quarta-feira, 23 de outubro de 2013

NACIONAL DA I DIVISÃO ARRANCA NO PRÓXIMO SÁBADO

O próximo fim-de-semana marca o início do nacional maior do hóquei patinado português, com o FC Porto campeão em título a defender o mesmo e com o SC Tomar como representante do Ribatejo depois de na passada época essa responsabilidade ter pertencido ao HC "Os Tigres".

Foto: PhotoFortina

A equipa de Nuno Lopes regressa assim ao convívio dos grandes duas épocas após a última presença. Com o plantel que manteve a espinha dorsal, e a chegada do conhecido Gonçalo Favinha e de José "Zé" Braga a equipa Leonina tem como objectivo a manutenção, objectivo esse assumido publicamente pelo técnico e para direcção do clube. Se olharmos para a pré-época da equipa verde e branca, podemos afirmar que o objectivo está ao seu alcance, requerendo muito trabalho e concentração. A equipa de Nuno Lopes a jogar no Jácome Ratton terá de vencer os jogos com as chamadas equipas do seu campeonato e tentar fora de portas amealhar o maior número de pontos para no final poder continuar no convívio dos grandes.

O nosso vizinho HC Turquel que tem como base a equipa do ano passado reforçou-se com um "filho da casa" Tiago Rafael que é sem dúvida uma mais-valia para o Prof. João Simões. O HC Turquel que esta ano irá estar presente na Taça CERS irá certamente tentar melhorar a "performance" da passada época, tentando chegar mais acima na classificação final. A equipa da Catedral do hóquei tem como "handicap" o factor casa, pois como é sabido quando jogo perante o seu público, jogo sempre com mais "um elemento", ou seja um pavilhão cheio de "Brutos dos Queixos" a puxar pela sua equipa do primeiro ao último segundo.

Olhando para o topo da tabela, FC Porto e SL Benfica partem nitidamente na "pole-position" para a conquista do Nacional 2013/2014, sendo seguidos de perto pela UD Oliveirense que conta com jogadores de categoria onde Gonçalo Alves sobressai e prova disso foi os quatro golos que apontou ao FC Porto no Supertaça António Livramento. A AD Valongo com jovens de créditos firmados e com jogadores experientes para os "orientar" tem na baliza o melhor guarda-redes português da actualidade, Ângelo Girão que certamente será garante de muitos pontos para a sua equipa.

A manutenção será jogada na minha opinião entre SC Tomar, AJ Viana (apesar de esta equipa se ter reforçado em qualidade, podendo ser uma agradável surpresa), HA Cambra, CH Carvalhos, HC Mealhada, Sporting CP e HC Braga equipas que irão nos jogos entre si esgrimir argumentos para a permanência, sendo que a jogar perante o seu público serão sempre adversários muito incómodos.

Dúvidas que só os primeiros jogos poderão esclarecer e que a pré-época não nos deixou tirar grandes ilações prendem-se com AE Física D e CD Paço de Arcos que sendo históricos da modalidade, poderão esta época e devido a restrições financeiras não atingir patamares que nos habituaram, no entanto vou optar por os manter no grupo onde incluo o OC Barcelos e Candelária SC como equipas que com maior ou menor dificuldade irão fazer um campeonato tranquilo.

Quanto às transmissões televisivas como é sabido a "Bola TV" irá transmitir um jogo por jornada começando já no próximo sábado pelas 21:00 horas com a transmissão do OC Barcelos vs SL Benfica. Os canais "Benfica TV" e "Porto Canal" irão transmitir os jogos do SL Benfica e FC Porto quando os mesmos se realizarem em casa. Pela net o HCT TV continuará com a transmissão dos jogos do HC Turquel em casa e alguns fora quando assim for possível e por fim a PA TV que este ano se estreia com as transmissões no Youtube, que confere mais qualidade do que o tradicional Live Stream, enfim muita oferta para os amantes da modalidade, numa época que se espera bem disputada, sem casos e que no final ganhe o melhor ou o mais regular e que o Hóquei em Patins saia dignificado.

Sem comentários: