segunda-feira, 7 de outubro de 2013

UNIÃO PODIA SORRIR, MAS DEIXOU SER O ALENQUER A FAZÊ-LO

União FE e S Alenquer B deram a primeira seticada deste Nacional da II Divisão no Albano Mateus, num jogo emocionante, com o resultado a ficar decidido apenas na parte final da partida e favorável à equipa da Vila Presépio.


Entrou melhor a equipa de Pedro Nobre a pressionar e a criar dificuldades à equipa de Diogo Ganchas que não encontrava forma de anular o melhor inicio Unionista. Com pouco mais de cinco minutos decorridos já o União vencia por 2-0 fruto de dois golos de David Vieira na marcação de grandes penalidades, tendo a segunda motivado a exibição do cartão azul a João Mendes, guardião do Alenquer. Passados três minutos e na sequência de um cartão azul mostrado a Edgar Costa, Pedro Lourenço na marcação do respectivo livre directo reduz apra 2-1, e seria André Garção a empatar a partida numa seticada cruzada, faltavam 13' 49'' para o intervalo. Com o jogo empatado, mas com o sinal mais para a equipa Unionista seria David Vieira a fazer hattrick e a colocar de novo a sua equipa na frente do marcador. Com cerca de dez minutos para se jogar o União tentava dilatar a vantagem e viria a conseguir através de um livre directo apontado por Rui Alves, na conversão de um livre directo após cartão azul a Fábio Bogalho. Nos últimos dois minutos o União desperdiça a oportunidade de ir para o intervalo a vencer por três golos de diferença, com David Vieira a falhar uma grande penalidade. Volvidos 20''  e após a 10ª falta Unionista, Pedro Lourenço vê cartão azul por protestos, assim como o treinador Diogo Ganchas. Na marcação do respectivo livre directo André Silva reduz para 4-3. Nesta fase do jogo e com 01' 29'' para se jogar o União ficava a jogar contra dois jogadores de campo. Até ao intervalo o resultado não se alterou.

Intervalo: União FE 4  -  S Alenquer B 3 (Faltas; 11 - 6)

Os primeiros 46'' da 2ª parte continuam com o União em power-play a jogar contra apenas dois jogadores de campo. A partir daqui entrou o terceiro jogador de campo, mas a equipa alvi-negra não aproveitou a situação de superioridade numérica. À passagem do 4º minuto foi a vez de Taigo Vale ver o cartão azul, mas Alexandre Silva chamado à conversão do livre directo não aproveitou para empatar a partida. Seria André Garção passado pouco mais de um minuto a fazer o 4-4, para no minuto seguinte Alexandre Silva colocar pela primeira vez a equipa do Alenquer na frente. Reagiu o União e no mesmo minuto Rui Alves numa seticada de fora da area coloca de novo o empate no marcador. Foi preciso esperar quae cinco minutos para que o marcador voltasse a funcionar numa seticada colocada de Fábio Bogalho. Com o resultado separada por um golo com vantagem para a equipa da Vila Presépio e com cerca de 14 minutos para se jogar o União atinge a 15ª falta, mas Flávio Santos não aproveita o livre directo. Com as equipas encaixadas e a procurarem o golo, que tanto poderia surgir numa baliza como na outra, seria a inteligência de Pedro Lourenço a desequilibrar, quando num lance individual dentro da área, aproveita para "pisar" o setique de Orlando, levando o arbitro da partida a mostrar cartão azul ao "keeper" Unionista e a mostrar-lhe o cartão azul. Na conversão da grande penalidade e com Luís "Melão" Santos a entrar a frio para a baliza Fábio Bogalho faz o 7-5. O oitavo golo do Alenquer surgiu numa jogada de classe de João Pais que em desequilíbrio coloca a bola na gaveta não dando hipoteses ao guardião Unionista. Faltavam cerca de sete minutos para o final quando o União vê nova grande penalidade ser assinalada, mas David Vieira volta a desperdiçar, para volvidos dois minutos Rui Alves desperdiçar o livre directo correspondente à 10ª falta do Alenquer. Já nos últimos três minutos o União introduz a bola na baliza adversária, mas o árbitro bem colocado aponta golpe duplo. Até final mais umas jogadas de perigo em ambas as balizas, mas o marcador a não sofrer alterações.

Final: União FE 5  -  S Alenquer B 8 (Faltas; 18 - 12)

Resultado que se aceita e premeia o Alenquer pelo que fez na 2ª parte, ficando este sucesso a dever-se à classe de Pedro Lourenço que foi um "diabo à solta" tendo para além de iludir os adversários com fintas só ao alcance de certos jogadores, ter iludido a dupla de arbitragem nomeadamente no lance de que resulta a exibição do cartão Azul a Orlando Pereira. André Garção e Fábio Bogalho estiveram ao nível que já nos habituaram, ou seja a bom nível.

O União pela que fez na 1ª parte merecia talvez ter um resultado mais agradável, mas quando se desperdiça lances de bola parada e não se aproveitam situações de power-play contra dois jogadores de campo, o resultado acaba por ser madrasto.

Por respeito à arbitragem Ribatejana e num jogo onde foram tantos os erros e para os dois lados, não faço nenhum comentário, no entanto pelo que me foi dado a ver o Delegado Técnico ao jogo João Faria saiu do Albano Mateus com os dedos doridos, tal foi a quantidade de apontamentos que tirou.

União FE (5) - Orlando Pereira (gr), David Vieira (3), Rui Alves (2), Bruno Pereira (c) e Edgar Costa
Banco: Luís "Melão" Santos (gr), João "Mendx" Mendes, Tiago Vale, Filipe Brizida e Pedro Vitorino
Treinador: Pedro Nobre

SAB (8): João Mendes (gr) (c), Fábio Bogalho (2), Alexandre Silva (2), André Garção (2) e Pedro Lourenço (1)
Banco: André Valério (gr), João Pais (1), Duarte Garção, Flávio Santos e Carlos Santos
Treinador: Diogo Ganchas

Árbitros: António Gameiro (Ribatejo) e Rui Taborda (Ribatejo)

Sem comentários: