante. Ricardo Barreiros (Liceo da Corunha, campeão da Europa), Vítor Hugo (Oliveirense), Jorge Silva (regressa ao Porto após épocas no Candelária dos Açores) e Hélder Nunes (Hóquei Clube de Braga).

No tocante a saídas, Pedro Gil vai jogar Valdagno, fazendo companhia a Sérgio Silva. De partida estão igualmente Gonçalo Suissas (Candelária), Nélson Pereira (Oliveirense) e, finalmente, Filipe Santos, que termina a carreira.

Por Luís Filipe Simões, in Jornal "A Bola"

Sem comentários: