quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PODEREMOS CRIAR UM CICLO DE VITÓRIAS

O SL Benfica voltou a sagrar-se campeão nacional após um “jejum” de 14 anos, no escalão de Seniores e de Juniores. Desde a época de 1997/1998 que a equipa Encarnada não saboreava estas conquistas. Luís Sénica (Seniores) e Jorge Godinho (Juniores) deram assim ao clube da Luz essas alegrias. Por detrás deste sucesso, sendo o mentor e o grande dinamizador do hóquei do SL Benfica, está o Eng. José Trindade, que e pouco e pouco tem trazido de novo o clube para as luzes da ribalta no que ao hóquei diz respeito. Este ano para além dos títulos conquistados o SL Benfica só falhou a final-four de Infantis, tendo conquistado o bronze em Iniciados e Juvenis. Fomos ao encontro do Eng. José Trindade para falarmos da época passada, da próxima e do novo projecto do clube, a criação de uma equipa B em seniores e de uma equipa de seniores femininos.
CA – Bom dia. Obrigado pela sua disponibilidade para com o Cartão Azul. Que balanço faz da época que agora findou?
JT – Bom dia. Faço um balanço muito positivo, de um grupo forte que procura o colectivo em detrimento do individual, que procura os interesses do Hóquei em Patins no SLB de modo a que o projecto se consolide. Este projecto valoriza processo e a melhoria continua e só deste modo acreditamos que poderemos criar um ciclo de vitória consolidada. 
CA – Quatorze anos depois o SL Benfica volta a sagrar-se campeão nacional e acaba com a homogenia do FC Porto. Que sabor teve este título?
JT – Teve o sabor muito especial, pois todos temos trabalhado até à exaustão com o  objectivo de melhorar sempre. Objectivo atingido já é historia. Preparemos o futuro próximo e o de médio prazo com inovação, criatividade e consolidação de saberes.


CA – No final do jogo em Almeirim o Eng. referiu ainda a quente que este titulo tinha sido contra tudo e contra todos. Agora a frio quer explicar o que quis dizer com aquelas palavras?
JT – Palavras a quente que só significaram que a competência, o método, a melhoria de processos são os pilares que nós acreditamos para criar o ciclo de vitória.
CA – O plantel às ordens de Luís Sénica acaba por ser praticamente o mesmo que se sagrou campeão, há apenas a registar a saída do Sérgio Silva e a entrada de Marc Coy, um jovem formado nas escolas do FC Barcelona. Assim sendo o SL Benfica parte como principal favorito à conquista do título na próxima época? Quais os principais adversários?
JT – O SL Benfica parte sempre para ser campeão, lá estaremos de alma e coração, mas também com o racional necessário para impor a nossa qualidade.


CA – Como responsável pelo hóquei do SL Benfica, como vê a chegada à 1ª divisão do eterno rival Sporting CP?
JT – Acho excelente para modalidade, ao Sporting os meus parabéns por enriquecer o hóquei nacional.
CA – Quais os motivos que levaram à criação da equipa B?
JT – Sou desde sempre um defensor claro da formação e esta é mais uma estratégia que vai permitir consolidar a formação e potenciar a integração de jovens nos seniores.
CA – Segundo informações a que tive acesso a equipa B irá participal no Regional da AP Lisboa. Qual a sua opinião sobre a criação de campeonatos regionais pelas Associações, quais os seus benefícios?
JT – Vai participar no Torneio de Abertura e no Distrital, e penso que será uma mais-valia para aumentar o ritmo competitivo da equipa
CA – Está previsto a médio prazo a participação da equipa B no Nacional da III Divisão?
JT – Só durante a época faremos uma avaliação detalhada e nessa altura tomaremos decisões estruturantes
CA – Ainda em relação a equipas seniores, a próxima época marcará a estreia de uma equipa feminina com as cores do SL Benfica. O que motivou a aposta no hóquei feminino?
JT – O SL Benfica é clube ecléctico. Devemos promover a igualdade no desporto, e acho que existe muito pouca oferta no feminino. Por outra lado estou crente que com aparecimento do SL Benfica outros podem aparecer e deste modo reforçar o hóquei feminino em Portugal.
CA – Começando apenas em Setembro as captações para o hóquei feminino, a pergunta que se impõe é, onde vai o SL Benfica “recrutar” as atletas para a equipa sénior?
JT – So lhe posso responder daqui por 10 dias 


CA – Vamos agora passar aos escalões de formação, apesar da presença em 3 final-four e partindo para essas finais como favorita, o SL Benfica apenas conseguiu conquistar o nacional de juniores. O que falhou em iniciados e juvenis?
JT – Criar um ciclo de vitória em prol do colectivo. Só assim seremos vencedores.   
CA – A equipa de juniores que justamente conquistou o título nacional em Turquel, conseguiu juntar no último escalão da formação cinco jogadores que fizeram todo o seu percurso até aí noutros clubes, falo do caso do Diogo Neves (Sporting CP) do Tiago Jorge, Xanoca, João Pedro Pais e José Barreto (FCO Hospital). Não temeu no inicio da época que este fosse o ano zero, o do entrosamento e só depois a equipa atingisse o patamar que atingiu?
JT – Tenho uma grande confiança na qualidade, competencia deste atletas, e adoro-os como jovens com valores que dignificam o SLB por isso estava muito confiante.
CA – Em Turquel e dito pela maioria dos presentes e pessoas ligadas à modalidade, Miguel Rocha foi o melhor jogador presente. Como é que o SL Benfica deixa sair para um rival (UD Oliveirense) um jogador de grande nível e com uma enorme margem de progressão?
JT – O Miguel vai fazer um caminho que pode ser muito importante para ele e no futuro proximo todos estamos atentos em como pode encontrar soluções interessantes para ambos.
 CA – Quais as razões que levaram a apostar em Jorge Godinho para os juvenis e juniores, e quando se falava por esses pavilhões fora e no seio do hóquei que o Jorge não iria continuar, o SL Benfica renova com ele e ainda lhe entrega o comando técnico da equipa B?
JT – Penso que efectivamente se fala muitas vezes sem fundamento. O SL Benfica é gerido de dentro para fora e não vice versa como já fomos dando os sinais necessários. O Jorge Godinho está no projecto por direito próprio e terá a Equipa “B” como sinal de continuidade do trabalho desenvolvido.
CA – Antes de terminar e sendo eu Ribatejano (de adopção), não poderia deixar de lhe fazer esta pergunta, que só responderá se achar oportuno. No último jogo do campeonato em Almeirim, muitas foram as notícias em vários órgãos de comunicação social nacional e regional que revelaram a existência de adeptos do SL Benfica com ingressos válidos para o jogo e que vieram das diferentes Casas do Benfica espalhadas um pouco por todo o país e que não conseguiram entrar no Pavilhão. Alguns desses bilhetes tinham inclusive sido adquiridos pelo SL Benfica. Porem há quem diga que quem não entrou era porque não tinha títulos válidos para o jogo. Quer comentar?
JT – Não acompanhei “in loco” pois estava no banco pelo que prefiro não comentar


CA – Os meus parabéns pelas vitórias esta época, mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade, e deixo o espaço aberto para alguma mensagem que queira deixar aos adeptos e simpatizantes do SL Benfica e a todos os visitantes do Cartão Azul. Obrigado.
JT – Acreditem que o projecto do SLB é solido e solidifica-se diariamente com trabalho dedicação, competência e envolvendo todos os agentes. Apostamos nos jovens e na sua valorização pessoal, no seu sucesso escolar e desportivo. Equipas Felizes são as que vencem mais vezes. Queremos ter equipas felizes. Bem Haja.

Fotos: Benfica ao vivo, Pedro Alves-Mundo do Hóquei, Paixão Vermelha, Miguel Silveira Cabral

Sem comentários: