segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LEÃO DE LISBOA VENCE LEÃO DE TOMAR

O Municipal de Tomar recebeu no passado sábado um duelo entre Leões, os casa e filial nº1 e os de Lisboa (a casa Mãe), num jogo em que Nuno Lopes se estreou como técnico do Sporting CP depois de 8 anos ao serviço do SC Tomar.

Foto: João "Chita" Massa

A equipa de Nuno Domingues, agora o timoneiro da equipa Nabantina entrou a dominar e diga-se em abono da verdade que nos primeiros dez minutos o SC Tomar dominou criou oportunidades, mas encontrou na baliza Carlos Coelho a chegar para as encomendas, e foi contra a corrente do jogo que André Moreira na sequência de um livre à entrada da area adversário inaugurou o marcador estavamos a meio do primeiro tempo. Com este tento a "mexer" um pouco na concentração do SC Tomar, Diogo Lã volvidos dois minutos finaliza uma jogada individual e faz o 0-2. Estava encontrada a melhor fase da equipa de Nuno Lopes que poderia ter aumentado no minuto seguinte mas Diogo Lã não aproveita o livre directo correspondente ao cartão azul mostrado a Nuno Domingues, assim como a sua equipa não conseguiu aproveitar os dois minutos que jogou em power-play. Já nos últimos cinco minutos desta primeira parte Ricardo Figueira, o "Doutor" como é conhecido faz o 0-3 na marcação de uma grande penalidade a castigar derrube a Diogo Lã na área de rigor Nabantina. O 0-4 chegou na ponta do setique de André Moreira que finalizou na cara de Fábio uma jogada de entendimento, faltavam 03' 59'' para se jogar. Antes do intervalo oportunidade de ouro para o SC Tomar reduzir para 1-4, o que veio a acontecer por Nuno Domingues na recarga a uma grande penalidade por si apontada e onde Carlos Coelho ficou mal na fotografia. Até ao apito para o descanso o marcador não voltou a sofrer alterações.

Intervalo: SC Tomar 1  -  Sporting CP 4 (Faltas: 6 - 5)

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

A etapa complementar traz um Sporting a gerir a vantagem e o SC Tomar a tentar dar a volta a um resultado que era pesado para o que havia produzido na 1ª parte, mas a maior posse de bola não causava desequilíbrios na defesa Leonina nem abria espaços para alguém aparecer na cara de Carlos Coelho. A chegar ao décimo minuto Carlos Trindade impede Ivo Silva de jogar, grande penalidade que Nuno Domingues aproveitou para fazer o 2-4. No minuto seguinte o Sporting atinge a 10ª falta, mas Ivo Silva não aproveita o livre directo. Com o tempo a passar e a posse de bola a não resultar, e com o  Sporting a consentir essa mesma posse de bola e a optar por "calhoadas" de meia distância, o resultado ia-se mantendo. Já nos ultimos nove minutos da partida João Lomba vê o cartão azul, mas André Moreira chamado a marcar o livre directo não consegue bater Fábio Guerra. Até ao apito final da dupla João Duarte (Lisboa) e Vitor Roxo (Leiria) o resultado manteve e o Sporting CP regressava às vitórias ao passo que o SC Tomar continua a alinhar pela mesma bitola, ou seja a das derrotas.

Final: SC Tomar 2  -  Sporting CP 4 (Faltas: 9 - 12)

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Vitória que se aceita do Sporting pela eficácia que demonstrou no Municipal de Tomar, perante um SC Tomar que tudo fez para conseguir o três pontos, mas voltou a pecar na finalização.

A dupla de arbitragem acabou por funcionar a dois tempos e se João Duarte fez uma arbitragem normal, apitando o que havia para apitar e estando bem técnica e disciplinarmente, já Vítor Roxo revela a cada jogo que apita no Ribatejo, uma dualidade de critérios gritante, sempre em prejuízo das equipas desta região e deixo como exemplo o lance da grande penalidade sobre Diogo Lã (e nem vou por em questão se é ou não falta) em que Vítor Roxo perto do mesmo aponta de imediato para a marca, e depois no lance sobre Nuno Domingues na área do Sporting, igual, a papel químico do lance sobre Lã, e novamente perto do lance, puro e simplesmente ignorou o mesmo "fugindo" para a meia pista, tendo de ser João Duarte do lado oposto a vir apontar a grande penalidade. No 2º tempo utilizou  a famosa lei da compensação penalizando em certos lances o Sporting, e se isto é forma de apitar deixo aos leitores e a que assistiu à partida que tirem as suas ilações.

SC Tomar (2): Fábio Guerra (gr), Nuno "Manel" Domingues (2), Luís Silva, João Lomba, Ivo Silva (c)
Suplentes :Daniel Leal (gr), David “Esteves” Gonçalves, Dário Santo, Hernâni Diniz, Francisco Neves
Treinador: Nuno Domingues

Sporting CP (4): Carlos Coelho (gr), Carlos Trindade, André Pimenta, André Moreira (2), Diogo Lã (1);
Suplentes:  José "Zé" Macedo (gr), Ricardo Figueira (c) (1), Mário "Marinho" Rodriguez, Filipe Bernardino e German Dates
Treinador: Nuno Lopes

Foto: Jornal "Record"

Para Nuno Lopes regressou às vitórias numa cidade onde foi bastante feliz e onde durante 8 anos escreveu páginas bonitas na história do Sporting local, tendo sido agraciado com um cachecol, não conseguindo escondeu a emoção e deixou rolar algumas lágrimas que foram de certeza de orgulho, alegria e agradecimento a quem durante tantos anos foi a sua 2ª família e que certamente ficará guardada num local especial no seu coração.

Sem comentários: