quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PAPARUCO - O COMENTADOR

Porque sábado há derby...!!!

À oitava jornada surge o primeiro derby Ribatejano que terá lugar no Albano Mateus com início marcado para as 21.00 horas e que colocará frente-a-frente o União FE e o Santa Cita.

Em diferente posição na tabela classificativa com a equipa de Santa Cita em vantagem, e os sete pontos de diferença (Santa Cita 11 pts / União FE 4 pts) são disso o reflexo. Como se diz um pouco por todo o lado «Um derby é um derby e não há vencedores antecipados» ou «Nos dérbis ganha sempre a equipa que está pior», eu no entanto acho que devemos analisar o jogo à luz dos resultados e da prestação das equipas até ao momento, e aí o Santa Cita parte na frente como favorito à conquista dos 3 pontos, senão vejamos:
- Têm mais pontos, têm realizado exibições mais consistentes, apesar de ter menos golos apontados, tem muito menos golos sofridos.
- Do lado do União existem uma série de “handicaps”, ainda não venceu em casa, tem sofrido muitos golos (mais do dobro do adversário) e têm demonstrado algumas lacunas.

Tudo isto tem o valor que tem e não vai ser levado certamente em conta pelos atletas quando no sábado iniciarem o jogo, pois são jogadores que se conhecem, alguns dos quais já envergaram as duas camisolas, treinados por técnicos competentes e conhecedores do valor do adversário e que irão arquitectar formas de poder levar o “seu barco a bom porto”.

Olhando para a ultima vez que ambas as equipas se defrontaram, decorria então a época de 2010/2011, o Santa Cita venceu os dois jogos, na altura com ambas as equipas a militar na III Divisão e a lutar para subir, acabou por subir o Santa Cita e o União ficou mais um ano na III Divisão, subindo no ano seguinte.


Sábado penso que tudo será diferente, o União necessita vencer sob pena de se afundar na tabela classificativa, joga perante o seu público, quer vencer em casa pela primeira vez esta época e certamente quer aproveitar o facto de jogar contra o vizinho e rival para “encarrilhar” e iniciar o caminho rumo à zona calma da tabela, e Miguel Jerónimo irá incutir esse espirito nos seus pupilos.

O Santa Cita vêm de uma derrota mas ciente que uma vitória na Cidade Ferroviária o “empurra” de novo para os lugares cimeiros, pois apenas um ou dois pontos o separa dessa posição. Sabe que o União irá jogar “sobre brasas” e pode aproveitar esse facto, e garantidamente que Luís Miguel Cunha o vai fazer.

Para terminar que a prosa já vai longa, espero que seja um bom jogo de hóquei em patins, que vença o melhor, que a modalidade saia a ganhar e que os Senhores do Apito não tentem ser os actores principais quando o seu papel digno de um “Óscar” é o de actores secundários.

Sem comentários: