segunda-feira, 19 de novembro de 2012

EFICÁCIA E SEGURANÇA FORAM OS PILARES DO SUCESSO

Foto de arquivo: T.M. Fotografia
Tremenda eficácia aliada a uma excelente exibição de Nuno Peça foram os pilares da vitória do BIR na Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins.

Começou melhor a equipa de Valado de Frades jogando em todo o comprimento do rinque e criando dificuldades ao último reduto da equipa de Luís Miguel Cunha. Fruto dessa supremacia Rafael Monteiro inaugura o marcador na sequência de uma jogada que começa numa seticada ao poste da baliza de João Martins, 0-1 aos 6’ de jogo.

Reagiu a equipa da casa e o jogo ficou equilibrado com ambos os conjuntos a procurarem o golo, e seria a equipa da casa entre os 18’ e 16’ minutos a dispor de duas oportunidades soberanas de golo com Nuno Nobre e Zig a falharem as mesmas.

O jogo corria para o intervalo e aos poucos o Santa Cita ia dominando, ao passo que o BIR ia controlando as iniciativas adversárias. Com 02’37’’ para o intervalo Rui Oliveira é derrubado dentro da área do BIR. Com o jogo parado João Sousa vê o cartão azul por protestos. Nuno Nobre chamado à marcação da grande penalidade desperdiça a oportunidade de empatar a partida. A jogar em power-play a equipa da casa não tira proveito e assim se atinge o intervalo.

Intervalo: ACR Santa Cita 0  -  BIR 1  (Faltas: 7 – 9) 
 
Foto de arquivo: T.M. Fotografia
A 2º parte começa praticamente com uma grande penalidade contra o Santa Cita, num lance em que o desarme parece normal, mas que Miguel Guilherme não teve dúvidas em apontar o castigo máximo. Rafael Monteiro chamado à marcação aumenta para 0-2 decorridos que estavam 01’31’’ de jogo.

A partir deste golo o BIR deu a iniciativa de jogo ao Santa Cita e começou a jogar em contra ataque aproveitando os erros adversários para sair para essa situação. Com 3’ decorridos e numa jogada de insistência na área do BIR, Nuno Peça defende a bola sem setique, lance para grande penalidade, Teófilo Casimiro no enfiamento do lance nada assinala.

A equipa da casa apoiada pelo seu publico ia tentando dar a volta ao jogo e Nuno Nobre volta a ter no setique a oportunidade de reduzir, quando com 16’20’’ para jogar o BIR atinge a 10ª falta, mas do livre directo nada resultou. Passado cerca de um minuto do a vez do Santa Cita atingir a 10ª falta. Rafael Monteiro chamado à marcação do livre directo aumenta para 0-3.

O minuto 12 foi terrível para a equipa de Luís Miguel Cunha e sentenciou praticamente a partida. Rafael Monteiro numa seticada cruzada indefensável para João Martins faz o 0-4, passados 25’’ Marcelo numa seticada frontal faz o 0-5.

Com o jogo decidido para a equipa do BIR e com 13’07’’ para o fim o Santa Cita tentava evitar um resultado desnivelado e que diga-se em abono de verdade era exagerado para o que a equipa havia produzido até ao momento, ao passo que o BIR ia deixando correr o tempo.

Seria Tiago Pereira na recarga a uma seticada de Nuno Nobre a fazer o 1-5 com 07’32’’ para o fim da partida. A 02’03’’ do apito final Rui vê o cartão azul por protestos. O Santa Cita volta a jogar em power-play. Já no último minuto Hélder Coelho, treinador do BIR vê o cartão azul e Tiago Pereira chamado a marcar o respectivo livre directo falha. Com o BIR a jogar com apenas 2 jogadores de campo, a equipa de Santa Cita chega ao 2-5 em cima do apito final através de Tiago Pereira.

Final: ACR Santa Cita 2  -  BIR 5  (Faltas: 14 – 14) 
 
Foto de arquivo: T.M. Fotografia
Vitória que se aceita do BIR pela forma eficaz como abordou as oportunidades de golo e pela forma como geriu o jogo aproveitando os erros do adversário. O Santa Cita fez tudo para dar a volta ao resultado, jogou bem, trocou bem a bola, criou desequilíbrios, mas acabou por ter pela frente e como ultimo obstáculo um guardião que realizou no Ribatejo uma exibição de “encher o olho”. No entanto a equipa de Luís Miguel Cunha tem de se queixar de si própria, nomeadamente dos lances capitais que falhou e também da falta de pontaria ou excesso dela pois por quatro vezes fez a bola beijar os ferros da baliza adversária.

A dupla de arbitragem Miguel Guilherme (Lisboa) e Teófilo Casimiro (Ribatejo) auxiliados por Ana Pereira (Ribatejo) teve duas ou três decisões que lesaram a equipada casa, nomeadamente o lance da grande penalidade que resulta no 0-2 e o lance em que o guardião do BIR defende a bola sem setique.

ACR Santa Cita (2): João Martins (gr), Pedro Almeida, Nuno Nobre, Tiago Barreiro e Tiago Pereira
Suplentes: Rodrigo Saboga (gr), Rui Oliveira ©, Luís Vicente, Eliseu “Zig” Raimundo e Carlos “Pica” Fonseca
Treinador: Luís Miguel Cunha

BIR (5): Nuno Peça (gr), Rafael Monteiro, Pedro ©, João Sousa e Rui
Suplentes: Henrique (gr), Diogo e Marcelo
Treinador: Hélder Coelho

Sem comentários: