quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA FAZ-SE NA MEMÓRIA

A equipa do CRC “Os Águias” da Memória, liderada por Jaime Santos, conseguiu apurar-se pelo quinto ano consecutivo para o Campeonato Nacional, num percurso que começou no escalão de iniciados na época 2009/10. Actualmente a maioria dos atletas são juniores de primeiro ano. O clube, no meio deste bonito percurso, obteve as seguintes classificações
 
 
Os atletas, humildes, apoiados no seu treinador, têm projectado este pequeno clube de “aldeia” na rota dos nacionais, onde competem só os melhores clubes de formação do país), dificultando muitas vezes clube de renome de tal acesso. Os resultados que tem sido alcançados, não são um feito que caiu do céu, ou da mera “sorte”, ou da não homologação do campeonato organizado pela associação de Setúbal, até porque o clube obteve o 10.º lugar no campeonato Regional de Lisboa, onde algumas situações conturbadas interferiram directamente na classificação geral das equipas 9.º ao 16.º classificado.

As desistências, por exemplo, em Dezembro das equipas do Santarém e do Vialonga, baralharam a classificação, embora tenham sido retirado os pontos obtidos com aqueles clubes, sendo que até à última jornada nunca houve conhecimento oficial que o 10.º lugar poderia dar acesso ao campeonato nacional.
De destacar que, em condições normais e mantendo os campeonatos organizados pelas Associações de Leiria e Ribatejo com um lote de 6 a 7 equipas, apurava-se três equipas para o nacional, uma equipa a mais dos inicialmente apurados (HCT, SCT). Contudo foi o infortúnio dos clubes de Setúbal que permitiu aos Águias assegurar as mesmas cotas.
 
CRC “Os Águias” 2009/10 1.º Apuramento para Campeonato Nacional - CRC “Os Águias” 2013/14 5.º Apuramento para Campeonato Nacional

No caso particular da equipa dos Águias, tal feito premeia a evolução do grupo ao longo deste campeonato (Lisboa), sendo sem dúvida a cereja em cima do bolo, após uma fase na qual vencemos a todos adversários, alguns mais que uma vez, conquistando o bonito registo de 6 vitórias e quatro derrotas, com o melhor ataque da série.

A conquista do apuramento no nacional de juniores é um feito, a juntar ao 6.º lugar no campeonato regional de Lisboa em juvenis, e consequente apuramento para o nacional. Num pequeno clube de formação, com apenas três escalões (Infantis, Juvenis e Juniores) ter duas equipas nos nacionais é obra, e garantidamente não é fruto do acaso, dado acontecer de forma recorrente, tendo sucedido o mesmo feito há duas épocas. São resultados devidos à qualidade no grupo e da equipa técnica, os pilares basilares de tal sucesso.

A estabilidade é também importante, sendo de salientar que a equipa juvenil durante a sua formação hoquista só conheceu dois treinadores, o Sr. Santos como todos o conhecemos, e o seu filho Jaime Santos. Essa estabilidade tem permitido claramente um trabalho positivo, premiado ao longo dos anos. A conquista deste feito, no campeonato juvenil, (2Nov13) e respectivo apuramento para o campeonato nacional, é um tónico para continuar o trabalho desenvolvido, melhorando a cada dia as qualidades humanas e técnicas dos jogadores. Obter o 6.º lugar no campeonato de Lisboa, num leque de 24 equipas é algo fracamente meritório, feito enriquecedor se tivermos em conta que 4 atletas são Iniciados, sendo dois os guarda-redes. Mais não se podia exigir até pela diferença das realidades diferentes quando comparadas com as outras equipas.

Foi bonito jogar com melhores de Lisboa, mesmo perdendo por resultados muito desnivelados. A qualidade colectiva baseia-se em valores individuais, que merecem destaque. Atletas que valem uma menção pública, dado serem aposta do nosso clube ao longo dos últimos anos:
 

O primeiro, Tiago Mota (GR) actualmente vive a sua terceira época, levando já duas idas ao nacional. No início do ano regressaram ao clube o Francisco Monteiro e o Dinis Santos, ambos formados na Memória, mas que nos últimos anos tem jogado respectivamente no marinhense e na Juventude Ouriense, devido a ausência de escalão no clube.

De Ourém veio também o júnior Ivo Oliveira, que conjuntamente com outros atletas (por razões académicas) encontram-se impossibilitados de dar o seu contributo nos treinos. Apesar dessa dificuldade, têm sido “Homens” de grande carácter, que facilmente perceberam a cultura e identidade da equipa e muito tem contribuído para os bons resultados.

O último atleta a chegar ao clube (Novembro 2013) foi o David Carreira, que anteriormente jogava no plantel juvenil do Alcobacense e foi um elemento activo na conquista do 6.º lugar do campeonato de Lisboa, vindo reforçar a equipa e cujo trabalho acreditamos vir a ser uma ajuda preciosa para o nacional.

A equipa técnica da Memória, na pessoa do seu treinador, agradece e louva a entrega de todos os atletas, que tudo tem feito para dignificar o clube ao mais alto nível, sendo verdadeiros campeões. Só a equipa sabe as adversidades que têm superado para estar onde estão e durante tanto tempo, o que demonstra a qualidade do grupo, dos directores e restante staff.

Obrigado a todos e continuem sempre assim.

Jaime Santos

Sem comentários: