domingo, 11 de novembro de 2012

É RINQUE, PORRA!

Não é preciso procurar muito para encontrar a palavra rinGue a descrever o local onde se pratica hóquei em patins. No Instituto Camões, no site oficial do Europeu de Paredes, em blogs e nos órgãos de comunicação social, é frequente o uso dessa terminologia.

Primeiro rinque do HC Turquel (Foto de José Fernando Graça)

Por outro lado, os documentos oficiais da Federação de Patinagem de Portugal (FPP) recorrem a um misto de rinQue e pista para definirem o local onde se pratica a modalidade rainha na conquista de títulos para Portugal. É por isso (demasiado) comum a confusão instalada na terminologia usada pelos players da modalidade: decisores, treinadores, jogadores, directores e adeptos. É frequente ouvir-se no discurso de todos e ver-se em artigos a utilização do termo rinGue e, mais recentemente, da terminologia pista.

Ora bem, uma consulta ao Dicionário de Língua Portuguesa permite esclarecer os termos. Vejamos:
  • ringue (inglês ring, anel, círculo) - s. m. [Desporto] Estrado elevado, geralmente cercado de cordas, usado para combates de boxe, de luta livre, etc.
  • pista (italiano pista) - s. f. (...) 9. Pavimento para patinar, bailar.
  • rinque (inglês rink) - s. m. Grande superfície plana destinada à prática de patinagem.

O dicionário é claro: o uso da terminologia rinGue é, em qualquer circunstância ou contexto, incorrecto.

O uso de pista é correcto apesar de ser de uso recente, de aproximar a terminologia usada em Portugal da usada em Espanha e de poder ser usada em muitos outros contextos.

O uso de rinQue é correcto. Aliás, a única aplicabilidade que a palavra tem é ser usada em contexto de hóquei em patins ou patinagem artística.

Chamem-me antiquada, como muitos já o fizeram, mas porque foi no rinque que fomos campeões vezes sem conta, em diferentes escalões e competições. Porque em pista o domínio passou a ser espanhol. Porque na minha terra existe um rinQue velho que hoje tem uma casa lá dentro.

Para mim, é no rinQue que jogamos hóquei em patins!

"Ninguém gosta de hóquei em patins..." dizem eles,

"Gosto eu" respondo com o orgulho de quem faz parte da modalidade.


Catarina Tq in Blog "O Meu Mundo da Bola"

Sem comentários: